Santa Cruz na Copa do Nordeste: como joga taticamente o Fortaleza

Por: Felipe Holanda

A última cartada do Santa Cruz na Copa do Nordeste. Ainda sem destilar seu veneno na Lampions, a Cobra Coral tem duelo de vida ou morte com o Fortaleza e precisa urgentemente da vitória para seguir com chances reais de classificação à segunda fase. Confronto acontece nesta terça-feira (23) às 21h30, no Castelão, pela quinta rodada da Lampions.

Para não ser eliminado* de forma precoce do Regional, o tricolor só pensa no resultado positivo, mas deve ter vida dura pela frente. Separamos para a torcida do Mais Querido tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Leão do Pici.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

A escalação cearense, como o técnico Enderson Moreira vem rodando o elenco, não é fácil de cravar. Mas a tendência é a manutenção do 4-2-3-1 com o meio de campo preenchido e muita amplitude para quebrar as linhas rivais. Neste caso, Enderson pode utilizar algumas mudanças pontuais como teste.

Provável formação dos tricolores cearenses (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

O Fortaleza deve ter o arsenal renovado no embate com a Cobra. Sem Wellington Paulista, há a expectativa de que Robson e David sejam poupados, dando lugar a Romarinho e Oswaldo. Igor Torres e Isaque também podem aparecer entre os titulares.

Independente das peças a serem utilizadas, o Leão é muito incisivo no ataque, geralmente formando uma trinca mortífera lá na frente. Com muita movimentação e sem posição fixa, a equipe de Enderson consegue envolver o adversário e criar chances reais de perigo com poucos toques na bola; outra opção é explorar o 4-2-2-2 em situações ofensivas.

Além dos pontas, os laterais também são primordiais no apoio, sempre buscando os espaços vazios na marcação rival. Por outro lado, essa subida acaba proporcionando brechas lá atrás e é por lá onde os adversários vêm criando a maioria de suas oportunidades.

Trinca ofensiva do tricolor diante do Ceará (Imagem: Nordeste FC)

COMO DEFENDE

O Fortaleza costuma marcar por zona, costumeiramente explorando o tradicional 4-2-3-1 e pressionando a posse adversária a todo instante. Os cabeças de área são os encarregados de dar o primeiro combate, enquanto os zagueiros ficam à espreita na proteção e os laterais fecham os espaços pelo lado.

Sem abdicar de atacar, o time treinado por Enderson tende a adiantar a marcação ao campo de ataque em busca de um desarme e, fatalmente, o contragolpe. A estratégia acabando forçando os rivais a abusar das jogadas laterais. Com isso, perdem em ímpeto ofensivo.

A grande falha da defesa leonina é a pouca agilidade na transição, principalmente em casos de perda de bola. Dessa forma, mostrou dar espaços para o oponente progredir a posse e levar perigo à meta de Felipe Alves, como aconteceu diante do Ceará.

Vacilo defensivo contra o Vozão (Imagem: Nordeste FC)

PARA FICAR DE OLHO

Felipe Alves (GOL) – Uma espécie de técnico dentro das quatro linhas. Com sua liderança, o goleiro é peça fundamental no funcionamento tricolor, seja com suas defesas ou com a saída de bola. Felipe é sempre o primeiro encarregado de iniciar a transição ofensiva do Fortaleza, tendo um bom aproveitamento nos lançamentos longos.

Quintero (ZAG) – Um homem de confiança para Enderson Moreira. Capitão do time, Quintero é o principal alicerce da defesa do Leão do Pici, geralmente se posicionando bem e com desarmes precisos pelo alto e também pelo chão. Mesmo com a rotatividade nas escalações, deve ser mantido entre os 11.

Romarinho (ATA)– Após ficar de fora do clássico frente ao Ceará, Romarinho deve iniciar jogando contra o Santa Cruz. Podendo atuar de pivô ou de extremo, ele é um dos mais perigosos da equipe do Pici. Além de ágil, costuma perder pouquíssimas chances de gol e deve inspirar cuidados da marcação coral.

*Com zero pontos, o Santa Cruz estará virtualmente eliminado do Nordestão. Precisaria vencer todos os três jogos remanescentes e torcer por uma combinação improvável de resultados.

Créditos da foto principal: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: