Salgueiro na Copa do Nordeste: como joga taticamente o Confiança

Por: Guilherme Batista

“Mentimos tanto um para o outro que em nada confiamos”. Precisando contrariar os versos da canção, o Salgueiro enfrenta o Confiança buscando justamente a autoconfiança para embalar na Copa do Nordeste e chegar às primeiras posições na tabela do Grupo B. Embate acontece neste sábado (20) às 18h15, no Barretão, em Sergipe, pela quarta rodada da Lampions.

Sem vitórias nas três primeiras partidas do Nordestão e vindo de uma sequência de quatro jogos sem vencer somando todas as competições, o Confiança passa por um período turbulento já no início da temporada. Com a torcida indo na porta do CT protestar durante a semana, o Dragão do Bairro Industrial entra pressionado diante do Salgueiro.

Velho conhecido do torcedor pernambucano, o treinador proletário é Daniel Paulista, ex-jogador e ex-treinador do Sport. Durante a semana, mesmo sob forte pressão, Daniel se mostrou confiante na evolução da equipe, mas reclamou da desatenção defensiva.

Apesar disso, é muito provável que o comandante mande a campo uma equipe postada no 4-2-1-3. Caíque Sá, lateral direito titular, está machucado e o atacante Marcelinho deve fazer a função, já que era lateral na base. Do outro lado, Altemar, lateral esquerdo titular, também está machucado e Naílton, anunciado e inscrito no BID na sexta, deve fazer sua estreia.

Postado num 4-2-1-3, o Confiança aposta na boa fase de Bruninho. (Imagem: TacticalPad)

COMO ATACA

Desde a chegada de Bruninho, que estava no Sport na última temporada, a equipe de Daniel Paulista ganhou repertório ofensivo. Flutuando por trás dos atacantes, o jogador tem sido peça chave para a equipe proletária. Quando um dos três homens de frente saem da área para buscar jogo, o camisa 10 aproveita os espaços pra atacar espaços vazios concedidos pela defesa.

Bruninho atacando o espaço vazio (Imagem: Nordeste FC)

Assim, na prática, o Dragão tem um quarteto ofensivo muito versátil e que dialoga bastante. A ausência dos dois laterais titulares, no entanto, deve impactar na força ofensiva da equipe. Caíque Sá era muito agudo e veloz, enquanto Altemar era o homem das bolas paradas e tinha um bom chute de média distância.

COMO DEFENDE

O sistema defensivo proletário é, até agora, a pedra no sapato da equipe. Nos 7 jogos que a equipe fez até aqui, o time só não tomou gol diante do América-SE. Daniel Paulista tem quebrado bastante a cabeça para arrumar o sistema defensivo, que tem se comportado num 4-4-1-1.

Com os pontas recompondo, Daniel deixa apenas o centroavante e o meia de criação mais a frente, enquanto o resto do time se defende. Em alguns momentos, alternou para um 5-4-1, mas ainda assim existe um espaço nas entrelinhas proletárias que está sendo um ponto crucial para as equipes adversárias levarem perigo.

Essa falta de comunicação entre as duas linhas que compõem o sistema defensivo tem chamado tanto a atenção do treinador, que Daniel ainda busca a melhor maneira de corrigir isso. Serginho, que começou o ano de titular, deixou o sistema defensivo exposto e deve acabar perdendo a posição para Renan Areias.

Posicionamento defensivo do Dragão (Imagem: Nordeste FC)

PRA FICAR DE OLHO

Bruninho (MEI) – O jogador de 20 anos passou pela Ilha do Retiro sem deixar saudades, mas o impacto de Bruninho no Confiança tem sido tão grande que é impossível negar a sua importância pra equipe. Seja com passes ou infiltrações, tem se destacado e anda fazendo a diferença pra equipe. É o artilheiro do time na Copa do Nordeste.

Lucas Barcelos (ATA) – Emprestado pelo Fluminense, o atacante tem chamado a atenção pelo bom posicionamento e finalização. Não por acaso é o artilheiro do Dragão na temporada com 3 gols marcados. Qualquer espaço concedido pode ser fatal.

*”Mentimos tanto um para o outro que em nada confiamos” é uma referência à música “Trust” do Megadeth.

Créditos da foto principal: Mikael Machado/ADC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: