Soma mais três, chefia: análise Central 1×0 Freipaulistano

Por Guilherme Batista e Mateus Schuler

Os seis empates em sete jogos disputados no primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro deram um pouco de dúvidas na cabeça da torcida do Central. Na tarde deste domingo (25), diante do Freipaulistano pela 9ª rodada, a Patativa manteve a invencibilidade e chegou à terceira vitória consecutiva ao vencer pelo placar mínimo, com gol de Lucão.

O primeiro tento como profissional do jovem zagueiro deixou os alvinegros na vice-liderança do Grupo 4, somando agora 15 pontos. O próximo adversário será o Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, no próximo sábado (31) às 16h; posição na tabela pode ser alterada com o duelo dos baianos frente ao Itabaiana, que será realizado nesta segunda-feira (26), às 15h30, no Etelvino Mendonça.

Sílvio Criciúma retornou Patativa ao 4-2-2-2 (Feito no Tactical Pad)

O JOGO

Apesar de ter engatado uma boa sequência, o Central passou dificuldades no primeiro tempo. A postura tática da equipe caruaruense era até boa, mas nem mesmo as duas linhas de quatro foram suficientes para impedir que o Freipaulistano assustasse. Maiores descuidos defensivos da Patativa eram na entrelinha, pois a marcação cedeu muitos espaços.

Um dos momentos que a defesa alvinegra vacilou e quase vê o placar sofrer alterações no Lacerdão. Cabralzinho tabelou com Dinda e entrou sozinho na área para chutar, porém Jerfesson fechou bem o ângulo e deixou o meia dos sergipanos sem opção, evitando que fosse encoberto e mantendo o zero no marcador.

Central cedeu espaços na entrelinha defensiva durante todo o primeiro tempo (Imagem: MyCujoo)

Para a etapa final, Sílvio Criciúma não mudou nada na escalação, contudo o ânimo da Patativa já estava diferente; o time começou a criar melhor e dar menos liberdade ao Freipa de atacar. Com a pressão mudando de lado, o Central teve a bola parada como arma crucial: Doda levantou falta na área e o zagueiro Lucão subiu mais alto que os adversários, aproveitando a brecha e marcou pela primeira vez como profissional

Apesar do resultado favorável, os centralinos tiveram uma baixa importante: o atacante Leandro Costa saiu machucado e Sílvio optou por alinhar um 4-1-4-1. Com isso, a equipe passou a baixar mais a linha de marcação e sair nos contra-ataques, usando a velocidade como alternativa. Foi em uma jogada assim que Robinho explorou falha da defesa do Touro e serviu Aruá, porém o meia alvinegro chutou assustado e sobre a meta, perdendo boa chance de fazer um triunfo maior, mas com a manutenção do placar.

Patativa passou a se portar no 4-1-4-1 para usar o contra-ataque (Imagem: MyCujoo)

Os demais pernambucanos participantes da competição também foram a campo neste fim de semana. No sábado (24), o Salgueiro duelou frente ao Campinense, no Cornélio de Barros, e venceu por 2 x 0, enquanto o Afogados foi até Cajazeiras visitar o Atlético-PB e foi derrotado pelo mesmo resultado neste domingo (25); ambos são do Grupo 3.

Ficha do jogo

Central: Jerfesson; Leanderson Polegar, Lucão, Filipe Costa (Gleidson Sena) e Evandro; Hebert e Janderson Maia; Aruá (Euller) e Doda (Fernando Pires); Leandro Soares (Adaílson) e Leandro Costa (Robinho). Técnico: Sílvio Criciúma

Freipaulistano: Igor; Rhuan, Rogério (Acássio), Hitalo e Anderson; Renato (Luan) e Jhonnattan (Ramalho); Dinda (Washington) e Helton Luiz; Anselmo e Cabralzinho (Matheus Primo). Técnico: Givanildo Sales

Gol: Lucão para o Central

Imagem prinicipal: Carlos Recúpero/ASCOM Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: