Base enfezada entre os maiores do Nordeste: análise do Sub-20 do Náutico

Por: Felipe Holanda

Desde cedinho já está acordado. Semifinalista da Copa do Nordeste, o Sub-20 do Náutico mostrou que está mesmo enfezado, sendo o único representante de Pernambuco entre os quatro melhores da categoria. A dois jogos de ser coroado, o Timbu duela com o CRB, neste domingo (20), às 18h, na Arena de Pernambuco, sonhando com o título.

Nesta análise, veja o que esperar da base na fase decisiva do Regional, com prováveis formações táticas, a opinião do técnico Levi Gomes, exemplos das últimas partidas, números, principais destaques do time e muito mais.

Com o melhor ataque, os alvirrubros vêm dando o que falar no Nordestão. Chegam à final embalados após bater o CRB em vitória convincente na semifinal, com 2 x 1 no placar. E têm motivos de sobra para crer na conquista inédita.

Apoie nosso site e não perca nada dos times do futebol pernambucano

Ainda invicta no certame, somando três vitórias e um empate, a equipe tende a se postar no 4-2-3-1, com o meio de campo povoado e muitas movimentações na penúltima linha; outra possibilidade é utilizar o tradicional 4-4-2 ou 4-2-2-2, com Wallisson Bahia chegando no ataque.

Formação base dos comandados de Levi (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Com três homens mais à frente, o Náutico aposta em infiltrações rápidas para furar o bloqueio da marcação adversária, tendo os volantes dando progressão a posse de bola. Foi assim que a equipe conseguiu criar a maioria das chances de perigo, como aconteceu na goleada por 4 x 1 sobre o CRB, no Arruda.

Timbu utilizando infiltrações (Imagem: LiveFC)

E é justamente o Galo que o time da Rosa e Silva encara na caminhada rumo ao título, podendo levar vantagem já que conhece bem o rival, sabendo dos seus pontos fortes e fracos.

“Conhecer o grupo adversário ajuda no trabalho. É uma equipe forte e que derrubou o Santa Cruz. Você tem que fazer com que as coisas possam melhorar. Sabemos que é um adversário difícil. Cada jogo é uma história completamente diferente, ainda mais agora se tratando de uma semifinal. Sabemos que será um jogo difícil, mas o grupo está bem preparado e confiante”

Levi Gomes, treinador, via assessoria de imprensa

Outra virtude dos jovens timbus é a amplitude que o time dá pelos lados do campo, com os laterais chegando no apoio para participar diretamente da construção ofensiva; nesta estratégia, os volantes recompõem, auxiliando os zagueiros.

Marcando forte, os alvirrubros conseguem vários desarmes e, de quebra, têm agilidade na transição ofensiva. Dessa forma, saem rápido para o jogo e costumam pegar a defesa rival desprecavida.

Pernambucanos com rapidez na transição (Imagem: LiveFC)

Com 12 tentos assinalados, a equipe é dona do ataque mais positivo da competição. Para o comandante, o ponto forte desta trajetória exitosa na Copa do Nordeste Sub-20, porém é a força do grupo, devido a sequência de jogos importantes.

“Uma equipe ganha jogo, mas quem ganha o campeonato é o grupo. Nós estamos utilizando todos os atletas. A gente tem a possibilidade de fazer seis substituições e a gente tá fazendo isso. É uma sequência muito grande de jogos. O grupo está fortalecido mentalmente. Isso tem feito com que essa harmonia vá se desenvolvendo. Estamos conseguindo vitórias convincentes”

Levi Gomes, treinador, via assessoria de imprensa

COMO DEFENDE

Quando atacado pelo oponente, o Timbu se posta com uma tradicional linha de quatro, formando um 4-2-2-2 que fecha brechas e força o jogo do adversário pelos lados do campo, tendo boas chances de recuperar a posse de bola.

Esquadrão alvirrubro postado defensivamente (Imagem: LiveFC)

A equipe mostra, também, consciência tática na hora de se compactar lá atrás, dificultando as investidas rivais; caso a estratégia não funcione, o goleiro Gabriel Lima vem aparecendo bem, com apenas dois gols sofridos em toda a competição.

O ótimo desempenho faz os garotos sonharem com uma chance no profissional e, segundo Levi, o técnico Hélio dos Anjos vem observando as futuras joias alvirrubras.

“Eu não digo que é o principal, mas ajuda a aproveitar as oportunidades que surgem. Eles sabem que vão estourar a idade e estão aproveitando a oportunidade que está sendo dada. A alegria no grupo é muito forte. Hélio dos Anjos sempre está de olho neles. Quando precisar, eles vão para o profissional. A evolução está muito notável”

Levi Gomes, treinador, via assessoria de imprensa

PRINCIPAIS DESTAQUES

Apesar de um grupo forte, o Timbu tem alguns destaques individuais em todos os setores. Separamos “apenas” três para mostrar aos torcedores quais são as maiores esperanças de algo positivo dentro das quatro linhas.

Carlão (ZAG) – Com passagens recentes pelo time de cima, Carlão é capitão e líder do grupo. É um dos maiores responsáveis pelo bom desempenho da defesa alvirrubra na competição. De quebra, tem um tento assinalado.

Juninho Carpina (MEIA) – Outro que já atuou pelos profissionais. Carpina é o cérebro da equipe, dando progressão à posse e deixando os companheiros em boas condições para marcar. Também já balançou duas redes uma vez neste Nordestão.

Wallisson Bahia (ATA) – Artilheiro do Náutico no certame com três gols, Wallisson não costuma desperdiçar chances claras e é a principal arma ofensiva dos comandados de Levi Gomes. Olho nele!

Arte: João Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: