Náutico na Série B: como joga taticamente o Confiança

Por: Mateus Schuler

Com chance de deixar a zona de rebaixamento, o Náutico busca dar sequência ao bom momento na Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro confronto de 2020 será na noite desta segunda-feira (4) às 20h, diante do também desesperado Confiança, na Arena Batistão finalizando a 32ª rodada da Segundona; Timbu vai motivado pela sequência positiva para poder sair da degola.

Embalada por estar cinco jogos invicta, a equipe de Rosa e Silva depende de si, em confronto da parte de baixo da tabela. Separamos para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: provável formação, táticas, jogadores para ficar de olho, pontos fortes e fracos e muito mais do Dragão Industrial.

Proletário deve ir a campo no 4-3-3 clássico (Feito no TacticalPad)

Apoie nosso site e não perca nada sobre os times do futebol pernambucano

COMO ATACA

Dono do oitavo pior ataque, o Confiança tem muitas dificuldades no setor. Os sergipanos dependem das jogadas individuais pelos lados com os pontas ou pelo meio com algum dos meio-campistas, pois a bola rotaciona pouco pela armação. Não por acaso, o principal garçom da equipe é um dos volantes, já a artilharia é dividida pelo centroavante com um extremo.

Nos últimos jogos, houve a alternância entre 4-2-3-1 e 4-3-3 de tática-base, com o jogador mais centralizado do primeiro sistema sendo o articulador. Os azulinos têm usado mais frequentemente essas duas linhas de 3 para atacar e valorizando muita as peças da beirada nos lances criados, visando infiltrar entrelinhas.

Ainda assim, um dos pontos que a marcação alvirrubra precisa se atentar é na movimentação dos atletas do setor ofensivo. Apesar do centroavante ter faro de gol, nenhum fixa na sua posição, tentando assim confundir a defesa ao marcar individualmente; por outro lado, facilita se os defensores ficarem bem postados para fecharem os espaços.

Azulinos formam trinca ofensiva ao atacar e com meio-campistas chegando mais afastados (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Com a sexta defesa mais vazada da Segundona, o Dragão tem sofrido muito principalmente nos últimos duelos. Dos sete disputados em dezembro, foram 13 gols sofridos, gerando cinco derrotas, um empate e somente uma vitória, o que tem preocupado o treinador Daniel Paulista e os torcedores na reta final da competição.

A postura da marcação tem variação, mas com um ponto em comum: duas linhas de 4. A depender do encaixe do ataque adversário, o Azulão performa no 4-4-2, buscando evitar que haja jogo apoiado e os lances terrestres, mas deixam espaços quando há lançamentos profundos quebrando a primeira linha.

Uma das performances defensivas dos sergipanos é o 4-4-2 clássico (Imagem: Premiere)

Outra opção é o 4-1-4-1 ao se defender, que fecha mais as brechas e poucas são as jogadas trabalhadas. Dessa maneira, o Proletário tem como armas no setor a solidez das peças e o preenchimento em campo, enquanto que abre a possibilidade para um ataque veloz e móvel entre infiltrado, forçando mais os defensores a jogarem com linhas médias-baixas.

Daniel Paulista por vezes promove um 4-1-4-1 na transição defensiva (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Guilherme Castilho (VOL) – Apesar de jovem, o cabeça de área formado no Atlético-MG e emprestado ao Confiança é um dos principais líderes do meio-campo. Forte na bola parada, o meio-campista vem se destacando mais em assistências, sendo o maior garçom da equipe ao servir os companheiros em cinco oportunidades.

Reis (PE) – Autor do gol da vitória na partida do turno, o ponta azulino divide a artilharia do time na Segundona com Renan Gorne, ambos com com sete gols. Em contrapartida, foi o artilheiro em 2020, balançando as redes por 14 vezes, muito pelo fato de fazer boas jogadas individuais e ter a finalização de característica mais importante.

Créditos da foto principal: Mikael Machado/ADC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: