Sport na Série A: como joga taticamente o Bragantino

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

A três pontos do paraíso. Podendo garantir permanência antecipada na elite, o Sport recebe o Bragantino na Ilha do Retiro com apenas um objetivo: abrir distância do Vasco, que abre o Z-4 e está em situação desesperadora; embate acontece nesta segunda-feira (15) às 20h, no Recife, pela antepenúltima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Leão, por outro lado, terá páreo duro pela frente, já que o oponente vem embalado no ritmo de Claudinho, um dos principais nomes da competição até aqui. Separamos para a torcida rubro-negra tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais sobre o Massa Bruta.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do Sport, seu time de coração

Para o confronto que pode encaminhar a vaga dos paulistas na Copa Sul-Americana, Mauricio Barbieri não vai poder contar com quatro jogadores: Edimar, suspenso pelo terceiro amarelo, Léo Ortiz, após testar positivo para Covid-19, além de Artur e Helinho, que estão vetados por dores musculares. Em contrapartida, Fabrício Bruno e Lucas Evangelista voltam a ser opção ao comandante.

Provável formação tática da equipe de Barbieri (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Postado no 4-1-4-1 ao atacar, o Massa Bruta possui muita intensidade. A maioria das jogadas saem dos pés de Claudinho, principal responsável pela criação e articulação; não por acaso, é o quinto jogador que mais cria, com 10 grandes chances. O camisa 10, inclusive, é um dos artilheiros da Série A, com 17 gols, ao lado de Marinho.

Sem atuar fixo e isolado na armação, tem Ryller dando suporte pela faixa central do meio, enquanto os extremos ajudam na quebra das linhas defensivas adversárias com velocidade. Na referência, Ytalo joga um pouco mais solto, porém ajuda atraindo a marcação para fora da área, que faz os pontas darem mais infiltrações.

A forte presença ofensiva é evidenciada nos números. O time de Bragança Paulista é dono do sétimo melhor ataque da Série A, com 49 gols marcados, além de ser o quarto com mais finalizações por jogo: média de 11,3, atrás apenas de Atlético-MG, São Paulo e Flamengo, que estão também à sua frente nas redes balançadas.

Posicionamento ofensivo no gol diante do Flamengo (Imagem: Sportv/Premiere)

COMO DEFENDE

Com linhas médias-altas, a marcação alterna frequentemente, podendo ser individual ou por zona a depender da postura adversária. O encaixe alternado busca recuperar a posse e ter um contra-ataque mais veloz, com o meio sempre povoado.

Outra opção é formar um 4-4-2 e os blocos médios, deixando os pontas abertos na faixa central e os volantes por dentro. Claudinho cai ao lado de Ytalo no ataque, o que facilita na transição num possível contragolpe, ganhando em velocidade.

A recomposição defensiva, porém, é falha e possui algumas brechas. A intensidade gera muitos espaços entrelinhas, seja pelos cabeças de área junto aos zagueiros ou nos lados com extremos ao lado dos laterais.

Marcação desorganizada da equipe de Barbieri (Imagem: Sportv/Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Raul (VOL/MEIA) – O maior distribuidor de bolas do time de Bragança Paulista. Com um passe refinado, Raul é o aliacerce da construção ofensiva do Braga e participa efetivamente da posse, seja recuando para fazer uma saída de três com os zagueiros ou para lançar os extremos e meias em profundidade.

Claudinho (MEIA/ATA) – Falar de Claudinho é “chover no molhado”. Fazendo grande campeonato, o atleta tem uma vasta capacidade criativa, arma bem e chega sempre com perigo para finalizar. Não por acaso, é um dos artilheiros da Série A com 17 gols marcados, sendo seis deles de fora da área, média de 0,19 por jogo.

Ytalo (CA) – Uma peça que vem sendo primordial para o funcionamento do ataque do Massa Bruta. Ytalo sabe estar bem posicionado para fazer triangulações com os companheiros e tem finalização calibrada, acumulando seis assistências e cinco tentos assinalados neste Brasileirão.

Créditos da foto principal: Ari Ferreira/Bragantino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: