Bateu asas e voou: análise Salgueiro 1×0 Treze

Por: Guilherme Batista

O Carcará bateu asas e voou mais alto na Copa do Nordeste. No confronto de aves com o Galo, venceu por 1×0 nesta quarta-feira (24), no Cornélio de Barros, e colou de vez no G-4 do Grupo B, mantendo vivo o sonho da classificação à segunda fase da Lampions.

O Tricolor do Sertão, com a segunda vitória na competição, agora fica na 6ª posição e um ponto atrás do Vitória, 4º colocado da sua chave. O próximo adversário no regional será o Sampaio Corrêa, em São Luís, às 19h30 da segunda-feira (29).

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, Daniel Neri optou por manter o já tradicional 4-3-3 ao escalar a equipe. Em relação ao time titular que empatou sem gols com o Confiança, no último confronto, duas mudanças: volante Bruno Sena foi baixa por estar suspenso e Cássio Ortega não figurou nem no banco.

Sertanejos tiveram apenas duas mudanças na base titular (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

Postado no 4-2-1-3, mesmo fora de casa, o Treze foi quem começou a partida melhor, tomando as ações ofensivas e pressionando o Carcará. Com menos de cinco minutos, o Galo da Borborema criou duas situações de perigo, ainda que não tenha finalizado, de fato.

Sem Bruno Sena e Cássio Ortega, o Salgueiro pareceu sentir bastante a ausência, sobretudo, do seu volante. Apesar de Moreilândia ter feito a função de Bruno Sena, a defesa do Carcará esteve mais fragilizada durante a primeira etapa, mesmo repetindo o 4-1-4-1 que já é tradição.

Foi o Tricolor do Sertão , contudo, quem abriu o marcador. Após cobrança de falta de Tarcísio, a defensiva paraibana cortou parcialmente e Felipe Baiano, livre de marcação, acertou um belo chute de primeira na entrada da área, colocando a equipe em vantagem.

Após o gol, o Galo, que adotava um 4-1-4-1 na hora de se defender, liberou Birungueta e alternou entre um 4-2-2-2 e o 4-4-2, tentando, sobretudo, forçar o erro na saída de jogo. O time alvinegro ainda criou uma boa chance, com Rogerinho cabeceando para boa defesa de Lucas, mas a partida foi para intervalo com vitória parcial dos pernambucanos.

Para a segunda etapa, Marcelinho Paraíba sacou Kleiton e colocou João Leonardo na referência do ataque paraibano. Assim, o Treze passou a jogar com um homem da posição fazendo a função e tentando incomodar mais a defesa do Carcará.

Carcará saiu em vantagem no detalhe (Imagem: Nordeste FC)

E a mudança surtiu efeitos. Mais agressivo, o Galo da Borborema começou a segunda etapa pressionando e incomodando muito o Salgueiro. Romeu, volante dos paraibanos, teve duas boas oportunidades nos primeiros minutos. Na melhor delas, recebeu um bom passe de cabeça de João Leonardo e finalizou por cima da meta de Lucas.

A resposta sertanejo veio aos nove minutos. Felipe Baiano aproveitou outro corte parcial do Treze e acertou outro belo chute, Jeferson fez uma defesa incrível e, no rebote, Alison finalizou para um milagre do arqueiro paraibano, que mostrou excelente tempo de reação para evitar o segundo gol sertanejo.

Buscando dar fôlego ao setor ofensivo, Marcelinho Paraíba sacou Birungueta e Rogerinho para colocar Ancelmo e Sony Anderson, mantendo o padrão tático. E o time respondeu. Com mais velocidade e de fôlego renovado, o Treze voltou a incomodar o Salgueiro e quase empatou aos 35, mas Lucas fez boa defesa em finalização de Ancelmo.

Na última grande chance da partida, Emerson acertou belo lançamento nas costas da zaga pernambucana e Ancelmo finalizou com muito perigo. Quando o relógio bateu nos 50 minutos, o árbitro apontou o centro do campo e confirmou a vitória do Carcará.

Sertanejos seguiram marcando no 4-1-4-1 como de praxe (Imagem: Nordeste FC)

Crédito da foto principal: Darlando Barros/Especial para o Pernambutático

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: