Por: Guilherme Batista
Chega ao fim a era Leandro Costa no Central. Após a eliminação na Série D, a diretoria até tentou convencer o atacante a ficar, mas Leandro optou por não renovar o seu contrato. Entre 2017 e este ano, foram 58 jogos disputados com a camisa alvinegra e 29 gols.
Nesta análise especial, o Pernambutático disseca todos os tentos assinalados pelo atacante, destacando uma visão tática da passagem exitosa de Leandro pela Patativa.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Habilidoso e inteligente, Leandro sempre foi muito perspicaz e soube se posicionar no lugar certo para colocar a bola no alvo. Além disso, o artilheiro fez história no clube caruaruense após marcar o gol que classificou o alvinegro para a sua primeira final do Estadual, o que justifica toda idolatria e identificação que os centralinos sentem por ele.
Ao longo das últimas temporadas, colocou a bola nas redes adversárias por 29 oportunidades, das quais dez foram de direita, oito de esquerda, três de cabeça e outras oito de pênalti.
GOLS 1, 2 E 3 – Coruripe 2×3 Central 18/06/17
O primeiro gol mostra muito da sua capacidade em se posicionar corretamente. O Central acelerou com um passe longo pelo lado esquerdo de ataque e, enquanto a defesa do Coruripe só olhava a bola, Leandro Costa atacava as costas da zaga alagoana para receber o cruzamento de Almir e completar para as redes.

Outro ponto forte do atacante é a facilidade com que tem em sair das pontas e cortar pro meio da zaga. E é exatamente isso o que acontece no segundo gol patativa. Uma triangulação que envolveu a defesa do Hulk foi suficiente para Leandro aparecer como opção de passe, antes de dominar de direita e finalizar de esquerda.
Apesar de não ter estatura de centroavante, fez a função algumas vezes. E o seu terceiro gol mostra que na falta de altura, o atacante compensa com inteligência. Novamente, ao perceber a desatenção da defesa adversária, ele se posiciona nas costas dos zaga para receber o passe e completar para o fundo das redes.
GOL 4 – Afogados 1×1 Central 17/01/18
Em um duelo extremamente disputado e complicado, coube ao camisa 11 do Central recolocar a Patativa no jogo cobrando pênalti. Batida segura, sem chance pro goleiro, que deu números finais ao duelo e evitou uma derrota centralina pelo Pernambucano.
GOL 5 – Central 1×1 Sport 03/02/18
Devido a sua estatura, gols de cabeça não são muito comuns para Leandro. Mas contra o Sport, ele se posicionou perfeitamente nas costas de Fabrício para aproveitar o cruzamento de Junior Lemos e cabecear sem chances para Magrão.

GOL 6 – Central 2×0 Belo Jardim 18/02/18
Mais um lance que mostra a esperteza e a colocação do camisa 11. Quando toda defesa do Belo Jardim estava fechando um lado, Leandro abriu como opção no outro e recebeu um passe açucarado de Douglas Carioca. O atacante dominou, chapou de direita e contou com contribuição do goleiro para marcar.

GOLS 7 e 8 – Central 2×1 Salgueiro 07/03/18
Novamente cobrando pênalti, Leandro marcou mais um gol pelo Central. Minutos depois o Salgueiro empatou a peleja. Eis que o ídolo alvinegro, mais uma vez, entra em ação para resolver uma partida difícil.
Em bom contra-ataque, Issa acionou o artilheiro, que ficou no mano a mano com o zagueiro do Carcará e não titubeou frente ao rival. Pedalou, deu um corte seco com a perna direita e finalizou de esquerda. Criou espaço onde não tinha e deu os três pontos que garantiram a Patativa na 2ª colocação daquela primeira fase do estadual.
GOL 9 – Central 1×0 Sport 21/03/18
Prepare o coração, torcedor centralino. O nono gol de Leandro Costa pelo Central foi, sem sombra de dúvidas, o mais importante que ele fez com a camisa alvinegra: pela semifinal do Pernambucano diante do Sport.
Junior Lemos levantou a bola na área e, mais uma vez nas costas da zaga, Leandro disputou no corpo a corpo com Ronaldo Alves, a bola sobrou para Itacaré, que se esticou e cruzou para o atacante completar de coxa enquanto a zaga rubro-negra pedia impedimento.

GOL 10 – Náutico 2×1 Central 08/04/18
Mas nem só de boas recordações vive o torcedor centralino. O décimo gol marcado pelo artilheiro foi num jogo que machuca o coração patativa até hoje. De pênalti, o camisa 11 diminuiu a desvantagem diante do Náutico pelo jogo de volta da final do Pernambucano 2018. O Central até tentou o empate, mas o Timbu ficou com a taça.
GOL 11 – ASA 3×3 Central 06/05/18
Contradizendo alguns torcedores que diziam que Leandro não sabia bater pênalti, mas um gol do camisa 11 que saiu da marca da cal. Dessa vez em Arapiraca. Cobrança segura, deslocando o goleiro e fazendo o terceiro do Central naquela partida. O detalhe é que a vantagem de 3×1 que os centralinos conseguiram foi diluída nos acréscimos e o jogo terminou com um empate amargo.
GOLS 12 e 13 – Central 3×0 Jacuipense 27/05/18
O time vice-campeão estadual de 2018 chegou na última rodada da fase de grupos da Série D já eliminado. Uma grande decepção, sem dúvidas. Mas isso não impediu o artilheiro de marcar mais duas vezes. O primeiro, mais uma vez, de pênalti.
Já no segundo gol, Leandro mostrou a explosão que lhe foi característica nos últimos três anos e também sua força física. Enquanto o zagueiro da Jacuipense olhava pra bola, o atacante alvinegro deslocou ele no corpo a corpo e finalizou de voleio para marcar um belo gol.
GOL 14 – Central 2×1 Náutico 19/01/19
Após terminar o ano de 2018 como artilheiro da equipe, Leandro começou 2019 do mesmo jeito que terminou o ano anterior. Novamente o camisa 11 se aproveitou da desatenção da defesa adversária, se projetou onde havia um grande espaço e, após belo passe de Giovani Rosa, tirou do goleiro alvirrubro.

GOL 15 – Central 3×2 Salgueiro 23/01/19
Tal qual o seu segundo gol contra a Jacuipense, novamente o atacante se aproveitou do zagueiro olhando pra bola. Desta vez, no entanto, Leandro Costa se antecipou ao defensor, desviou de cabeça e disparou sozinho para tirar do goleiro e marcar mais um tento pelo Central.

GOL 16 – Central 1×1 Afogados 10/02/19
Jogo truncado, difícil e com o Central com dificuldades para marcar? Chama LC11. A Patativa perdia por 1 a 0 quando o atacante mais uma vez atacou o espaço vazio deixado pela defesa rival e sofreu pênalti. Ele mesmo bateu e empatou a partida para o Central. Visão, posicionamento e personalidade Fica fácil entender porque Leandro virou ídolo da torcida.
GOL 17 – América 1×2 Central 28/02/19
Leandro Costa começou essa partida no banco por conta de uma lesão. Na realidade, chegou-se a cogitar que o atleta não teria nem condições de ser relacionado. O Central perdia a partida por 1 a 0 e a torcida alvinegra que estava no Ademir Cunha pedia a entrada do ídolo. E ele entrou.
Mais uma vez Leandro mostrou sua eficiência em se posicionar corretamente. Entre três defensores do Mequinha, recebeu um belo cruzamento, matou de direita e fuzilou de esquerda. Empatando o jogo para o Central que, minutos depois, conseguiria a virada.
GOL 18 – Central 3×0 Maranhão 12/05/19
Antes mesmo de Paulinho Mossoró cruzar a bola, Leandro Costa já se posicionou corretamente entre os dois zagueiros maranhenses, se projetando pra frente e facilitando o passe do companheiro. O posicionamento do camisa 11, além de ser fatal, ajuda bastante a vida dos companheiros.
GOL 19 – Altos 2×1 Central 26/05/19
Apesar de ser um atacante habilidoso, uma das características de Leandro Costa é a rápida tomada de decisão. Não é um atleta que fique muito tempo com a bola no pé. E foi assim contra o Altos. Paulinho Mossoró tocou para o camisa 11 que estava entre 4 defensores adversários.
De costas para o gol, Leandro dominou, deu uma pedalada, fintou um zagueiro com o corpo e conseguiu arrumar espaço para girar e finalizar de esquerda, sem chances para o goleiro. Rápido no gatilho.
GOL 20 – Central 1×0 Atlético-CE 09/06/19
Artilheiro que é artilheiro também precisa contar com a sorte de vez em quando, não é mesmo? Na última rodada da fase de grupos da Série D 2019, o Central precisava vencer o Atlético-CE.
Após cruzamento, a zaga cearense afastou mal, a bola sobrou para Paulinho Mossoró que chutou sem deixar ela cair no chão. Leandro Costa estava no meio no trajeto da bola, viu ela desviar na sua perna direita e entrar na rede. Gol sem querer também é gol.
GOL 21 – Jacuipense 3×1 Central 20/06/19
Outro jogo que vai machucar bastante o torcedor patativa. A dolorosa eliminação para a Jacuipense começou com gol de Leandro Costa. Após finalização de Joelson, o goleiro da equipe baiana espalmou e o camisa 11 só teve o trabalho de colocar o pé pro fundo da rede. O Central abriu 3 a 0 no agregado, mas tomou três gols e caiu nos pênaltis.
GOL 22 – Salgueiro 1×1 Central 25/01/20
Mais uma vez Leandro mostra seu faro de gol e a inteligência para se posicionar. Ao entender a jogada, o atacante centralino se projeta entre o zagueiro e o lateral-esquerdo do Carcará e aproveita o cruzamento de Evandro para empatar a partida no Cornélio de Barros.

GOL 23 – Petrolina 1×1 Central 29/02/20
Jogar no Sertão nunca é fácil, mas Leandro Costa facilitou a vida alvinegra quando abriu o marcador cobrando pênalti e marcou o seu vigésimo terceiro gol com a camisa patativa.
GOLS 24 e 25 – Decisão 0x5 Central 19/07/20
Pela última rodada do Pernambucano, Leandro Costa não teve dó do Decisão. Dois gols de puro oportunismo. No primeiro, após cobrança de escanteio, o camisa 11 se desvencilhou da marcação, se antecipou ao zagueiro e desviou de cabeça.
No segundo, foi o clássico faro de gol. No lugar certo e na hora certa, Leandro Costa aproveitou o rebote do goleiro do Decisão e escorou de cabeça para o gol aberto.
GOL 26 – Jacyobá 2×2 Central 19/09/20
Parte da torcida do Central pegou no pé do artilheiro em 2020 por conta das suas cobranças de pênalti. Contra o Jacyobá, no final do primeiro tempo, ele chegou a perder um pênalti. Na segunda etapa, nos minutos iniciais, outro pênalti assinalado e, desta vez, o camisa 11 não titubeou. Os números não mentem: Leandro Costa é um batedor eficiente.
GOL 27 – Central 2×2 Itabaiana 27/09/20
Como dito acima, apesar de habilidoso, Leandro precisa de poucos toques na bola para ser letal. E estar bem posicionado é o seu maior aliado para isto. Contra o Itabaiana, o atacante encontrou um espaço entre quatro defensores rivais, girou o corpo e finalizou pro fundo da rede. Um toque na bola, o chute, foi suficiente.

GOL 28 – Central 4×0 Coruripe 18/10/20
Novamente atacando os espaços entre os defensores, Leandro Costa se posicionou no centro da área e só esperou o cruzamento de Wendel Neri para estufar as redes alagoanas. E mais uma vez com apenas um toque na bola.
GOL 29 – Central 3×0 Jacyobá 27/11/20
Demonstrando toda sua capacidade de explosão e força física, mais uma vez Leandro Costa lê rapidamente a jogada, ganha do zagueiro no corpo a corpo e toca na saída do goleiro alagoano para fazer o seu último gol com a camisa centralina.
Não restam dúvidas de que Leandro Costa é um dos maiores ídolos da história do Central. Por tudo que fez em campo, o camisa 11 estará eternamente marcado no coração dos torcedores caruaruenses. E se um dia voltar, poderá aumentar ainda mais a sua lista de gols no Lacerdão.
Arte: João Rodrigues