Ótima impressão: análise Corinthians (5) 1×1 (3) Retrô

Por: Guilherme Batista

A melhor impressão é a que fica. Em uma atuação digna, na noite desta sexta-feira (26), o Retrô jogou melhor que o Corinthians e empatou no final em 1×1, mas viu o sonho inédito se esvair nas cobranças de pênalti ao ser derrotado por 5×3; paulistas avançam à terceira fase da Copa do Brasil.

Com a eliminação, a Fênix volta agora a concentrar todas suas atenções no Campeonato Pernambucano, no qual defende a invencibilidade. Com quatro pontos em dois jogos e ocupando a 5ª posição, volta a campo só no próximo domingo (4), diante do Central, no Lacerdão pela 5ª rodada, já que adiou os confrontos das 3ª e 4ª rodadas.

Apoie o Pernmabutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, o técnico Nilson Corrêa não surpreendeu e fez somente uma mudança em relação ao time que iniciou contra o Brusque, ainda pela 1ª fase da competição nacional. Braga, cria da base, ganhou o lugar de Thiaguinho, porém manteve o sistema tático e o modelo de jogo implementados durante a temporada.

Equipe de Camaragibe teve apenas uma mudança do último jogo (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

Confirmando o que havia sido dito pelo presidente Laércio Guerra, o Retrô foi a campo no seu tradicional 4-3-3, sem mudar sua formação ou postura em campo. Do lado paulista, com Fágner de titular e Cazares no lugar de Ramiro, o Timão logo mostrou que o 4-1-2-3 seria ofensivo, buscando assim liquidar o confronto de forma rápida.

E isso foi visto nos primeiros minutos. Subindo a marcação e atacando as entrelinhas, o Corinthians começou o jogo apertando bastante a Fênix. Nos primeiros minutos, Varanda foi acionado duas vezes e somente na segunda oportunidade encontrou Mosquito, que finalizou para defesa de Jean.

Minutos depois, Varanda foi acionado por Cazares, driblou Jean, mas foi travado por Del’amore na hora da finalização. Se engana, porém, quem acha que os pernambucanos vieram apenas para se defender. A resposta veio em bela jogada individual de Janderson, que acionou Gelson, mas o camisa 8 finalizou pra fora.

Se defendendo num 4-1-4-1, contava também com o auxílio de um gramado ruim para dificultar ainda mais a troca de passes alvinegra. No entanto, após falta mal marcada, Otero cobrou o tiro livre de forma magistral e colocou os corintianos em vantagem.

Fênix teve liberdade para povoar no campo de defesa corintiano (Imagem: SporTV/Premiere)

A partir daí, o jogo seguiu por um roteiro conhecido. O auriazulino começou a ficar à vontade na partida e impôs o ritmo, trabalhando a posse de bola para encontrar espaços na boa defesa adversária, que alternava entre um 4-1-4-1 e um 4-5-1, porém não obteve sucesso e a vantagem mínima continuou até o intervalo.

No retorno dos vestiários, a Fênix manteve os 11 jogadores e também a ideia. E por muito pouco não empatou, depois de boa finalização de Neílson, que deu um susto à meta paulista. A equipe de Camaragibe continuou apertando e chegando, com o trio ofensivo se movimentando bastante e incomodando a defensiva.

Enxergando o Corinthians com pouca posse, Mancini tirou Cazares e colocou Ramiro, além de colocar Léo Natel no lugar de Varanda, para dar mais gás ao ataque. E as mudanças surtiram efeito. Com mais segurança defensiva e controlando mais a partida, o Timão esfriou o ímpeto pernambucano; além disso, nas bolas paradas, voltou a assustar.

Primeiro quando Otero bateu escanteio venenoso e Jemerson, na pequena área, cabeceou por cima da meta. Em sequência, o venezuelano tentou fazer um gol olímpico e esbarrou em Jean. Se tudo parecia resolvido, o Retrô fez jus ao nome e renasceu das cinzas. Aos 38 minutos da etapa final, em cobrança de escanteio, Mayco Félix acertou bela cabeçada para empatar a partida em Saquarema e dar números finais, levando às penalidades máximas. Gelson, entretanto, perdeu a primeira pro Retrô, enquanto os paulistas converteram todas e venceram por 5 a 3.

Com marcação em blocos altos, Retrô formou um 4-1-4-1 ao se defender (Imagem: SporTV/Premiere)

Crédito da foto principal: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: