Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Central

Por: Felipe Holanda

Uma Patativa dilacerada no caminho do Santa Cruz. Vindo de goleada massacrante na estreia, o Central recebe a Cobra Coral na lanterna e com o sinal de alerta mais do que ligado. Duelo acontece nesta quarta-feira (3) às 16h, no Estádio José Luiz Lacerda, o Lacerdão, em Caruaru, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano.

Os centralinos vão a campo com a missão de sair da lanterna do Estadual e deixar o time em melhor colocação para a chegada do novo treinador. Separamos para a torcida coral tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, informações exclusivas de um setorista, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do alvinegro.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

O confronto com o Tricolor do Arruda será o último sob o a batuta de Catende, já que Pedro Manta foi anunciado para comanda a equipe na temporada. Com o elenco em formação, a Patativa deve repetir o esquema utilizado no revés vexatório contra o Náutico, nos Aflitos, quando perdeu por 5×0, mas com Mateus Issa na vaga de Alex Moreira – deslocando Gleidson Sena à zaga – e Jean Moser estreando no lugar de Palacios.

Caruaruenses devem ter apenas duas mudanças contra Santa Cruz (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Postado com dois meio-campistas armadores e outros dois na marcação, o time caruaruense vai tentar apostar no feijão com arroz para atacar. Sem se espaçar tanto, o Central deve formar um clássico 4-2-2-2, cabendo assim a David e Júnior Lemos para fazer a criação, enquanto que Madson e Djair são as peças da transição.

Bem como foi na goleada sofrida diante do Timbu, dificilmente Catende fará a equipe propor jogo ofensivo. A tendência é apostar na velocidade do meio-campista Júnior Lemos e do atacante Dodô nos contra-ataques, já que não há poder criativo para trabalhar as jogadas; os alvinegros podem ainda se postar no 4-2-3-1, com David aberto na direita, Dodô na esquerda e Júnior no meio.

“Com duas mudanças, a postura não deve mudar tanto para a partida. Sabendo da limitação da equipe, Catende deverá apostar mais nos contra-ataques”

Fagner Andrade, repórter da Rádio Cultura do Nordeste
Patativa pode alternar entre o 4-2-2-2 e o 4-2-3-1 no campo ofensivo (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Na defesa, os centralinos se posicionam em blocos médio-baixos, com um 4-4-2 e variando para um 4-1-4-1. Quando performam com as duas linhas de 4, sem ninguém entrelinhas, Júnior Lemos fica encarregado de recuar e tentar segurar mais a intermediária adversária, já os volantes tentam evitar passes e chutes de média-distância.

Como foi visto na estreia, o time se expõe muito defensivamente, ainda que tentem fechar todos os espaços. Descompactado, porém, permite que os atacantes infiltrem tanto pelos lados, como pelo meio, principalmente com jogadores velozes e/ou de boa movimentação, o que pode ser um trunfo ao Santa Cruz se fizer transições rápidas.

“Catende deverá adotar uma postura defensiva contra a Cobra Coral, já que no primeiro jogo a equipe se mostrou muito frágil. Gleidson Sena deve ocupar sua posição de origem, enquanto Mateus Issa ganha chance na lateral”

Fagner Andrade, repórter da Rádio Cultura do Nordeste
Centralinos devem manter o esquema com duas linhas de 4 na defesa (Imagem: Premiere)

PARA FICAR DE OLHO

Júnior Lemos (MEI) – Principal nome dentre os prováveis titulares, estava no elenco vice-campeão de 2018 e é a referência técnica do time. Responsável pela criação das jogadas, tem como arma também finalizações de média-distância, buscando ser o “cérebro” da equipe enquanto os demais reforços não são oficializados.

Jean Moser (ATA) – Centroavante de origem, Jean aparece como uma das esperanças do alvinegro caruaruense nas bolas alçadas na área adversária, mesmo o atacante tendo realizado apenas dois treinos. Contratado para ser o homem-gol da Patativa, fará a estreia e pode ser uma alternativa no setor ofensivo.

Créditos da foto principal: Carlos Recúpero/Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: