Náutico na Série B: como joga taticamente o Oeste

Por: Mateus Schuler

Faroeste alvirrubro. Precisando “deixar o marasmo da fazenda” e voltar a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico aposta muitas de suas fichas no confronto contra o já rebaixado Oeste nesta quarta-feira (20), às 19h15, pela 36ª rodada, com um único objetivo: seguir fora do Z-4; partida será disputada nos Aflitos.

Separamos para a torcida do Timbu tudo sobre o próximo adversário: provável formação tática, números no campeonato, jogadores para ficar de olho, pontos fortes e fracos, e muito mais sobre o Rubrão.

O adversário vem literalmente a cavalo, mesmo com o rebaixamento já decretado antecipadamente. Sob o comando de Roberto Cavalo, a equipe paulista vai a campo com duas ausências: zagueiro Vitão e volante Yuri, que cumprem suspensão; enquanto na zaga Caetano ganha a vaga, Betinho deve entrar na cabeça de área.

Mesmo rebaixado, Rubrão deve ter base titular mantida (Feito no TacticalPad)

Apoie nosso site e não perca nada sobre os times do futebol pernambucano

COMO ATACA

O pior ataque da Segundona com 26 gols, ao lado do Botafogo-SP, vive um momento até positivo nas últimas partidas, apesar da queda decretada. Dos cinco jogos que disputou antes da confirmação do descenso, marcou quatro vezes, sendo três de peças ofensivas; no geral, foram 16 tentos saindo de um atacante, representando 61,5%.

Postado sempre com uma trinca, composta pelos pontas e o centroavante, o setor não é efetivo na criação e pouco agride. Por outro lado, guardam bem as respectivas posições, falhando na comunicação entre si e sem conseguir levar perigo ao adversário; no meio-campo, porém, há uma variação entre o 4-1-2-3 e o 4-2-1-3, a depender do encaixe defensivo rival.

Frequentemente há também uma alternância no posicionamento das peças de frente, pois as das beiradas e a da referência são velozes. O ponto fraco, no entanto, é o baixo número de arremates a gol, com média de 8,7 chutes, atrás apenas de Figueirense e Brasil, com 7,8 e 7,6, respectivamente.

Apesar da trinca ofensiva ser bem postada, o rubro-negro finaliza pouco (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Isolado com a defesa mais vazada da Série B, com 55 gols sofridos, o Rubrão deixou a desejar, mas tem atletas com bom desempenho defensivo. O maior destaque, incrivelmente, é o goleiro Caíque França, pois foi quem mais entrou em campo – 23 jogos – ao lado de Luiz e tem menor média de tentos por jogo dentre os testados no setor, com 1,21.

Recentemente, o comandante rubro-negro tem apostado em se defender de investidas dos adversários com uma linha de 5, porém não tem obtido tanto êxito. Com blocos médios-baixos, o principal jogador da zona defensiva é o volante Yuri, com 3,3 desarmes por partida, porém não vai estar presente por cumprir suspensão e seu espaço pode ser explorado.

Mesmo com linha de 5, defesa do Rubrão tem falhas de compactação (Imagem: SporTV/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Caíque França (GOL) – Mesmo liderando a pior defesa da Série B, o goleiro formado na base do Corinthians é o jogador de mais destaque no setor. Nos 23 confrontos disputados com a camisa do Oeste durante toda Segundona, foram 87 defesas realizadas, o que o faz ser o quinto melhor goleiro nesse quesito.

Fábio (CA) – O centroavante do Rubrão, vice-artilheiro da competição em 2019, é o atleta mais importante da equipe. Dos 26 gols marcados pelo time paulista, marcou cinco – divide artilharia com Pedrinho – e foi garçom duas vezes, o que representa 27% de participação; com muita mobilidade, pode dar trabalho à marcação alvirrubra.

Pedrinho (PE) – Com muita velocidade e movimentação em todo o setor, o ponta dos paulistas é uma das armas no ataque. Mesmo sem servir seus companheiros, mostra boa postura na linha ofensiva e tem bom poder de finalização. Não por acaso, deu apenas 28 finalizações e fez cinco gols, que o faz ter média de um tento a aproxidamente cinco chutes.

Créditos da foto principal: Guilherme Drovas/Oeste FC

“Marasmo da fazenda” é referência à música “Faroeste Caboclo”, de Renato Russo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: