Um novo capítulo da rivalidade: análise Santa Cruz 1 x 1 Sport

Por: Felipe Holanda

Apesar do anticlímax de início de temporada e da ausência da torcida, Santa Cruz e Sport fizeram jus à rivalidade em clássico movimentado. Enquanto o Leão foi superior na primeira etapa, a Cobra Coral deu o troco na segunda e o resultado foi de empate em 1 x 1 neste domingo (14), no Arruda, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano.

Pela frente, os tricolores já passam a pensar na Copa do Brasil, competição que têm compromisso marcado para esta quarta-feira (17), diante do Ypiranga-AP, pela primeira fase. Já os rubro-negros, nesta mesma data, recebem o 4 de Julho, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste.

Na escalação, João Brigatti promoveu novidades no time da casa. Barrando, inclusive, o artilheiro Pipico, com Léo Gaúcho na referência e apostando num 4-2-3-1 com a velocidade de Felipe Almeida e Felipe Simplício pelos lados do campo. Na lateral esquerdo, Alan Cardoso fez seu primeiro jogo entrando de frente.

Como os corais iniciaram o confronto (Feito no Tactical Pad)

Do outro lado, Jair Ventura modificou a estrutura da eliminação vexatória diante da Juazeirense, escalando o time com três volantes e abdicando dos três zagueiros. Entre os titulares, inclusive, metade dos jogadores foram formados no clube, já que ainda havia problemas por regularização dos reforços.

Formação inicial dos leoninos (Feito no Tactical Pad)

COMO FOI

Com Chiquinho jogando mais por dentro e muita amplitude pelos lados, o Mais Querido tentou dar ritmo inicial ao jogo. Mas foi o Sport, que trabalhava melhor a bola, quem levou perigo de fato. Ronaldo lançou e Sander, em posição regular, mandou para o gol na saída de Martín Rodríguez; a arbitragem, incorretamente, impugnou o lance marcando impedimento.

Tentando responder às investidas rubro-negras, os corais passaram a explorar mais as jogadas pelas laterais, com Alan Cardoso aparecendo bem no apoio pela esquerda e Léo Gaúcho fixando na referência. Dessa forma, passou a ser mais propositivo e ter mais posse de bola, mas ainda pecava no último passe.

Do outro lado, o Leão conseguiu ser letal com uma trinca ofensiva que confundiu a marcação rival. Após saída errada do Tricolor, Mikael tabelou com Patric antes de bater firme no canto direito para fuzilar Martín e inaugurar a contagem no Arruda: 1 x 0.

À frente no placar, a equipe da Ilha do Retiro soube se fechar bem na defesa e bloquear as tentativas adversárias. O máximo que a Cobra conseguiu foi assustar em bolas alçadas na grande área. Na defesa, o time de João Brigatti tentava recompor no 4-1-4-1, tendo o prata da casa Caetano na cabeça de área.

Corais se fechando lá atrás (Imagem: Rede Globo)

Na etapa final, o comandante voltou com três novidades, lançando Pipico, João Cardoso e Marcel nos lugares de Felipe Almeida, Elicarlos e Felipe Simplício. Não demorou para a boa primeira boa chance, quando Pipico pegou de canhota e quase deixou tudo igual; tentativa saiu um pouco acima da meta de Luan Polli.

Em resposta, Jair Ventura acionou Luciano Juba e Ewerthon, ambos da base, sacando Matheusinho e Gustavo. Mas a estrutura se manteve a mesma, agora explorando mais as saídas em contra-ataque, enquanto os donos da casa dominavam a posse. Rondando a grande área, o Santa construía os caminhos para o gol de empate.

O gol veio do lado esquerdo, quando Eduardo, que havia entrado no posto de Alan Cardoso, cruzou na área e Pipico, outro que saiu do banco de reservas, deslocou Polli de cabeça e recolocou os corais de vez no jogo. Em seguida, o Leão tentou responder, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Animados, os anfitriões seguiram em busca da virada para coroar a boa performance na segunda etapa. O rubro-negro, por sua vez, se segurou na defesa, fechado no 4-5-1, e não deu espaços. O placar fez jus ao apresentado dentro de campo.

Frame defensivo dos visitantes (Imagem: Rede Globo)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: