Náutico na Série B: como joga taticamente o CRB

Por: Mateus Schuler e Taynã Melo*

De página virada. Vivendo semana altamente conturbada, o Náutico entra em campo diante do CRB na tentativa de mudar de rumo na Série B do Campeonato Brasileiro e ficar perto de sair do Z-4. A partida, que marca a estreia de Hélio dos Anjos, acontece neste sábado (21) – às 19h – no Rei Pelé, em Maceió, pela 22ª rodada.

Nesta análise, o Pernambutático separa para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário na Segundona: provável escalação, jogadores para ficar de olho do Galo da Pajuçara e muito mais.

Ramon Menezes deve escalar a equipe num 4-2-1-3 com manutenção da base titular (Feito no TacticalPad)

Para o confronto, Ramon Menezes não poderá contar com o volante Carlos Jatobá e o atacante Ramon, expulsos frente ao Rubrão, tal como o atacante Daniel Amorim, com lesão na coxa. Em contrapartida, o zagueiro Reginaldo Júnior e o atacante Pablo Dyego estão recuperados de contusão, bem como o volante Thiaguinho e o meia Diego Torres, retornando de suspensão, ficam à disposição.

COMO ATACA

Agudo ofensivamente, o ataque regatiano tem seus pontas como principal arma e o meia armador dando suporte na transição, porém tem deixado a desejar. Foram 24 gols marcados na competição, sendo 1/3 desses do ex-atacante Léo Gamalho, o que vem fazendo o time ficar irregular durante a Segundona.

Regatianos chegam a atacar com mais de cinco jogadores (Imagem: Premiere)

O argentino Diego Torres é quem mais participou de gols do atual elenco do Galo. Ele esteve presente em sete desse total, marcando três tentos e dando quatro assistências, além de ser responsável por criar as jogadas ofensivas; dos 21 jogos disputados pela equipe, Diego esteve presente em 20, o que reforça sua importância ao elenco.

Trio ofensivo do Galo costuma povoar a pequena área adversária (Imagem: Premiere)

Apesar de atacar com os três homens de frente, os alagoanos pecam ao não saberem concluir os lances no último terço do campo. Por muitas vezes, no entanto, a marcação adversária fecha os espaços e o CRB coloca alguém na sobra para tentar surpreender. Foi o que aconteceu diante do Oeste, quando Claudinei fez o gol chutando de fora da área aproveitando o espaço cedido pela defesa.

COMO DEFENDE

Defensivamente, os alvirrubros da Pajuçara se fecham com uma linha de 4 e a segunda linha é variável, por vezes com outros quatro jogadores, em outras com cinco. Ainda assim, não há consistência no setor, pois a equipe possui a sexta pior defesa da Segundona com 25 gols sofridos; desses, sete foram nos últimos cinco jogos.

Alagoanos têm se defendido com duas linhas de 4 para evitar infiltrações (Imagem: Premiere)

O principal ponto fraco é a bola aérea, principalmente em escanteios. A zaga marca a bola e deixam espaços dentro da pequena área, dando liberdade ao time adversário de fazer jogadas infiltradas e, por vezes, ensaiadas. Foi assim que saiu o gol do Oeste, pior ataque da competição, na estreia de Ramon Menezes.

Bola parada vem sendo um calo para o Galo da Pajuçara na Segundona (Imagem: Premiere)

PRA FICAR DE OLHO

Victor Souza (GOL) – Regularidade e importantes defesas que ajudam o CRB a obter a pontuação atual. Ainda nas derrotas, o goleiro consegue se destacar por evitar maiores desvantagens e manter saldo de gols equilibrado na Série B.

Diego Torres (MEI) – Cérebro da equipe. Camisa 10 que domina o meio de campo, com movimentação por toda a faixa central para armar cruzamentos ou bolas aos atacantes em lançamentos, sendo responsável por quatro assistências na competição.

Luidy (ATA) – Com velocidade pelo lado esquerdo do campo, descongestiona o meio e atua como escape para o CRB atacar. Em alguns momentos por sua verticalidade, outros pela tabela com Igor Cariús, resultantes em cruzamentos na direção da área ou agudas finalizações.

Créditos da foto principal: Divulgação/CRB

*Taynã Melo é jornalista independente e colaborou com o Pernambutático

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: