Salgueiro na Copa do Nordeste: como joga taticamente o Treze

Por: Guilherme Batista

Sorte ou azar? A mística do número 13 cruza o caminho do Salgueiro na Copa do Nordeste. Sonhando em se aproximar do G-4 e manter vivo o sonho da classificação à segunda fase, o Carcará enfrenta o Treze em busca de prosperidade na Lampions. A peleja está marcada para esta quarta-feira (24) às 19h30, no Cornélio de Barros, pela quinta rodada.

Se a numeração divide opiniões e crenças, os sertanejos pensam positivo e miram a segunda vitória no Nordestão. Separamos para a torcida salgueirense tudo sobre o próximo adversário: principais posicionamentos táticos, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Galo da Borborema.

Para o embate contra o Carcará, o treinador do Treze, Marcelinho Paraíba, não vai contar com o lateral direito Júlio Ferrari e o volante Régis Potiguar. Com isso, a equipe paraibana deve apostar na manutenção do 4-2-1-3, porém, diferente da última partida onde optou por uma postura mais agressiva contra o ABC, o Galo da Borborema deve retornar para um jogo mais reativo.

Provável escalação inicial do Galo (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Para reencontrar o caminho das redes diante do Carcará, o Treze aposta muito na velocidade de seus jogadores de lado. Tanto Jairinho, quanto Birungueta são peças importantes pra fase ofensiva do time. O meia Kleiton já foi utilizado como falso 9 em algumas partidas da temporada, principalmente quando o time entra com três volantes, o que não deve ser o caso diante do Salgueiro.

Assim, o 4-2-1-3 de Marcelinho Paraíba busca liberar os dois laterais na fase ofensiva, deixar um dos volantes entre os zagueiros, normalmente Darlan, e deixar os homens de frente flutuarem bastante, com Kleiton orquestrando todo o ataque. Deste forma, se comportando num 3-1-4-2, o Galo da Borborema procura ser simples e vertical.

Apesar disso, na última partida, diante do ABC, o time tentou ser mais propositivo e encontrou uma série de dificuldades. Quando forçado a trabalhar mais com a bola no pé, o Treze esbarra na limitação técnica e acaba se tornando uma equipe mais frágil defensivamente e menos agressiva ofensivamente.

Investida ofensiva dos paraibanos (Imagem: Nordeste FC)

COMO DEFENDE

Já quando precisa se defender, os comandados de Marcelinho Paraíba costumam adotar um 4-1-4-1, com Darlan ficando entre as duas linhas de 4 e Jairinho e Birungueta voltando para recompor e formar a segunda linha de 4.

O homem de referência vai depender de como o time entra. Quando optou por três volantes, Kleiton ficou na referência. Quando teve apenas dois volantes, João Leonardo foi o camisa 9. Alternando blocos médio e baixo, o Treze busca minar o setor de criação da equipe rival povoando o meio de campo.

Apesar disso, o Galo da Borborema apresentou algumas fragilidades defensivas que chamam a atenção. A principal delas é a dificuldade em lidar com passes em profundidade e também o espaço que existe entre as duas linhas. Quando os times rivais atacaram as entrelinhas, conseguiram levar muito perigo a meta de Jeferson.

Compactação defensiva do Galo (Imagem: GE)

PARA FICAR DE OLHO

Jeferson (GOL) – Apesar do time ter uma média de um gol sofrido por jogo na temporada, é indiscutível que poderia ser pior, não fosse as grandes atuações do arqueiro paraibano. Aliando bom posicionamento e reflexo, Jeferson faz um início de temporada muito bom e tem sido fundamental defensivamente.

Kleiton (MEI) – O experiente jogador, que acumula passagens por Vitória, Guarani e também pelo futebol japonês, é o grande coringa do setor ofensivo do Treze. Seja orquestrando os ataques ou atraindo a marcação, o camisa 10 chama a atenção e precisa ser bem marcado.

Créditos da foto principal: Divulgação/Treze

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: