Náutico na Série B: como joga taticamente o Guarani

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

Remando contra o tempo, o Náutico tem mais uma chance de manter vivo o sonho da permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Para tentar respirar na tabela, o Timbu mede forças com o Guarani nesta terça-feira (1º), nos Aflitos, em confronto válido pela 25ª rodada; bola rola às 19h15.

Separamos para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: provável formação, táticas, jogadores para ficar de olho, pontos fortes e fracos, e muito mais.

Comandado por Felipe Conceição, o Bugre entra em campo embalado após vencer a líder Chapecoense e já sonha com o G-4. O time contará com o retorno de cinco jogadores que estavam suspensos: o lateral-esquerdo Bidu, os zagueiros Romércio e Walber, o meia Lucas Crispim e o volante Rickson. Os quatro primeiros voltam à titularidade, formando assim um 4-1-2-3.

Bugre deve formar um tripé ofensivo diante do Timbu (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Dono de um dos ataques mais positivos do certame, com 29 gols marcados, o Guarani tem seu ponto forte nas peças do setor ofensivo. Além do meio-campo ajudar os atacantes, os laterais também chegam agudos, variando pelo lado da ofensividade.

Com linhas próximas, os meio-campistas do Bugre dão suporte em uma transição muito veloz na base do jogo apoiado. Com um volante e outros dois jogadores mais abertos pelo meio, alternando entre articuladores e armadores, além dos que caem pela beirada ficarem um pouco afastados do centroavante.

Com essa distância entre os atletas, a faixa central entra com mais liberdade nas infiltrações. Os pontas, por outro lado, caem com velocidade tentando pegar espaços nas costas deixadas pelos laterais em linhas mais baixas.

Alviverdes têm mostrado muita intensidade no setor ofensivo com Felipe Conceição (Imagem: SporTV/Premiere)

COMO DEFENDE

Defensivamente, os alviverdes ficam no 4-2-3-1, mas às vezes formam duas linhas de 4 sem muito espaçamento. Tal postura vem colhendo bons frutos sob o comando de Felipe Conceição, já que a equipe sofreu apenas uma derrota em dez jogos disputados na Segundona, se afastando do Z-4 e já começando a sonhar com G-4.

Dessas partidas, a defesa foi vazada em oito oportunidades, o que expõe certa fragilidade. Quando se posta com apenas na primeira linha com 4 homens, o sistema defensivo do time paulista cede espaços entrelinhas, principalmente na cabeça de área com uma recomposição lenta.

Ao performar com duas linhas, porém, os campineiros conseguem mostrar um pouco mais de solidez, pois fecham as brechas deixadas outrora. Na variação, os alvirrubros podem explorar infiltração com algum dos pontas se usar a velocidade.

Sistema defensivo do Bugre tem falhas pontuais na recomposição (Imagem: SporTV/Premiere)

PRA FICAR DE OLHO

Gabriel (GOL) – Mesmo com média de um gol sofrido por partida, número alto para goleiro, Gabriel tem ajudado a dar solidez à equipe. Foi a campo em 12 oportunidades, somando 67% de aproveitamento e ajudando na recuperação dos campineiros na tabela.

Júnior Todinho (ATA) – Centroavante do Bugre, Todinho não é só um exímio goleador, pois é quem mais tem contribuído para gols na equipe. Nos 18 jogos em que atuou, participou de nove tentos, acumulando 31%, marcando cinco desses.

Bruno Sávio (PE) – Atacante pelo lado esquerdo dos alviverdes, Bruno tem sido um importante garçom na Segundona. Ao lado de Todinho, deu quatro passes para gol até o momento, figurando no top-3 do quesito em toda a competição; ambos só ficam atrás de Élvis (Cuiabá), com seis, e Rafael Silva (Juventude) e Mazinho (Oeste), com cinco.

Desfalques: Lucas Abreu (Covid-19), Eduardo Person e Alan (departamento médico).

Créditos da foto principal: David Oliveira/Guarani FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: