Por: Anderson Santana e Felipe Holanda
O Santa Cruz tem mais um compromisso importante na Série C do Brasileiro: recebe o Botafogo-PB, no Arruda, pela 12ª rodada. Separamos para a torcida coral tudo sobre o próximo adversário: provável escalação, jogadores para ficar de olho e muito mais.
Comandado por Rogério Zimmermann, o Belo deve ir a campo diante do tricolor no 4-2-2-2, flertando com o 4-3-3 defensivo, tendo o meio povoado, os pontas dando amplitude e acionando os homens de frente, mas priorizando as primeiras linhas.

COMO ATACA
Uma das principais armas ofensivas é a investida dos laterais, que sobem para cruzar na área, enquanto os pontas centralizam. Quem chega mais para o apoio é o lateral-direito Marcos Martins, velho conhecido da torcida coral; no frame abaixo, o reserva Kellyton estava no lance.

Na saída de bola, o time paraibano costuma utilizar uma esquema 3+3+1, verticalizando a posse para encontrar possíveis espaços na marcação adversária.

O Botafogo é um time que sabe valorizar a posse de bola e trocar passes com calma, cansando a marcação em muitas vezes e podendo, assim, ter superioridade, postado no 4-3-1-2.

COMO DEFENDE
O ponto fraco defensivo do Botafogo-PB é a exposição após as subidas dos laterais. Dessa forma, a equipe paraibana dá espaços que podem ser aproveitados pelos próprios laterais ou pontas do Santa.

No lado direito da defesa, o caso é ainda mais grave, onde o espaço costuma ser ainda maior. Pego no contra-ataque, os comandados de Zimmermann tendem a errar.

PRA FICAR DE OLHO
Ramon (ATA) – Jogador tem três gols em nove jogos nesta série C e é o principal goleador da equipe desde da saída de Lohan para o América-MG. A defesa coral vai ter que dobrar as atenções para o goleador do belo.
Marcos Martins ( LD ) – Uma das suas qualidades é a batida na bola. Ele teve uma boa passagem pelo Santa Cruz em 2019, atuando em 30 jogos e, com sete assistências para gol, foi o jogador que mais serviu companheiros.

Higor Leite ( Meia ) – Um dos principais articuladores do Belo, que tem como características a criatividade, enfiada de bolas aos atacantes e busca por aproximação à área adversária, com chutes de média e longa distâncias.
Quem não joga: Fred e Rogério. Luís Gustavo, Marcos Martins, Vitinho e Erivelton estão pendurados.