Santa Cruz na Copa do Nordeste: como joga taticamente o CSA

Por: Felipe Holanda

*Com informações de Taynã Melo

Sinfonia marítima. Buscando o sabor da primeira vitória, o Santa Cruz encara o CSA do técnico Mozart para reencontrar a receita de dias melhores na Copa do Nordeste. Confronto acontece neste sábado (20) às 18h15, no Arruda, pela quarta rodada da Lampions.

Pelo lado alagoano, o roteiro é parecido. Ainda sem perder, mas com três empates, o Azulão também busca o primeiro triunfo. Separamos para a torcida tricolor tudo sobre o próximo adversário: principais formações táticas, números, informações exclusivas de um setorista, e muito mais do Marujo.

Na escalação, Mozart contará com força máxima para encarar os corais. Sem desfalques imediatos, exceto por Nadson, que não vem atuando, a tendência é a manutenção do 4-3-3 de transições rápidas que empatou com o CRB na última rodada.

Provável do Marujo diante da Cobra (Feito no Tactical Pad)

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

COMO ATACA

O ataque é o ponto forte do Azulão. Geralmente explorando uma trinca incisiva de atacantes, composta por Rodrigo Pimpão, Delatorre e Marco Túlio, mostrou ser perigoso. Além dos pontas, os laterais costumam dar profundidade e conseguir assistências. O mais acionado é Norberto, pela direita. Na referência, Delatorre tem bom senso do posicionamento e cabeceia bem.

Triangulação rápida e gol azulino (Imagem: Nordeste FC)

Por atuar fora de casa, não será surpresa se o ímpeto ofensivo da equipe comandada por Mozart Santos for um pouco mais cauteloso. Mas a tendência é que o CSA mantenha a posse de bola por mais tempo, troque mais passes e seja preciso nas finalizações, a depender do poder de marcação do adversário.

“Invencibilidade falsa. Não que tenha perdido alguma partida nas três rodadas iniciais da Copa do Nordeste. Mas também não venceu. O roteiro contra Treze, Confiança e CRB foram praticamente idênticos. Bom início de jogo, à frente do placar e cede empate no segundo tempo após recuar”

Taynã Melo, editor-chefe do Esfera Esportiva

COMO DEFENDE

Algo latente do CSA quando atacado é explorar um 4-5-1, tendo os extremos recompondo. Com uma segunda linha de cinco, a meta é bloquear o ímpeto rival. Estratégia que até aqui não deu resultado, com quatro gols sofridos em três jogos, média de mais de um a cada 90 minutos.

Se preciso, o Marujo baixa a guarda ainda mais com Geovane voltando para formar uma uma linha de cinco. Por outro lado, falta velocidade na transição e foi assim que os adversários criariam boa parte de suas chances de perigo na Lampions.

Postura defensiva do Marujo (Imagem: Nordeste FC)

“Com três pontos ganhos e seis desperdiçados, a equipe alagoana precisa vencer. Praticamente o centroavante é o único que não fecha a linha de marcação pois pode avançar em contra-ataque”

Taynã Melo, editor-chefe do Esfera Esportiva

PARA FICAR DE OLHO

Fabrício (ZAG) – Muito técnico, consegue suprir bem a lacuna deixada por Luciano Castán, negociado junto ao Coritiba. Além do bom cabeceio, também tem força no chute de longa distância. Com isso, se torna opção em cobranças de falta. Dos cinco gols sobre o Guarany de Sobral, dois ocorreram pelos fortes chutes do zagueiro. Na primeira, marcou. Na segunda, o goleiro do Guarasol deu rebote e Geovane fechou a goleada por 5 a 1.

Geovane (VOL) – Destaque desde quando Mozart chegou ao clube, Geovane evoluiu bastante. De atleta quase dispensado a imprescindível no meio de campo. Forte nos desarmes, também pode surgir no ataque. É um dos principais jogadores da equipe no início das jogadas ofensivas do CSA.

Dellatorre (ATA) – Em seis jogos, cinco gols marcados nas três competições que o CSA disputa neste primeiro semestre (Alagoano, Nordestão e Copa do Brasil). Principal referência ofensiva, Delatorre veio com muitas interrogações sobre seu futebol, mas tem um início de temporada muito bom.

Créditos da foto principal: Augusto Oliveira/CSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: