Sport na Série A: como joga taticamente o Bahia

Por: Felipe Holanda

*Com informações de Lucas Cezar, do @canaldolc

Jogam-se os dados. Em jogo que deve ser marcado pela estratégia, o Sport faz clássico decisivo frente ao Bahia no “tabuleiro” da Ilha do Retiro valendo um suspiro de distância do Z-4 da Série A do campeonato Brasileiro; antagonistas põem a rivalidade à prova neste domingo (24) às 18h15, pela 32ª rodada.

Separamos para a torcida rubro-negra tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho e muito mais sobre o Tricolor de Aço.

Para o embate com os leoninos, o técnico Dado Cavalcanti tem o retorno de Gilberto e Daniel, que voltaram aos treinos após período em isolamento. Anderson Martins, recuperado de dores no joelho, também pode aparecer no time. Em contrapartida, Ramon, suspenso, Mateus Claus, com lesão na coxa, e Clayson, com Covid-19, são desfalques certos; de toda forma, a equipe se postará no 4-2-3-1.

Provável formação inicial dos baianos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Comandado por Dado Cavalcanti, velho conhecido do futebol pernambucano, o Bahia costuma atacar com muitas movimentações na trinca ofensiva, sempre em transições rápidas num 4-3-3. Além disso, conta com o apoio constante dos laterais pisando na área adversária ou arrematando fora dela.

Investida ofensiva dos baianos diante do Athletico (Imagem: Tnt Sports/Brasil)

A construção ofensiva do time de Dado passa diretamente pelos pés e mentes do meia central, seja Rodriguinho ou Índio Ramírez. O colombiano, que vem sendo utilizado nos últimos jogos como titular, se posiciona bem entrelinhas e infiltrações que resultam em perigo ao rival; contra o Furacão, Rodriguinho atuou como uma espécie de falso nove, também por dentro.

“O Tricolor tem muita qualidade usando os lados do campo, seja com os pontas, seja com os laterais, sempre subindo. É um time que procura trabalhar bem a posse e encontrar espaços”

Lucas Cezar, setorista no @canaldolcc

COMO DEFENDE

O Esquadrão sofreu bastante com a inconstância defensiva na Série A, principalmente quando era comandado por Mano Menezes. Agora Dado tenta corrigir os erros, com o meio-campo sendo mais povoado ao usar dois volantes de contenção.

Ao mesmo tempo em que os laterais apoiam, deixam brechas nos casos de contra-ataque. Nino Paraíba e Matheus Bahia já deixaram à defesa baiana desguarnecida algumas vezes. O déficit é algo que pode bem aproveitado pelo rubro-negro pernambucano.

Vacilo defensivo do Tricolor (Imagem: GE)

“Nino é o ponto fraco da marcação, pois sempre está subindo no apoio ou finalização e deixa espaços nas costas para infiltração adversária”

Lucas Cezar, setorista no @canaldolcc

PARA FICAR DE OLHO

Gregore (MD) – Uma peça que não aparece tanto no esquema de Dado mas é essencial para o rendimento do time. Protege bem a defesa da equipe de Dado e é um bom ladrão de bolas, com média de 2,3 carrinhos por jogo neste Brasileirão.

Thiago – (PE/PD) – Jovem promissor, pode atuar nos dois lados como extremos, sempre abusando da amplitude e “rasgando” as linhas rivais. Thiago marcou, inclusive, o único gol da vitória contra o Athletico na última rodada.

Gilberto (CF/PE) – Volta depois de isolamento por Covid-19 e é o grande destaque do Bahia, sendo o artilheiro dos tricolores no Campeonato Brasileiro, com sete gols marcados, além de uma assistência. Perigo constante e digno de muita atenção para a marcação pernambucana.

*Lucas Cezar é baiano e jornalista independente no @canaldolcc

Créditos da foto principal:  Felipe Oliveira / EC Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: