Como joga taticamente o Cruzeiro, próximo adversário do Náutico

Por: Mateus Schuler

O Náutico tem, neste domingo (25), um confronto direto na parte de baixo da Série B do Brasileiro: o Timbu recebe o Cruzeiro às 16h, nos Aflitos, pela 18ª rodada. Separamos para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: provável escalação, jogadores para ficar de olho e muito mais.

Treinada por Felipão, a Raposa era tratado como um dos times mais fortes da competição logo no início, pois é um dos multicampeões nacionais, mas a sequência negativa o deixou no Z-4. Contra a equipe da Rosa e Silva, deve ir a campo no 4-2-3-1, tendo o setor ofensivo como principal preocupação para Gilson Kleina; em especial, Régis, ex-Sport.

Time celeste deve ir a campo no 4-2-3-1 diante do Timbu (Feito no Tactical Pad)

Daniel Guedes, que cumpriu suspensão diante do Operário-PR, está de volta à titularidade após ser substituído por Rafael, cria da base do Sport. Outras novidades cotadas entre os 11 são na lateral-esquerda e do meio para frente: Giovanni entra na lateral, enquanto que Machado faz a cabeça de área com Jádson, ex-Santa Cruz; no ataque, Airton ganha vaga de Marquinhos Gabriel e Sassá a de Marcelo Moreno.

COMO ATACA

Por ser apenas o segundo duelo de Felipão à frente dos mineiros, ainda não há um padrão de jogo definido, porém uma característica foi bem vista na estreia do comandante. O centroavante mostra boa movimentação ao abrir espaço na defesa adversária, recuando ao meio-campo, o que dá liberdade a um dos pontas para infilitrar na entrelinha defensiva.

Movimentação ofensiva da Raposa levou perigo ao Fantasma (Imagem: GE)

Frente ao Fantasma, Régis viu Arthur surgir ao trocar de posição com Marcelo Moreno e deu bom lançamento por cima da marcação. O ponta cruzeirense avançou livre e bateu com perigo à meta adversária, o que é um dos alertas à defesa alvirrubra.

Outro ponto que o sistema defensivo do Timbu precisa se atentar é com bola trocada na entrada da área. Na última partida, Airton disparou tranquilo, sem intervenções, e aproveitou a fragilidade da linha de defesa para servir Arthur; o ex-jogador do Santa Cruz explorou a falha de posicionamento e soltou o pé para marcar o único gol do jogo.

COMO DEFENDE

Na sua defesa, porém, a Raposa também tem dado descuidos. Contra os paranenses, o lateral-esquerdo deu brecha e um dos volantes precisou fazer a cobertura. Com isso, o zagueiro pela esquerda expôs a marcação, fazendo o setor ficar vulnerável para penetração do ataque adversário; caso tenha peças de velocidade, como ocorreu diante do Oeste, o Timbu poderá obter êxito.

Sistema defensivo da Raposa deu brechas diante do Fantasma (Imagem: GE)

PRA FICAR DE OLHO

Régis (MEI) – Autor de duas assistências, é um dos atletas cruzeirenses que mais esteve em gols na Segundona, pois marcou dois gols, acumulando 25% de participação direta; além disso, tem ajudado bastante na armação das jogadas ofensivas, já que é o meia-armador da equipe e quem mais encosta nos homens de ataque

ARTHUR (ATA) – Artilheiro da Raposa na Série B, com três gols, o ex-jogador é outro com 25% em participação direta nos tentos dos celestes; a última vez que marcou foi justamente na últma rodada, além de ter deixado sua marca contra Ponte Preta e América-MG. Sua única assistência foi diante do Vitória, com gol marcado – coincidentemente – por Régis

Quem não joga: Léo, Manoel (Covid-19), Henrique e Stenio no DM; Raul Cacéres (transição) e Maurício (seleção Sub-20)

O Timbu tenta se apegar aos números, nos Aflitos, como motivação para poder vencer a Raposa, que busca quebrar esse retrospecto negativo. As equipes se enfrentaram no Eládio de Barros Carvalho oito vezes: seis vitórias alvirrubras, um empate e um triunfo cruzeirense, somado em 2007; a última vez que duelaram foi em 2013, na Arena de Pernambuco, com goleada dos mineiros por 4 x 1, enquanto a primeira foi na semifinal da – extinta – Taça Brasil de 1967, com resultado positivo aos celestes por 2 x 1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: