Sport na Série A: como joga taticamente o São Paulo

Por: Felipe Holanda

Enquanto o Sport entra em campo “torando o aço” pela proximidade da zona de rebaixamento, o São Paulo é líder do Campeonato Brasileiro. Leões e tricolores protagonizam duelo de opostos pela 25ª rodada, marcado para este domingo (6), às 16h, no Morumbi.

Separamos para a torcida rubro-negra tudo sobre o próximo adversário: provável formação tática, números, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho e muito mais.

Em excelente fase na Série A, os paulistas vão com força máxima para o confronto, tendo o meio preenchido por homens que sabem trabalhar a bola, sempre num 4-4-2 “disfarçado”.

Provável formação inicial dos mandantes contra o time da Ilha (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Por características, as equipes de Diniz prezam a povoar o campo do adversário com troca de passes e movimentações. Para se ter uma noção, o São Paulo é um dos líderes de média de posse de bola do Brasileirão, com 58,8%, sendo 55,6% como mandante.

Neste estilo de jogo, o Tricolor se torna constantemente perigoso lá na frente, formando um 3-4-3, ocasionando chances de gol e ao mesmo tempo prendendo a marcação adversária.

Saopaulinos na ataque, povoando brechas (Imagem: Premiere)

Um dos pontos fortes é o lado direito, com os experientes Daniel Alves e Juanfruan. Além deles, o atacante Luciano, que vive grande fase, também tende a cair por lá, podendo inverter com Brenner.

COMO DEFENDE

Armado defensivamente, os comandados de Diniz costumam marcar por zona, com linhas nem sempre bem espaçadas, algo que pode ser aproveitado pelos comandos de Jair Ventura no Morumbi.

Postura defensiva do tricolor (Imagem: Premiere)

A recomposição lenta, de fato, causa danos graves ao São Paulo. Seja em ambos os lados, os extremos do adversário levam vantagem. Os dois gols sofridos contra o Fortaleza, por exemplo, foram exatamente nesta toada.

Por outro lado, tem a menor média de gols sofridos na Série A, sendo vazado 19 vezes nas 21 partidas que disputou até aqui.

PARA FICAR DE OLHO

Daniel Alves (LD/MEIA) – Referência dentro e fora de campo, ainda consegue imprimir bem sua liderança e é útil ao time, com mais de uma função. Essencial para a progressão de posse de bola tricolor, Dani chega bem ao ataque, além de ajudar na marcação.

Brenner (ATA) – Vivendo grande fase, o jovem são-paulino é a válvula de escape pelos lados em algumas ocasiões, além de ser oportunista na grande área, com sete tentos assinalados no certame. Merece muita atenção dos leoninos.

Luciano (ATA) – Craque do time, Luciano é o principal destaque, sendo um alerta constante para as defesas adversárias, com 13 participações em gols no campeonato, sendo 11 bolas nas redes e duas assistências. Olho na fera.

Créditos da foto principal: São Paulo FC/Do Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: