Náutico na Série B: como joga taticamente o Sampaio Corrêa

Por Mateus Schuler

Bastante fragilizado pela sequência negativa e tentando ganhar sobrevida na luta contra o rebaixamento, o Náutico sonha com recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro. O Sampaio Corrêa, por sua vez, tem oportunidade de seguir no G-4 e vem embalado pelo bom momento; as equipes duelam nesta terça-feira (17), às 18h, em partida atrasada da 11ª rodada e que será disputada em São Luís, no Castelão.

Nesta análise, o Pernambutático separa para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário na Segundona: provável escalação, jogadores para ficar de olho do Tubarão e muito mais.

Única novidade em relação ao último jogo é a entrada de Joazi no lugar do lesionado Luís Gustavo (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Dono do melhor ataque da competição ao lado do Juventude, com 30 gols, o Paio confirma pelos números que é bastante agudo. A principal referência do setor é Caio Dantas, artilheiro com 13 tentos marcados e responsável por dar mais dinâmica. Apesar de ser o centroavante, o jogador tem movimentação que faz os pontas entrarem infiltrados no último terço do campo e os meio-campistas chegarem com liberdade.

Caio Dantas fez três gols na vitória dos maranhenses contra o Juventude (Imagem: GE)

Não por acaso, Caio já deu três assistências, que o faz ser o atleta com mais participações em gols – 16 dos 30 da equipe maranhense – na Segundona. Outra peça que está bem encaixada no setor ofensivo da Bolívia Querida e uma arma a se tomar cuidado é o meia Marcinho, pois serve bastante os companheiros; o “camisa 10” é o segundo melhor do time na colaboração das jogadas ofensivas com êxito, com cinco.

Laterais também ajudam na construção ofensiva e Marcinho é perigoso em bolas infiltradas (Imagem: Premiere)

Outra alternativa para atacar os adversários utilizada pelo Tubarão é com os laterais. Na lateral-direita, Luís Gustavo vinha se destacando nas investidas e chegou a marcar um gol, porém sofreu um desconforto na coxa e terá como substituto Joazi, cria da base do Timbu. Na lateral-esquerda, Marlon tem ido à zona ofensiva também frequentemente, mas há alternância para subir um de cada vez.

COMO DEFENDE

Defensivamente, o Paio também não vem deixando a desejar, mesmo que o início de Série B tenha sido bastante complicado, já que sofreu 18 gols e tem, assim, a quarta melhor defesa. A fragilidade defensiva foi visível inclusive na arrancada até chegar ao G-4, sendo vazada em 11 dos 20 duelos disputados, com falhas pontuais.

Diante do Confiança, cinco partidas atrás, os maranhenses tiveram a – talvez – pior atuação dentro das quatro linhas. Na ocasião, foram derrotados por 3×1 e não conseguiram segurar os ímpetos do Dragão, deixando espaços bobos e sem demonstrar qualidade ao se defender; a compactação defensiva é o ponto fraco da equipe, com verdadeiros buracos entre a primeira linha e a cabeça de área.

Compactação defensiva do Paio é o principal calo no setor para a equipe (Imagem: Premiere)

Uma das opções para os alvirrubros tentarem aproveitar é nas chegadas de quem cai pelos lados, tentando fechar a conclusão com a referência. Quem tem feito com mais frequencia é Vinícius, recuperado de lesão, e tem dado movimentação interessante com Kieza; caberá ao meio-campo povoar no espaço dado pela cabeça de área tricolor e achar uma jogada infiltrada nas pontas.

PRA FICAR DE OLHO

Marcinho (MEI) – Responsável pela criação da equipe, o meio-campista é um dos principais nomes no setor. Contribuindo em cinco dos 30 gols que os maranhenses marcaram na Segundona, o jogador pode levar perigo com as jogadas criadas, pois vem servindo bem tanto Caio Dantas como os demais das beiradas.

Caio Dantas (ATA) – Artilheiro da competição, com 13 gols marcados, Caio é o principal atleta dentre os comandados por Léo Condé. Titular em todos os 20 jogos, tem mostrado bom posicionamento e boa movimentação dentro das quatro linhas, o que pode gerar muita preocupação à defesa do Timbu, a quarta pior dos 20 clubes.

Créditos da foto principal: Lucas Almeida/Sampaio Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: