Santa na Série C: como joga taticamente o Remo

Por: Anderson Santana e Felipe Holanda

De olho em garantir a liderança antecipada no Grupo A da Série C, o Santa Cruz encara o Remo, nesta sexta-feira (13), no Mangueirão, pela 15ª rodada. Vivendo ótima fase, o Tricolor tem 33 pontos, sete a mais em relação ao Leão Azul, que é justamente o segundo colocado. Se vencer, abre dez, restando apenas nove em disputa.

Separamos para a torcida do Mais Querido tudo sobre o próximo adversário: provável formação tática, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho, e muito mais.

COMO DEVE IR A CAMPO

Os paraenses têm desfalques importantes para enfrentar os corais (veja lista completa abaixo). O atacante Tcharles, um dos artilheiros do time nesta temporada, está fora, suspenso. Outra baixa possível é a de Eduardo Ramos, referência técnica do elenco, que é dúvida. Independentemente, a tendência é que o time de Paulo Bonamigo se poste no 4-2-3-1.

Provável formação e escalação dos azulinos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O Leão utiliza claramente o 4-3-3 em situações ofensivas, com dois atacantes revezando na área e o outro com a bola fora dela, além dos laterais chegando para o apoio. A equipe costuma trocar passes rápidos lá na frente e é a dona do segundo melhor ataque do grupo, com 18 gols, ao lado do Paysandu; está atrás apenas do próprio Santa, que assinalou 26.

Azuis em situação de ataque (Imagem: DAZN)

O jogo do Leão da Amazônia passa muito por Eduardo Ramos, que é o cérebro do time. Resta ver como será a postura sem ele, já que o camisa 10 ficou de fora dos últimos treinamentos e não deve reunir condições de entrar em campo.

Uma das válvulas de escape do Remo é Hélio, que atua aberto pela direita do ataque e costuma dar muito trabalho a marcação adversária, deixando o lateral-esquerdo rival sempre com o alerta ligado. O extremo é o mais agudo da equipe e costuma servir bem os companheiros.

Investida do camisa 35 (Imagem: DAZN)

COMO DEFENDE

Na defesa, o Remo costuma utilizar muito no 4-2-3-1, preenchendo boa parte dos espaços e dificultando a troca de passes do adversário, como aconteceu no clássico contra o Paysandu, quando o Remo triunfou por 3 x 2 em jogo eletrizante.

Remistas claramente no 4-2-3-1 (Imagem: DAZN)

Como observado em nossa análise, os remistas cometem falhas, principalmente quando os laterais sobem para o apoio, deixando espaços pelos lados. Erros que, inevitavelmente, podem custar caro.

Por outro lado, o ponto positivo do Leão é se fechar bem quando é pressionado, bloqueando os possíveis alvos de arremate do adversário e posicionando praticamente todos os jogadores dentro da área.

Precaução da defesa azulina (Imagem: DAZN)

PRA FICAR DE OLHO

Vinicius ( GOL ) – Titular absoluto em todos os 14 jogos do Remo, o goleiro é a referencia defensiva da equipe que sofreu apenas oito gols e está empatada com o Vila Nova-GO como a melhor defesa da Série C. O camisa 1 está na sua quarta temporada defendendo as cores azulinas e já possui status de ídolo no clube, com dois títulos paraenses e mais de 100 jogos pelo Leão.

Charles ( VOL ) – Ex jogador do Santa Cruz, o volante Charles é daqueles que tem uma força incrível na batida da bola e já anotou dois gols na competição, ambos da fora da área. O arremate de longa distância é a principal características do jogador.

Hélio (ATA) – Jogador de beirada, que tem uma boa explosão nas arrancadas e sabe levar vantagem com sua velocidade sob a marcação adversária. Hélio atua aberto pela direita e costuma ser um dos mais acionados do time.

Quem não joga: Tcharlles (suspenso); Fredson e Gelson (lesão).

Créditos da foto principal: Samara Miranda/Ascom Remo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: