Santa Cruz na Copa do Nordeste: como joga taticamente o ABC

Por: Felipe Holanda

Um adversário de “peso”. Buscando somar seus primeiros pontos na Copa do Nordeste, o Santa Cruz recebe o ABC para vencer e não se desgarrar do G-4 do Grupo A. Já o elefante, que vem de empate na estreia, tem o mesmo objetivo. Confronto acontece neste domingo (7), às 16h, no Arruda, pela segunda rodada do Nordestão.

Após atuação oscilante diante do Ceará, time de primeira divisão, o paquiderme agora quer surpreender fora de casa. Separamos para a torcida tricolor tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Alvinegro Potiguar.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Comandados por Sílvio Criciúma, com passagem recente pelo Central, os abecedistas têm alguns problemas na escalação. A começar por Marcos Antônio, o principal responsável da criação de jogadas, que está suspenso em competições da CBF. Denner, criado no clube, assume a posição.

Provável formação dos alvinegros no Recife (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Tendo a bola no terço final do campo, a equipe de Sílvio Criciúma costuma ser agressiva, geralmente apostando num tripé, formando um 4-3-3 com Wallyson na referência e muita intensidade pelos lados. A estratégia dá ao ABC muito mais velocidade na transição, quando os alvinegros buscam pegar o oponente de surpresa.

Investida abecedista na estreia (Imagem: Nordeste FC)

“O time vem reformulado em relação à Série D do ano passado (2020), quando não conseguiu o acesso, mas mantém o esqueleto tático, se postando geralmente num 4-4-2 tradicional. Na segunda linha de quatro, porém a equipe não tenha meia de ofício. Por isso, costuma explorar muito as jogadas laterais”

Dionísio Outeda, repórter da Rádio 98FM

Outra aposta é cadenciar o jogo no meio, tentando vencer numericamente o rival e ter chances de chegar ao gol. Em contrapartida, o Elefante não conta com a boa fase dos homens de ataque, com apenas dois gols marcados em três jogos de 2021.

COMO DEFENDE

Quando pressionado, o ABC se defende em blocos médios, geralmente marcando por zona e já visando os contra-ataques pelos lados, com Maycon Douglas e Willian Anicete. O maior déficit que o time vem apresentado é a falta de acerto nos desarmes, o que inevitavelmente acaba ocasionando chances claras para o adversário.

“O time marca já pensando no ponto futuro. Costuma subir a marcação, utilizando um 3+4 lá na frente para apertar a saída rival logo na intermediária. Na recomposição, Wallyson cai no ataque com Denner, mas pode ser também Anicete, deixando Maycon aberto com algum dos dois”

Dionísio Outeda, repórter da Rádio 98FM

Buscando se fechar na defesa, o Elefante explora uma espécie de 4-3-1-2, com dois atacantes abertos e o meia de criação na sobra de bola, enquanto os outros sete jogadores de linha recompõem para fechar os espaços. Foi o que aconteceu diante do Força e Luz pelo Estadual.

Postura defensiva do alvinegro no Potiguar (Imagem: Band/RN)

PARA FICAR DE OLHO

Wellington (GOL) – Um dos mais regulares do ABC neste início de temporada. Apesar dos gols sofridos, ainda não falhou em nenhum deles e vem empilhando defesas importantes seja pelo Estadual ou pela Copa do Nordeste. Os atacantes corais precisam estar com a pontaria calibrada contra Wellington.

Wallyson (MEIA/ATA) – Velho conhecido dos corais, com passagem pelo próprio Arruda e outros times grandes do futebol nacional. Mesmo sem estar na flor da idade, Wallyson vem sendo importantes para o Elefante na temporada, com participações efetivos nos dois tentos anotados pelo time em 2021, com um passe para gol e uma bola na rede.

Willian Anicete (ATA) – É um jogador que tem como destaque o bom poder de finalização e a movimentação no setor ofensivo. Assim, pode fixar como referência ou cair pela beirada, mas sempre próximo à grande área e ao funil. A dupla ou trio de zaga do tricolor deve focar boa parte de suas atenções em Anicete.

Créditos da foto principal: Divulgação/ABC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: