Sport na Série A: como joga taticamente o Grêmio

Por: Felipe Holanda

Vindo de vitória e embalado para se desgarrar do Z-4 da Série do Brasileiro. É neste panorama que o Sport enfrenta o Grêmio pela 26ª rodada, podendo provisoriamente abrir seis pontos do Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento. A bola rola às 19h deste sábado (19), na Ilha do Retiro.

Separamos para a torcida rubro-negra tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, informações exclusivas de setoristas convidados, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho e muito mais.

Apoie nosso site e não perca nada dos times do futebol pernambucano

O QUE ESPERAR DO GRÊMIO

Para o embate com o time da Praça da Bandeira, Renato Portaluppi poupa alguns titulares visando o duelo com o São Paulo, quarta (23), pela semifinal da Copa do Brasil. Mesmo sem os principais jogadores e com possibilidade de improvisações, a tendência é a manutenção do 4-2-3-1 característico.

Provável dos tricolores na Ilha (Feito no Tactical Pad)

“O Grêmio tenta se reestruturar depois da eliminação para o Santos na Libertadores e deve utilizar um time misto. A expectativa fica por conta da lateral direita. Com a lesão de Orejuela, Renato tem apenas Victor Ferraz no elenco para a posição e a tendência é de que ele seja preservado. Portanto, nesse setor do campo, pode existir a improvisação do meia Thaciano ou do zagueiro Ruan, oriundo da base”

Roni Molinari, do gremistas.net


COMO ATACA

O Tricolor troca passes rápidos com a bola e geralmente aposta no 4-2-3-1, com os extremos explorando a velocidade a abrindo brechas na defesa adversária. Os dois lados costumam ser agudos e perigosos na mesma proporção.

Alargando o campo, a equipe de Renato pode usar uma de suas armas mais letais: a bola aérea. Dos 19 gols marcados de dentro da área no certame, seis foram de cabeça; além disso, se controlar o jogo no meio, o Grêmio pode ser letal.

“Ponto forte do Grêmio é o meio campo, se ele não funciona, o time não funciona. Se essa escalação se confirmar, vamos ver Darlan mais solto com Lucas Silva mais posicionado dando proteção para a defesa. Ferreira começando como titular deve ser o destaque, sempre vai pra cima e procura a vitória no 1×1”

Daniel Klabunde, analista no MW Futebol

O elemento surpresa é a chegada dos laterais no apoio, formando um 4-3-2-1. É desta maneira que o time consegue envolver a marcação rival, tendo um dos ataques mais positivos, com 29 tentos assinalados e média de 1,32 por partida.

Presença marcante dos alas no gol sobre o Vasco (Imagem: GE)

COMO DEFENDE

Defensivamente, a tendência é se postar no 4-2-3-1, com boa compactação e uma transição defensiva ágil. Desta forma, tem a segunda defesa menos vazada da Série A, atrás apenas do líder São Paulo, com 20 bolas nas redes azuis, brancas e pretas.

Imortal postado defensivamente (Imagem: GE)

Outro ponto importante dos comandados de Portaluppi é a marcação adiantada, em bloco médio/alto, se posicionando num 4-3-3 para pressionar a saída de bola e gerar chances de contra-ataque em caso de desarme, com os volantes apertando a saída.

Mas calma, torcedor leonino, porque nem tudo são flores para os gremistas. Algumas das falhas mais destacáveis são a pouca velocidade da dupla de zaga e o buraco no meio deixado pelos volantes, que geralmente saem muito para o jogo.

PRA FICAR DE OLHO

Lucas Silva – (VOL) Um dos maiores nomes da equipe, Lucas tem experiência de sobra e é importante na progressão de posse gremista. Marca bem, mostra boa visão de jogo no terço final do campo e também pode ser utilizado nas bolas paradas.

César Piñares (MEIA) – Versátil, o chileno pode atuar em três funções no meio, mas tende a ficar na criação de jogadas, municiando o ataque gremista. Além disso, finaliza bem de fora da área com a perna esquerda.

Luiz Fernando (PD) – Meia-ofensivo de muito potencial, o jovem é um dos mais promissores do elenco tricolor. Acumula dois tentos assinalados e três assistências, com a terceira melhor média de participações diretas da equipe no Brasileirão.

Créditos da foto principal: Lucas Uebel/Grêmio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: