O bêbado e o equilibrista: análise Botafogo 0 x 1 Sport

Por: Felipe Holanda

O Sport empurrou um bêbado trajando luto* ladeira abaixo. Mesmo sem jogar bem, derrotou o frágil Botafogo por 1 x 0 nesta sexta-feira (5), no Nilton Santos, pela 34ª rodada da Série A do Brasileiro, se equilibrando na corda bamba e deixando o Z-4. De quebra, o Leão “fechou” o caixão dos alvinegros, que foram rebaixados à Segundona.

Os três pontos deixam o rubro-negro fora da zona de degola, além de garantir fôlego importante na luta contra a queda. Agora com 38 pontos somados e dois à frente do Bahia, 17º colocado, os pernambucanos pularam à 14ª posição na tabela.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Jair Ventura foi conservador e não promoveu tantas surpresas na equipe titular. Voltando de suspensão, o volante Marcão entrou no lugar de Ronaldo Henrique, enquanto Ewerthon foi mantido entre os 11, repetindo o esqueleto que iniciou contra o Flamengo, explorando um 4-2-3-1 como tática base.

Formação inicial dos leoninos no Rio de Janeiro (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Precisando vencer a qualquer custo, o Bota começou incendiando a peleja, muito por conta das investidas do jovem talentoso Matheus Nascimento, de apenas 16 anos, que colocou Luan Polli para trabalhar. O Sport, por sua vez, respondeu no 4-4-2 defensivo de olho em fechar espaços e frear o ímpeto botafoguense.

Compactação defensiva dos visitantes no início da partida (Imagem: Premiere)

Aos poucos, o Leão ia nivelando as ações e esfriando o fervor inicial dos cariocas. Valorizando melhor a posse, veio a primeira jogada bem construída, quando Thiago Neves abriu e Ewerthon levantou na área. Marquinhos até completou o cruzamento, mas foi travado na hora do arremate.

Prevendo um bom momento, Marcão assustou ainda mais, obrigando Diego Loureiro a defender chute difícil. No lance, a arbitragem ainda marcou pênalti após revisão no árbitro de vídeo. Iago Maidana não titubeou na cobrança e fez o único gol do jogo a favor dos pernambucanos.

O rubro-negro seguiu apostando no lado direito, seja com Ewerthon, Dalberto ou Patric, algo próximo do 4-3-3, e podia ter ampliado a vantagem se tivesse melhor pontaria. Do outro lado, o alvinegro remava, remava, remava e não saía do canto. Além das fragilidades, esbarrava numa incrível maré de azar.

Tentativa de ataque dos leoninos já após o gol (Imagem: Premiere)

Jair tentou corrigir alguns erros na etapa final, quando colocou Sander na vaga de Júnior Tavares, já que Kevin vinha tirando seu sossego pela direita. Além do lateral, Márcio Araújo assumiu o posto de Betinho como volante; Rafael Thyere também entrou fazendo o time jogar com três zagueiros, sacando Ewerthon e adiantado Patric para a ala.

Recuado, acabava chamando o Bota e gerando perigo à meta de Polli. Numa dessas investidas, José Welison arriscou de longe e por pouco não deixou tudo igual. Vendo o adversário crescer, Ventura se fechou de vez, chegando a formar um 5-4-1 ou 6-3-1, com Patric flutuando entre as primeiras linhas.

Ferrolho defensivo dos venturistas (Imagem: Premiere)

A máxima de que “água mole, pedra dura, tanto bata até que fura” não vingou desta vez. O Fogo insistiu até o fim, mas faltou capacidade para contrariar o resultado e o revés acabou acontecendo, sacramentando o doloroso renaixamento.

A esperança do Sport, dançando na corda bamba de sobrinha, tem um novo capítulo no embate contra o Internacional na próxima quarta-feira (10), em Porto Alegre, pela 35ª rodada do Brasileirão.

*O Bêbado e o equilibrista é uma composição de Aldir Blanc e João Bosco, que ficou famosa nos timbres de Elis Regina

Créditos da foto principal: Vítor Silva/BFR

2 comentários em “O bêbado e o equilibrista: análise Botafogo 0 x 1 Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: