Por: Felipe Holanda
Há um ano e quatro meses sem perder em casa, o Santa Cruz deu vacilo e caiu para o Manaus por 2 x 1, neste sábado (21), pela 16ª rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. Também foi o primeiro revés de Marcelo Martelotte desde seu retorno ao Arruda.
É importante destacar, entretanto, que o Cobra Coral tem crédito na competição, já que é líder isolada da chave com 36 pontos, nove a mais que o Vila Nova, segundo colocado.
O fato é que Martelotte deve repensar alguns aspectos, que partem já da escalação inicial, com Caio Mancha e Pipico revezando na referência e Lourenço aberto na direita. O teste com dois centroavantes oficio não deu certo, apesar de válido.
COMO FOI
No início da peleja, o Santa começou tendo mais posse de bola, como de costume, utilizando uma saída de três na construção ofensiva, com a chegada do lateral-direito Toty e os volantes dando opção de passe.

Ofensivamente, dominou a maiorias das ações do primeiro tempo e teve pelo menos duas boas chances de abrir o placar. A mais clara delas foi em cruzamento de Lourenço, que Pipico só não foi às redes porque Gleibson defendeu.
Apesar do ímpeto inicial da equipe de Martelotte, foi o Gavião do Norte que voltou com mais volume para a etapa final, abrindo o placar logo cedo numa falha defensiva dos corais.
Os volantes não cobriram a subida de Toty, Gabriel Davis avançou pela esquerda e finalizou para uma boa defesa de Maicon Cleyton. No rebote, Hamilton viu a meta escancarada e empurrou para o fundo das redes.

O Tricolor ainda tentou reagir de imediato, mas viu o mesmo Hamilton fazer o segundo dos amazonenses, levando a melhor sobre a marcação e mandando para o gol.
Chiquinho ainda diminuiu para o Mais Querido, mas não evitou o revés. E o Esmeraldino, com os três pontos, entrou para o G-4.
Foto: Rafael Melo/Santa Cruz