Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Vera Cruz

Por: Andinho D’wirvelle

Segue o líder. Duas semanas depois, o Náutico volta a entrar em campo para defender a liderança no Campeonato Pernambucano. O adversário da vez é o Vera Cruz, em confronto marcado para este domingo (21) às 16h, nos Aflitos, válido pela terceira rodada do Estadual.

Neste hiato sem partidas oficiais, o Timbu realizou jogo treino com o Palmeira-RN, no CT Wilson Campos. A missão será manter o bom desempenho dos jogos iniciais. Separamos para a torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: principais posicionamentos táticos, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Galo das Tabocas.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Comandado por Rômulo Oliveira, o tricolor somou apenas um ponto em duas rodadas da competição e precisa pontuar se quiser sair da zona da degola. No embate com o Timbu, a equipe deve utilizar novamente o seu 4-3-3 tentando ser ágil nas transições.

Provável formação inicial dos interioranos (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O time vitoriense utilizou praticamente a mesma formação nas duas primeiras partidas, apenas com uma mudança na lateral esquerda. O 4-3-3 foi o sistema utilizado em ambos os jogos, com muitas trocas de passe no meio campo, para fazer a bola chegar em Pedro Maycon e Romarinho, os dois pontas do time.

A defesa dá o start nas jogadas, começa o trabalho ofensivo desde o goleiro, que tem boa capacidade de trocar passes curtos. Os zagueiros costumam dar continuidade à posse, buscando passes verticais até os meias no terço final do campo.

Mais à frente, Danielzinho e Vitinho são os dois jogadores que mais tocam na bola, dando suporte aos homens de ataque. Uma outra boa válvula de escape é o lateral Léo Cotia, ex-jogador do Santa, que oferece várias linhas de passe durante o jogo. Apesar de ser um lateral muito ofensivo e agudo, Coria não se limita a avançar pelas laterais do campo, busca o ataque também pelo meio.

O trio de ataque tem boa movimentação, principalmente com Pedro Maycon, ponta que joga pela esquerda, mas que busca as costas dos volantes e procura finalizar muito. Se tiver espaços, deve incomodar a marcação dos comandada por Hélio dos Anjos.

Postura ofensiva do Galo (Imagem: Premiere)

COMO DEFENDE

Na fase defensiva, o galo se porta no 4-1-4-1, com linhas bem altas e ofertando até alguns espaços às costas dos quatro defensores. Ramires é o homem que fica entra as duas linhas de quatro, recebendo muito apoio de Danielzinho e Vitinho, que fecham bem o setor.

Pedro Maycon e Romarinho voltam para formar a segunda linha de quatro com Danielzinho e Vitinho. O que preocupa é que Pedro vai ter que acompanhar Hereda e ele não costuma ter essa capacidade durante toda a partida.

Galo em posicionamento de defesa (Imagem: MyCujoo)

PARA FICAR DE OLHO

Léo Cotia (LD/MD) – Velho conhecido, do futebol pernambucano, Léo tem formação na meia, mas vem jogando na lateral desde a Série A2. De lá para cá, se adaptou muito bem à função e hoje é uma ótima opção de ataque do time de Rômulo.

Romarinho (PD) – Meia que joga aberto na direita, Romarinho costuma fazer boas tabelinhas com Léo Cotia por aquele setor. Além disso, oferta superioridade numérica quando vem pelo meio para armar e tem um passe preciso.

Pedro Maycon – (PE) Ponta esquerda com boa característica de drible, Pedro Maycon procura finalizar sempre que tem espaço. E esse espaço ele busca nas costas dos volantes adversários sempre com muita velocidade.

Créditos da foto principal: Felipe Ribeiro/Vera Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: