Sport na Série A: como joga taticamente o Botafogo

*Com informações de @sergiostn_

Por: Felipe Holanda

Uma estrela solitária e (des)conduzida no universo do Sport. Na iminência do rebaixamento, o Botafogo encara o Leão buscando um facho de luz para ao menos sonhar em deixar a lanterna e faiscar luta contra a queda; embate acontece nesta sexta-feira (5), às 20h, no Nilton Santos, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aquém da estrada dos louros, o Bota empilha 17 derrotas em 33 jogos e é dono do pior aproveitamento no Brasileirão, pouco mais de 24%. Separamos para a torcida rubro-negra tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, informações exclusivas de um setorista, destaques, e muito mais sobre o alvinegro.

Apoie nosso site e não perca nada sobre o seu time de coração

Com a corda no pescoço e podendo ser rebaixado em caso de derrota, o time comandado por Eduardo Barroca vai a campo apostando no 4-2-3-1 repleto de jovens. A começar pelo terceiro goleiro, Diego Loureiro, que assume a vaga do xará Cavalieri; Gatito, o titular da posição, segue lesionado.

COMO ATACA

A esperança nos jogadores da base tem um nome em especial: Matheus Nascimento. Com apenas 16 anos, ele já dá indícios de ser diferenciado e vem mostrando personalidade com a bola nos pés, apesar da idade. A joia alvinegra costuma atuar aberto pela direita, podendo centralizar em alguns casos.

Postura ofensiva do atleta botafoguense, puxando a marcação pelos lados (Imagem: GE)

Sua importância vai, inclusive, além do ataque, já que Matheus auxilia bem na recomposição e não desiste da jogada. Foi dele o desarme e a assistência ao gol de Rafael Navarro no empate fora de casa contra o Palmeiras, tratado pelos botafoguenses como positivo.

“O time tem muita dificuldade de criar jogadas por meio de triangulações, toques e movimentações sem bola desde a saída de Keisuke Honda. O jovem tem chamado a responsabilidade. Outro ponto importante é a participação dos laterais no momento ofensivo – apesar de o aproveitamento nos cruzamentos ser ruim”

Sérgio Santana, setorista do Botafogo no Lance!

COMO DEFENDE

Dono da terceira defesa mais vazada, o Botafogo não vem sendo herói a cada jogo e acumula 52 gols sofridos no Brasileirão, à frente apenas de Bahia (55) e Goiás (57), com média de 1,38 a cada 90 minutos. Nas últimas partidas, Barroca vem apostando geralmente num 4-2-3-1 sem a bola, estratégia que não vem dando resultado.

Posicionamento defensivo no clássico carioca frente ao Fluminense (Imagem: GE)

Defensivamente, por sinal, não há nada de Barroco, exceto pela referência ao sobrenome do treinador. Normalmente tendo erros grosseiros na transição defensiva, a equipe alvinegra costuma ser lenta, com os pontas que voltam para marcar se perdendo quando uma bola, por exemplo, atravessa o campo em diagonal e chega a um jogador do time adversário no lado da área.

“Uma das grandes dificuldades do Botafogo em toda a temporada é em como defender a bola coberta. Em termos gerais, é um time marcado por ter os três meio-campistas saindo da própria posição para tentar roubar a bola, o que deixa alguns espaços na entrelinha”

Sérgio Santana, setorista do Botafogo no Lance!

PARA FICAR DE OLHO

Victor Luís (LE) – Um dos poucos que mantém regularidade no time, o lateral-esquerdo é importante na profundidade e amplitude, geralmente chegando bem para cruzar na área. Também dá sua contribuição na bola parada, com dois gols e uma assistência na Série A até aqui.

Caio Alexandre (MC/VOL) – Peça-chave da equipe de Barroca, dando fluidez ao jogo e com boa qualidade no passe. Caio Alexandre, por sinal, não traz boas lembranças à torcida leonina, já que marcou um dos gols na vitória botafoguense por 2 x 1, na Ilha, no primeiro turno.

*Sérgio Santana é carioca, jornalista e repórter do Lance!

Créditos da foto principal: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: