Náutico no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Vitória

Duelo de opostos. Enquanto o líder Náutico busca manter o 100% de aproveitamento e seguir no topo do Campeonato Pernambucano, o Vitória, lanterna, precisa pontuar para respirar um pouco mais aliviado na tabela. Confronto está marcado para este sábado (27) às 19h, nos Aflitos, pela quarta rodada do Estadual.

O Timbu está embalado pela sequência positiva e visa prolongar sequência no topo da tabela por mais uma rodada. Separamos à torcida alvirrubra tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho e muito mais do Tricolor das Tabocas.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

A maior novidade nos vitorienses será fora das quatro linhas. Após a derrota para o Afogados, fora de casa, Fernando China foi desligado do comando e Laelson Lopes foi anunciado. Essa mudança gerou modificações também no modelo de jogo a ser implementado pela equipe, que sai do 4-2-2-2 utilizado com mais frequência por China e vai ao 4-3-3 próximo do 4-2-3-1 do último duelo.

Taboquito deve ir a campo com mudanças no time titular (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

O Tricolor das Tabocas performa com muitas alternâncias ao atacar, que faz o time ser bastante irregular nesse início de Estadual. Geralmente com uma trinca no meio-campo, que pode variar entre base baixa e alta a depender da marcação adversária. Assim, pode formar um 4-2-3-1 quando tem mais liberdade para infiltrar, bem como um 4-2-1-3 para trocar melhor os passes.

Muito do poder criativo se deve aos meio-campistas da parte ofensiva, como Nathan pelas beiradas e Diogo Peixoto no meio. Com jogadas trabalhadas, o Taboquito explora também as investidas dos laterais, principalmente no lado esquerdo com Rogerinho, fazendo as transições serem velozes, no entanto os blocos em conjunto.

Vitorienses devem formar triângulo no meio-campo ao atacar (Imagem: MyCujoo)

COMO DEFENDE

Segunda defesa mais vazada do campeonato ao lado do Central e à frente apenas do arquirrival Vera Cruz, com seis gols sofridos, o time vitoriense tem uma dura missão: segurar o melhor ataque. Para isso, a tendência é de que a postura possa ser mantida para tentar impedir as investidas alvirrubras, pois a força é justamente entrelinhas.

A tentativa deverá ser feita ao formar um 4-4-2 com linhas bem definidas e blocos médio-baixos. Em alguns momentos, há a possibilidade ainda de se montar um 5-4-1 ao ficar mais retraído, buscando assim fazer o ferrolho e bloquear todos os espaços. Algo semelhante aconteceu na última partida, mas por pouco tempo, diante do Afogados.

Com blocos médios-baixos, Tricolor deve se fechar em duas linhas de 4 (Imagem: MyCujoo)

PARA FICAR DE OLHO

Rogerinho (LE) – Forte na criação, o lateral-esquerdo do Vitória é uma das armas da equipe. Apesar de fazer uma função que exige mais marcação, o jogador do Tricolor pode ser um elemento surpresa quando recompor na defesa, tentando apostar na velocidade como solução para surpreender os alvirrubros.

Diogo Peixoto (MEI) – Responsável pela armação vitoriense, o meio-campo é um dos poucos destaques no setor ofensivo. Às vezes atuando mais recuado, Peixoto faz tanto a articulação, como a transição, o que o faz se posicionar de acordo com a marcação adversária. O meio-campista tem força ainda na bola parada.

Marcelo Nicácio (ATA) – Com experiência no futebol brasileiro e bagagem no exterior, foi contratado para ser o homem gol do Taboquito, mas ainda está em débito. Apesar disso, mostra boa movimentação dentro de campo, o que faz os companheiros entrarem com mais liberdade na marcação, seja pelos lados ou pelo meio.

Crédito da foto principal: Lays Freitas/Vitória das Tabocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: