Náutico na Série B: como joga taticamente o Sampaio Corrêa

Por: Mateus Schuler

Com possibilidade de deixar a temida zona de rebaixamento, o Náutico tem o Sampaio Corrêa como seu próximo obstáculo. Na tarde deste sábado (19), às 16h30, o Timbu encontra nos Aflitos um adversário que busca entrar no G-4 e tentar se consolidar de vez na briga pelo acesso na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Vindo motivado por estar três jogos invicto, o alvirrubro de Rosa e Silva tem a árdua missão contra a degola. Separamos para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: provável formação, táticas, jogadores para ficar de olho, pontos fortes e fracos e muito mais da Bolívia Querida.

Desfalques do Paio: zagueiro Joécio, lateral-esquerdo Marlon, volantes André Luís e Ferreira, e atacantes Pimentinha e Diego Tavares (DM); zagueiro Paulo Sérgio e lateral-direito Luís Gustavo (suspensão)

Sampaio vai a campo com manutenção do 4-2-1-3 (Feito no TacticalPad)

Apoie nosso site e não perca nada sobre os times do futebol pernambucano

COMO ATACA

Apesar de ter o segundo melhor ataque da Segundona, o Paio tem passado por situações um tanto complicadas nos últimos jogos. Desde que venceu os pernambucanos, em partida atrasada, foram realizados oito compromissos e apenas duas vitórias; por outro lado, marcou oito gols, mantendo a média positiva da equipe na competição.

O maior pecado ofensivo, entretanto, é no distanciamento entre as peças do setor. Jogando com somente um homem na armação, poucas jogadas são criadas, já que os jogadores de ataque ficam mais isolados e não mostram tanta mobilidade entre si. O ponto forte, contudo, é com as bolas infiltradas na entrelinha, pois o centroavante ajuda com pivôs aos pontas.

Não por acaso, o artilheiro do campeonato é da Bolívia Querida: Caio Dantas, atacante de área. Caio é quem se movimenta mais e é a referência, dando a liberdade para que os extremos possam chegar tanto dentro da área, como vindo mais abertos com amplitude, o que de certa forma faz a marcação ter um pouco menos de dificuldade, se posicionando no 4-2-1-3.

Responsável pela armação de jogadas ofensivas do Paio é o meia Marcinho (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

O Tubarão, no último encontro diante dos alvirrubros, tinha a quarta melhor defesa, o que mantém para agora, mas divide a marca de 29 gols sofridos junto a Figueirense, Cuiabá, CSA, Juventude e Botafogo-SP. Nos oito duelos de intervalo, o Paio foi vazado por dez oportunidades, expondo a fragilidade ao se defender.

Teoricamente, são duas linhas de 4, com os atletas da beirada recompondo ao lado dos volantes, enquanto o meia forma o ataque com o centroavante. Em contrapartida, as linhas de marcação são muito falhas ao se postarem, com a primeira ficando mal alinhada e a segunda deixando espaços pelas transições defensivas serem lentas.

Com essa lentidão da recomposição, o Timbu pode tentar tirar proveito das jogadas criadas nas entrelinhas. Há um espaçamento dado pelos laterais e zagueiros aos meio-campistas, permitindo a infiltração com frequência dos adversários, seja em bolas aéreas ou rasteiras, a depender de como o time se posicione.

Recomposição defensiva é o principal calo dos maranhenses na Segundona (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Marcinho (MEI) – Responsável pela criação, o meio-campista é o principal nome do setor. Contribuiu em oito dos 42 gols que o Paio marcou ao longo da Segundona, sendo quatro assistências e outros quatro tentos marcados. Além disso, tem ajudado seus companheiros de ataque nas jogadas, seja o centroavante ou os pontas.

Caio Dantas (ATA) – Artilheiro da competição, com 17 gols marcados, Caio é o atleta mais importante dentre os comandados por Léo Condé. Titular em todos os 29 jogos, tem mostrado bom posicionamento e boa movimentação dentro das quatro linhas, o que pode gerar muita preocupação à defesa do Timbu.

Créditos da foto principal: Lucas Almeida/Sampaio Corrêa

Um comentário em “Náutico na Série B: como joga taticamente o Sampaio Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: