Sport na Série A: como joga taticamente o Palmeiras

Por: Felipe Holanda

Missão árdua, mas de boas lembranças. Para seguir afastado do Z-4, o Sport encara o Palmeiras neste sábado (8), às 19h, na Ilha do Retiro, pela abertura da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar da boa fase dos alviverdes, os rubro-negros costumam levar vantagem em confrontos recentes.

Separamos para a torcida leonina tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, informações exclusivas de um setorista, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho e muito mais.

Em momento favorável após vitória acachapante por 3 x 0 sobre o River Plate na semifinal da Libertadores, o Porco deve poupar jogadores importantes pensando no embate da volta, mesmo com larga vantagem. Taticamente, a tendência é que o time se posicione baseado no 4-2-3-1 ante o Leão.

Provável disposição inicial dos palmeirenses na Ilha (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Uma das maiores características do Palmeiras no ataque é a rapidez na transição ofensiva. Costumeiramente veloz, a equipe consegue trocar passes verticais, geralmente explorando o 4-3-3 para quebrar as linhas da defesa adversária e levar perigo.

Nítido tridente ofensivo dos alviverdes contra o Bragantino (Imagem: Premiere)

“O Luiz Adriano deve ser poupado porque sempre tem um cuidado físico. O Willian deve atuar na referência e o Gabriel Veron é outro que pode jogar para ganhar ritmo de jogo porque volta de lesão, assim como o Zé Rafael”

Vinícius Bueno, da Rádio Bandeirantes

Mesmo cheio de alterações, a tendência é que o Verdão do treinador Abel Ferreira mantenha o esqueleto tático com a posse, como aconteceu na vitória sobre o Bragantino pelo placar mínimo, quando foi a campo com um time misto.

COMO DEFENDE

“Defesa que ninguém passa”. É o que o Palmeiras pode ostentar pelo menos nos três últimos jogos, todos decisivos. Zero gols sofridos. Apostando no 4-2-3-1 na maioria das vezes, a equipe alviverde tem linhas e conceitos definidos, sem depender das peças.

Postura defensiva dos comandos de Abel (imagem: Premiere)

Apesar de ágil nas transições, podendo se montar num 4-4-2 ou 4-5-1, o Porco já mostrou fragilidades lá atrás. Na Série A, são 25 bolas nas redes alviverdes em 26 jogos disputados.

“Na defesa, o Viña deve ser poupado visando o jogo contra o River, na terça. O Lucas Esteves deve ser o titular, mas também algum zagueiro canhoto pode fazer a lateral esquerda ou até o (Gustavo) Scarpa”

Vinícius Bueno, da Rádio Bandeirantes

PARA FICAR DE OLHO

Patrick de Paula (MEIA-VOL) – Jovem promessa do Palmeiras, Patrick é um volante moderno, canhoto, que tem ótima saída para o jogo e precisão na marcação. Sempre joga de cabeça erguida e chega bem para pisar na área e finalizar em gol, com três tentos assinalados no Brasileirão, além de uma assistência.

Raphael Veiga (MEIA) – Outro que vive boa fase e é o artilheiro da equipe na Série A, com oito bolas na rede, mesmo número de Luiz Adriano. Veiga é decisivo na posse, arma o jogo e não costuma perder chances claras de marcar. Olho nele.

Willian “Bigode” (ATA) – Longevo atacante que sempre foi goleador por onde passou. Como Luiz Adriano deve ser poupado para o jogo da Libertadores, Willian será o comandante de ataque e foco da maioria das atenções dos marcadores rubro-negros.

Quem não joga: Felipe Melo (cirurgia no tornozelo esquerdo), Wesley (cirurgia no joelho esquerdo), Luan Silva (cirurgia no joelho esquerdo) e Mayke (Covid-19).

Créditos da foto principal: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: