Santa Cruz na Copa do Nordeste: como joga taticamente o Vitória

Por: Felipe Holanda

Ficha trocada para a Lampions. Após estrear com o pé direito, o Santa Cruz de João Brigatti foca as atenções na busca pelo bicampeonato da Copa do Nordeste. No caminho, um velho rival nordestino: o Vitória. Clássico regional acontece neste sábado (27), às 16h, no Barradão, pela rodada de abertura.

Maior campeão do Nordeste, com quatro taças, o rubro-negro baiano quer largar com o pé direito e deve dar trabalho. Separamos para a torcida coral tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Leão da Barra.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Ainda utilizando um time de transição, repleto de jovens do sub-23, os comandados do técnico Rodrigo Chagas devem ir a campo com algumas novidades. Uma é certa: a ausência do meia Eduardo, vetado pelo departamento médico. Soares, que marcou um gol na vitória frente ao Atlétido de Cajazeiras pelo Estadual, assume. Outra possibilidade, a incerta, é a aparição do volante Gabriel Bispo na vaga de João Pedro.

Provável formação dos baianos para a estreia (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O Leão da Barra vem mostrado neste início de temporada que costuma agredir o adversário com muita velocidade nas duas últimas linhas. A juventude do time é a deixa ideal para Chagas explorar o 4-2-3-1 com o apoio constante dos laterais e empurrar o rival contra a sua própria meta; o 4-3-3 também é opção.

Investida ofensiva diante do Atlético de Cajazeiras (Imagem: TVE)

Vico é um dos pilares do Vitória de 2021. Pode fazer uma função mais aberta pelo lado direito, ou buscar a bola lá de trás, mais por dentro, com a liberdade de distribuí-la. Sai dos pés dele a maioria das chances de perigo dos baianos. Flutuando e trocando de posições com os meias-atacantes, Vico e é um dos remanescentes do que poder ser classificado como o “time principal”.

O maior construtor do rubro-negro é o canhoto Fernando Neto, que tem uma boa visão de jogo e dá passes importantes com sua perna esquerda. Se livre e tiver tempo de pensar, pode causar um estrago na transição defensiva do Santa Cruz de Brigatti.

COMO DEFENDE

Marcando por encaixes, o Vitória se fecha com duas linhas de quatro quando o adversário o golpeia. Como os volantes sobem muito, por vezes a primeira das linhas fica desguarnecida, o que faz um dos meias voltarem para cobrir o buraco. Outro ponto fraco da equipe de Rodrigo Chagas de é a lentidão e espaçamento entrelinhas, algo que pode ser justificado pela média de idade.

Rubro-negro com linhas bem espaçadas (Imagem: TVE)

Não por acaso, foram quatro gols sofridos nas duas primeira rodadas do Campeonato Baiano: 2 x 1 sobre o Atlético e empate em 3 x 3 com o UNIRB. O lado mais frágil do Leão é pela esquerda, com o experiente Wallace vivendo má fase. Um bom motivo para o Santa exploras as investidas de Chiquinho e Didira.

PARA FICAR DE OLHO:

Fernando Neto (MEIA) – Como dissemos acima, Fernando é o meia de criação e fundamental na progressão de posse de bola do rubro-negro. É também um dos mais experientes e líderes do time, com 28 anos. Acumula passagens por clubes até da Europa, como no Paços de Ferreira-POR.

Vico (MEIA/ATA) – Grande válvula de escape do time pelos lados, Vico é o motor do Vitória e costuma criar chances de perigo, geralmente quando atua aberto pela direita para fazer o “facão” e tentar o arremate em gol. Precisa ser bem marcado.

Samuel (ATA) – Referência ofensiva da equipe, o atacante não costuma perder grandes chances. Não finaliza muitas vezes, mas tem precisão na hora de balançar as redes rivais. Samuel merece atenção especial da zaga tricolor.

Créditos da foto principal: Letícia Martins/ECV



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: