Um tempo de cada: análise Central 0x0 Sete de Setembro

Por: Guilherme Batista

O Lobo-Guará uivou solitário no primeiro tempo, mas a Patativa cantou alto no segundo. Após jogo equilibrado, Central e Sete de Setembro não saíram do 0x0 neste domingo (14), no Lacerdão, em Caruaru, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano, seguindo sem vencer no Estadual.

Com o resultado, um ponto pra cada lado e o jejum de vitórias das duas equipes segue no certame, deixando a Patativa na 7ª posição somando dois e o Lobo-Guará subindo à 9ª colocação, saindo da lanterna. Na próxima rodada, os centralinos visitam o Sport na Ilha do Retiro dia 25, às 20h, já os setembrinos recebem o Afogados, no Lacerdão, às 16h do dia 28.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Se remontando no decorrer da competição, a partida marcou a estreia de Pedro Manta no comando técnico do Centra, e as mudanças foram notórias tanto taticamente quanto à postura. Escalada no 4-2-2-2, a Patativa demonstrou mais consciência tática em campo, mesmo com a falta de entrosamento.

Pelo lado do Lobo Guará, que também está se reforçando, Carlos Júnior mandou a equipe postada no 4-1-2-3. Assim, Lucas Gomes ficou mais na proteção, liberando mais Alexon e com um quarteto extremamente agudo formado por Diogo Capela, Rodrigo, Grafite e Nego de Brejão.

Escalações iniciais das equipes no duelo do Agreste (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

Na primeira etapa, a equipe visitante começou de forma surpreendente, subindo suas linhas para pressionar o Central na saída de bola. O Lobo-Guará forçou erros da Patativa e, assim, criou chances. Na primeira delas, Grafite roubou a bola de Madson e rolou para Diogo Capela, que acabou finalizando mal.

Com dificuldades, os centralinos se livraram facilmente da bola por meio de lançamentos da defesa pro ataque, já que Júnior Lemos estava muito bem marcado pela dupla de volantes do Sete. Se fechando num 4-2-3-1, o Lobo deu pouquíssimas brechas durante toda a etapa inicial, valorizando também o entrosamento de suas peças.

As coisas só melhoraram para o alvinegro após a parada técnica, quando a conversa de Pedro Manta parece ter surtido efeito. Alternando entre um 4-1-4-1 e um 4-4-1-1, o time começou a neutralizar as subidas do adversário e passou também a incomodar. Primeiro com Denilson, que finalizou de fora da área; depois com Jean Moser, que aproveitou o passe de Denilson e chegou perto de abrir o marcador.

Patativa performou no 4-1-4-1 por vezes para ganhar o meio-campo (Imagem: MyCujoo)

No retorno dos vestiários, Carlos Júnior sacou Diogo Capela e Nêgo de Brejão para as entradas de Keyllo e Genildo. Assim, Rodrigo saiu da referência e foi para a ponta, deixando Genildo centralizado no ataque do Lobo. As mexidas, no entanto, acabaram não surtindo efeito. O Sete acabou perdendo a força ofensiva e o Central voltou melhor, se impondo mais e não deixando mais o alviverde sair com liberdade, alternando entre 5-4-1 e 5-3-2.

Sem válvulas de escape, o Lobo-Guará passou a ser pressionado, porém a Patativa, apesar de não ter inspiração, se impôs na vontade. As melhores chances, no entanto, vieram apenas nos minutos finais. Primeiro foi quando Júnior Lemos aproveitou uma lambança do goleiro setembrino que, ao repor, chutou em cima do camisa 10, contudo Arion se redimiu e corrigiu o erro.

Nos acréscimos, Dodô, que entrou no decorrer da partida, fez boa jogada individual e deu um passe cirúrgico para Palacios. O colombiano conseguiu se desvencilhar bem da marcação e, na marca do pênalti, tentou tirar do alcance do arqueiro, que novamente cresceu de frente para um atacante alvinegro.

Alviverdes se defenderam no 4-2-3-1 para segurar ímpetos dos centralinos (Imagem: MyCujoo)

Crédito da foto principal: Warley Santos/Central

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: