O que esperar taticamente de Jean Quiñonez no Santa Cruz

Por: Felipe Holanda

Promessa positiva. É assim que pode ser definido o novo reforço do Santa Cruz para temporada: Jean Quiñonez. O equatoriano chega ao Arruda após se destacar nas categorias de base do Palmeiras e pode cair como uma luva no esquema utilizado por João Brigatti neste início de 2021.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o novo contratado, com principais posicionamentos táticos, números na carreira, pontos fortes e fracos, e muito mais de Quiñonez, que pode atuar como meia-atacante ou lateral-esquerdo.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Jovem, 19 anos e longe de casa. As comparações com Alphonso Davies do Bayern de Munique são inevitáveis, guardadas as proporções. Justamente porque as principais características de Jean Quiñonez são o bom domínio com a bola nos pés e as investidas – geralmente letais – pelo lado esquerdo, por onde se destacou na base do Palmeiras.

Quiñonez constrói jogada perigosa (Imagem: Band)

No Santa Cruz, como Brigatti vem utilizando um tridente de defensores, Quiñonez tende a ser importante, principalmente dando velocidade à transição ofensiva coral e opções futuras de passe. O equatoriano, contudo, ainda não data para estrear e espera regularização.

Possível time com o gringo” aberto pela esquerda (Feito no Tactical Pad)

ATACANDO

Se tiver espaço, a progressão de posse é quase certa. Outra característica de Jean Quiñonez, ao mesmo tempo em que puxa contra-ataques, é saber servir bem os companheiros para um possível arremate no gol adversário.

Mais uma investida de Quiñonez pela esquerda (Imagem; MyCujoo)

Velocidade indefectível e um condicionamento físico favorável: o equatoriano sabe bem como funciona o jogo reativo. De quebra, confia em seu potencial velocista para avançar no terço final do campo, criando chances claras ao pegar a marcação rival desprevenida.

DEFENDENDO

Em jogos de base pelo Palmeiras, de 2020 até aqui, Quiñonez também mostrou que sabe fechar bem o lado esquerdo caso haja necessidade, se unindo aos zagueiros na cobertura defensiva, formando uma primeira linha de quatro.

Novo contratado auxiliando na defesa (Imagem: MyCujoo)

Como sobe demais, o equatoriano costuma deixar brechas lá atrás e precisa de uma cobertura ágil. A única possibilidade de ter com Quinonez no time sem os três zagueiros são em situações de emergência, caso o Santa busque a virada no placar e aposte em Willian Alves e Danny Morais na dupla de zaga.

Já em condições normais, entrando de início, o contratado deve dividir funções com Didira ou Chiquinho pela esquerda, tendo Célio Santos no suporte. Jean tende a ser titular do time principal quando regularizado, já que Leonan vem sofrendo com problemas físicos.

O CONTRATADO EM NÚMEROS

Apesar de jovem, Jean Quiñonez tem números de respeito nas categorias de base. Com 13 jogos pelo Sub-20 do Palmeiras na última temporada, foi um dos destaques na caminhada do título paulista da categoria após triunfo sobre o rival Corinthians nas cobranças de pênalti.

Antes de chegar ao brasil, teve uma rápida passagem pelo Gafanha de Nazaré, de Portugual, mas começou sua trajetória no futebol no Universidad Catolica-EQU, um dos clubes que mais revela bons jogadores no futebol sul-americano.

No Santa Cruz de 2021, o equatoriano deve ser carta marcada nos times de transição utilizados por João Brigatti e precisa ter rodagem para mostrar – de fato – a que veio.

Créditos da foto principal: César Greco/Palmeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: