Retrô na Copa do Brasil: como joga taticamente o Corinthians

Por: Guilherme Batista

O voo mais alto da Fênix. Vivendo o sonho de representar Pernambuco na Copa do Brasil, o Retrô faz o maior jogo de sua história contra o Corinthians e quer seguir fazendo bonito. Duelo está marcado para esta sexta-feira (26) às 21h30, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema-RJ, pela segunda fase. Quem vencer fica com a vaga e, em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis.

Após eliminar o Salgueiro na estreia, os caminhos do alvinegro e de Pernambuco voltam a se cruzar no momento mais delicado da pandemia no Brasil, que acabou forçando a partida a mudar de localização. Separamos para a torcida auriazulina tudo sobre o próximo adversário: principais posicionamentos táticos, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Coringão.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para o duelo contra a equipe de Camaragibe, o time de Vágner Mancini terá a dura ausência de Mateus Vital, que era o principal destaque na temporada. O jogador passou por uma artroscopia no joelho direito será desfalque por até 45 dias. Outra possível ausência é a de Fágner, que se lesionou e não treinou na véspera do confronto. Caso não entre em campo, Bruno Méndez deve o substituir.

Com dúvida na lateral-direita, Corinthians deve mandar a campo um 4-1-2-3 (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Sem Mateus Vital, o ataque paulista perde ainda mais produtividade, que já não é tanta e tem sido alvo constante de críticas da torcida. Assim, caberá a Varanda e Mosquito se movimentarem para criar espaços na defesa pernambucana. Diante do Mirassol, inclusive, os dois atacaram as entrelinhas do rival no lance que originou o gol da vitória alvinegra.

Mancini deverá optar pela manutenção de Ramiro como meia-direita, algo que fez diante do Salgueiro e funcionou relativamente bem. Desta forma, busca agressividade por esse lado do campo. Contra o mesmo Carcará, o Corinthians mostrou oscilações ofensivas. Impôs um ritmo muito forte no começo, abriu o placar e depois disso parou de atacar.

Diante de um adversário tecnicamente inferior, é provável que o Timão tente repetir a fórmula de imprimir um forte ritmo ofensivo, com Varanda, Jô e Mosquito pressionando a saída de bola da Fênix, com Otero flutuando no setor de criação.

Atacando as entrelinhas do Mirassol, o trio ofensivo busca aparecer como opção de passe para Fágner (Imagem: GE)

COMO DEFENDE

A dúvida da presença ou não de Fágner acaba colocando interrogações no setor defensivo do Corinthians. Por mais que Bruno Méndez seja seguro defensivamente, improvisar um zagueiro de lateral sempre tem os seus riscos.

Ainda assim, o alvinegro mostrou muita consciência defensiva no duelo contra o Salgueiro no Cornélio de Barros. Alternando a marcação entre um 4-1-4-1 e um 4-5-1, o Timão dificultou muito a criação do Salgueiro devido a boa compactação e sincronia de movimentos de suas linhas.

Apesar disso, em dado momento do jogo o recuo excessivo do Timão acabou trazendo o Tricolor para a partida. Se souber explorar esses momentos de apagão na defensiva dos paulistas, o Retrô poderá encontrar caminhos para atacar. Além disso, a lentidão na recomposição pode ser atenuada caso Bruno Méndez, de fato, substitua Fágner.

Compactação defensiva do alvinegro paulista (Imagem: GE)

PRA FICAR DE OLHO

Cássio (GOL) – O goleiro se tornou dono incontestável da meta alvinegra nos últimos nove anos. Um dos grandes ídolos da gloriosa história corinthiana, aos 33 anos, Cássio continua mostrando um altíssimo nível de atuação quando exigido.

Rodrigo Varanda (ATA) – Para muitos, a grande promessa do Corinthians. O atacante de 18 anos chegou no clube quando tinha apenas 6 anos e em 2021 começou a ganhar chances no time titular. Incisivo e habilidoso, o jovem atacante tem poderio para definir um jogo em um lance.

Créditos da foto principal: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: