Um gringo de várias facetas: análise de Antonio Bustamante, novo reforço do Náutico

Por: Felipe Holanda

Duas nacionalidades, diversas funções. Essas são algumas das facetas de Antonio Bustamante, novo reforço do Náutico. Filho de pai boliviano e mãe estadunidense, Bustamante nasceu e se tornou jogador de futebol nos Estados Unidos, mas defende a seleção da Bolívia. Meio-campista versátil, ele pode cair como uma luva no esquema que Gilson Kleina vem utilizando no Timbu.

Bustamante faz várias funções no meio: cabeça de área, segundo volante e até ponta direita. Não marca tão bem, porém, preenche os espaços e erra poucos passes. Jorge Henrique, que joga em sua posição, vem desgastado fisicamente pela temporada e é neste terço do campo onde o boliviano deve atuar.

Timbu com Bustamante no 4-4-2 (Feito no Tactical Pad)

Outra possibilidade para Kleina é escalar Bustamante numa trinca de volantes, ao lado de Jonathan, com Rhaldney no miolo e Jean Carlos falso nove. A situação pode acontecer principalmente em jogos fora de casa, quando o Náutico precisar segurar o resultado, o que vem sendo raro nesta Série B.

Mais uma opção para o boliviano no alvirrubro (Feito no Tactical Pad)

No Time da Rosa e Silva, o meio-campista também pode fazer a ponta direita em situações ofensivas, com Vinicius na esquerda, dois volantes e Jean centralizado, além do centroavante na referência.

Bustamante aberto na direita (Feito no Tactical Pad)

SELEÇÃO PRINCIPAL

Com 23 anos, Antonio Bustamante tem dois jogos pela seleção principal da Bolívia em 2020, pela ordem, contra Brasil e Argentina, ambos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Contra a Canarinho, atuou como volante de ofício.

Escalação boliviana que foi goleada pelo Brasil (Feito no Tactical Pad)

Diante da ágil transição ofensiva do time de Tite, o boliviano mostrou certas fragilidades defensivas. Chegou algumas vezes atrasado e deu espaço para as investidas brasileiras pelos lados e no funil. O resultado foi um acachapante 5 x 0 para os donos da casa.

Meio-campista na marcação diante dos brasileiros (Imagem: Rede Globo)

Ofensivamente, por outro lado, Bustamante tem sua importância para o time. Sabe se colocar bem entrelinhas e aparecer dando opção de passe para os companheiros, como no embate com a Argentina de Messi, no qual a Bolívia foi derrotada por 2 x 1 em La Paz.

Novo reforço do Náutico chega próximo da área (Imagem: Esporte Interativo)

SELEÇÃO SUB-23

Também em 2020, Antonio Bustamente disputou mais três jogos pela seleção Sub-23 da Bolívia. Um deles foi contra o Brasil, que venceu por 3 x 2. Na ocasião, atuou um pouco mais recuado, na segunda linha da La Verde e próximo à grande área.

Boliviano na recomposição defensiva (Imagem: Sportv)

No Sub-23, o meio-campista era peça fundamental para a progressão de bola, atuando sempre com a cabeça levantada e procurando a melhor opção para o passe no confronto com o Uruguai.

Mais uma faceta de Bustamante (Imagem: Conmebol)

Outra característica importante do boliviano é a capacidade na armação de jogadas. Inteligente e com uma técnica apurada, ele utilizada de uma enfiada de bola que pode quebras as linhas defensivas.

Gringo na organização ofensiva (Imagem: Conmebol)

Bustamante, mesmo ainda jovem, já mostrou que é versátil no meio campo: pode atuar como cabeça de área ou como volante um pouco mais adiantado, seja cobrindo o lado direito ou esquerdo.

Boliviano cobrindo o lado direito (Imagem: Conmebol)

Na organização defensiva, entretanto, a tendência é que ele caia mais pela esquerda, preenchendo os espaços próximos ao círculo central e geralmente dando o primeiro combate ao portador da bola.

Bustamante tenta o desarme (Imagem: Conmebol)

LOUDOUN UNITED

Em clubes profissionais, Antonio Bustamante se destacou no Loudoun United, que disputa a United Soccer League (USL), equivalente à segunda divisão americana. O clube é uma espécie de filial do DC United, time da capital. Lá, mostrou maturidade e habilidade para fazer jogadas verticais, mesmo com a marcação próxima.

Bustamante era o meio-campista que mais participava efetivamente do jogo, ou seja, com a bola nos pés. Na posse, sabia dar velocidade a troca de passes à procura de espaços na defesa adversária. Também apresentou qualidade nos lançamentos longos que quebravam linhas.

Com a bola nos pés, Bustamante explorava bem as subidas dos laterais e pontas, sempre dando verticalidade ao time da Virgínia. Na temporada passada, o meia acumulou cinco passes para gol pelo Loudoun na Liga.

A assistência mais destacável foi contra o Atlanta United 2, na Geórgia, quando ele se movimentou bem desde o campo de defesa, trocou passes, arrancou e deixou o companheiro na boa para marcar.

Fora a visão de jogo, também conseguiu ir às redes cinco vezes em 2019. O mais gol mais bonito deles foi diante do North Carolina FC, quando Bustamante pegou de primeira e acertou o ângulo esquerdo do goleiro.

Lance do gol de Bustamante (Imagem: USL)

Pelo Loudoun, o meio-campista também mostrou suas qualidades defensivas e de reposição de bola. Conseguiu alguns desarmes importantes que deram início a transição ofensiva americana. Mas uma coisa é fato: o boliviano construía muito mais do que destruía. Também em 2019, disputou dois jogos pelo DC United na Us Open Cup, sem muito destaque.

CARREIRA UNIVERSITÁRIA

Na universidade, Antonio Bustamente atuava como um meia clássico, tanto que usava a camisa 10 no Tribe, equipe da faculdade William & Mary. À época, surgiu como uma das grandes promessas do futebol boliviano, com um passe preciso que geralmente deixava os companheiros na cara do gol.

Boliviano abrindo espaços (Imagem: InStat)

Sem posição fixa no meio, Bustamente flutuava pelos dois lados procurando a melhor opção para o passe. Apesar de jovem, mostrou ser o cérebro do time quando jogava por dentro, puxando a marcação e verticalizando as jogadas.

Novo contratado do Timbu pensando o jogo (Imagem: InStat)

O novo reforço do Náutico também mostrou capacidade para “rasgar” a defesa pela esquerda, recebendo a bola e infiltrando na grande área, sempre aproveitando os espaços deixados pela marcação adversária.

Investida pela esquerda do meia (Imagem: InStat)

Arte principal: João Rodrigues


Referências:
https://www.transfermarkt.com.br/antonio-bustamante/profil/spieler/655411
https://deportetotal.com.bo/antonio-bustamante-la-nueva-promesa-boliviana-del-dc-united/
https://www.ogol.com.br/player.php?id=705510

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: