Vários critérios e ao mesmo tempo nenhum: análise Fluminense 1×0 Sport

Por: Felipe Holanda

O Sport voltou a perder pontos importantes na Série A em nova atuação controversa da arbitragem. Atuando com um homem a menos desde o primeiro tempo após marcação polêmica no árbitro de vídeo, o Leão jogou de igual para igual, mas foi derrotado pelo Fluminense por 1 x 0, neste sábado (16), no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Brasileirão.

A derrota deixa o time da Ilha do Retiro um pouco mais próximo da zona de rebaixamento. No entanto, os pernambucanos seguem a três pontos do Bahia, primeiro time do Z-4 e não serão ultrapassados pelo rival neste final de semana.

COMO FOI

Sem Thiago Neves, que não enfrentou o ex-clube por conta de suspensão pelo terceiro amarelo, os rubro-negros iniciaram o jogo com três volantes de ofício, tendo Betinho encarregado da criação de jogadas. Patric seguiu mais adiantado pela ponta direita e Raul Prata na lateral, formando um 4-1-4-1 como base.

Formação inicial dos rubro-negros no Rio (Feito no Tactical Pad)

Com muita movimentação dos volantes, o Sport dominou a posse de bola nos minutos iniciais, tendo Marcão, Ronaldo Henrique e Betinho participando diretamente da progressão de posse de bola. Além disso, os cabeças de área chegavam constantemente à grande área para surpreender a marcação rival.

Rubro-negros começaram bem no jogo, com presença ofensiva (Imagem: Premiere)

No ataque, a principal aposta dos comandados de Jair Ventura foi 4-3-3, com Patric pela direita, Marquinhos no lado oposto, e Dalberto centralizado, tentando jogar o oponente contra as cordas.

Aos poucos, o Flu ia respondendo e superou a posse de bola, mas apresentava lentidão na troca de passes, levando pouco perigo à meta de Luan Polli; na defensiva, os leoninos formavam uma de linha de quatro e outra de cinco sem dar espaços para o adversário se criar na partida.

Posicionamento defensivo dos visitantes (Imagem: Premiere)

Encaixando contra-ataques, o time da Ilha do Retiro quase chegou ao primeiro em subida de Raul Prata após bela abertura de Betinho. Dalberto arrematou firme, porém foi travado por Luccas Claro, que salvou chance clara de gol. Danilo respondeu do outro lado, mandando à esquerda do alvo.

E O VAR?

Até que Júnior Tavares foi expulso em lance duvidoso com checagem no árbitro de vídeo e Jair precisou mexer no time. Tirou Marquinhos para colocar Sander, fechando a lacuna por aquele setor, perdendo em presença ofensiva. E muito.

A alternativa foi colocar o prata da casa Ewerthon e sacar Ronaldo, com o intuito de fortalecer as investidas pelo lado direito do Leão. Além disso, também foi visto uma linha inicial de cinco na defesa, no 5-3-1. Um vacilo de Patric, contudo, rendeu o primeiro e único gol do jogo, assinalado por Lucca.

Leão na defesa com um homem a menos, ainda com o placar inalterado (Imagem: Premire)

A resposta rubro-negra veio em jogada de bola parada. Patric lançou na área e Dalberto cabeceou com muita consciência, vendo a bola carimbar caprichosamente a trave esquerda tricolor. No rebote, Matheus Ferraz ainda afastou de vez o perigo.

Sem jogar a toalha, o Sport seguiu buscando o gol de empate, entretanto, a diferença numérica dentro de campo acabou complicando demais o ímpeto leonino e o placar foi selado.

INTERPRETATIVO, MAS COM FALTA DE CRITÉRIO

O lance que praticamente decidiu a peleja, contudo, é considerado interpretativo. O que prejudica qualquer análise é a falta de critério dos árbitros. O “vilão” da vez foi o longevo Héber Roberto Lopes, além de toda a equipe do VAR. Júnior Tavares não teve a intenção, mas – de fato – chegou atrasado na jogada. Talvez caberia amarelo.

Por outro lado, o Flu teve um gol anulado em marcação também questionável. A arbitragem assinalou falta em Adryelson e anulou o gol que abriria o placar ainda na primeira etapa.

Créditos da foto principal: Mailson Santana/Fluminense FC

Um comentário em “Vários critérios e ao mesmo tempo nenhum: análise Fluminense 1×0 Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: