Nevou e choveu: análise Sport 2×0 Central

Por: Mateus Schuler

Pode separar o casaco, torcedor do Sport. O inverno chegou antecipado na Ilha do Retiro na tarde deste domingo (28), com vitória leonina por 2×0 sobre o Central, pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano. Com o resultado, o rubro-negro se recuperou da sequência negativa na temporada; os gols foram marcados por Thiago Neves e Jonas Toró.

O triunfo leva os leoninos à vice-liderança, provisoriamente, com sete pontos na classificação. O próximo compromisso do Leão é pela Copa do Nordeste, na quarta-feira (31), em clássico diante do Santa Cruz às 21h30 no Arruda; no Estadual, volta a campo apenas dia 7 de abril, às 20h, ao visitar o Afogados no Vianão.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para corrigir os erros do último confronto e com novidades, Jair Ventura fez mudanças em todos os setores. Na defesa, Patric se recuperou de lesão no joelho e ganhou a vaga de Ewerthon, enquanto que no meio-campo Betinho e Thiago Neves foram acionados nos lugares de Marcão e Gustavo, tal como Neílton e Maxwell estrearam como titulares.

Jair optou por manutenção do 4-2-3-1 mesmo alterando peças (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

A partida começou bastante movimentada, com o Leão indo para cima logo no início, mas do mesmo jeito que nas últimas ocasiões: sem criatividade no último terço do campo. Por não mostrar eficiência trocando passes, coube à equipe da Praça da Bandeira procurar alternativas para sair em vantagem no placar, já a Patativa seguiu no contra-ataque tentando surpreender.

O pouco poder criativo fez com que a melhor chance criada viesse por meio da bola parada. Na entrada da área, Thiago Neves cobrou falta bem precisa e tirou do alcance de Wallef, que não alcançou. O gol até deu novo ânimo ao time rubro-negro, pois fez boas triangulações do meio para frente, mas não era efetivo.

Se no ataque faltou eficiência, na defesa a maior falha foi a desatenção. Em saídas erradas, o lateral-direito Patric deu muitas brechas para investidas do Central, já que passou a levar mais perigo, porém falhou também nos chutes a gol. No fim da etapa inicial, Carlos Eduardo se chocou com Lucão e teve de ser substituído; Luan Polli entrou em seu lugar.

Leão apostou em triangulações para assustar meta centralina (Imagem: SporTV/Premiere)

Para o segundo tempo, Jair Ventura colocou Dalberto na vaga de Maxwell, o que configurou a manutenção do 4-2-3-1 ao atacar. A mudança renovou o gás no setor ofensivo, ficando mais criativo ao assustar mais a meta do time caruaruense do que os primeiros 45 minutos de bola rolando. Não por acaso, criou a primeira boa chance, quando Neílton cruzou com perfeição dentro da pequena área e Adryelson, livre de marcação, cabeceou para fora.

Com a melhora, o Leão passou a ficar mais incisivo, contudo ainda pecou na conclusão dos lances. Para isso, Mikael e Thiago Neves saíram para entradas Tréllez – fazendo a estreia – e Gustavo, o que melhorou bastante a dinâmica e aumentou a presença no ataque. Ainda assim, se postando no 4-4-2 ao se defender, os leoninos tomaram um susto quando Betinho se encontrou com João Victor na área e o árbitro marcou pênalti; Júnior Lemos cobrou mal e o goleiro Luan Polli defendeu.

Após ser assustado, os rubro-negros foram para cima buscando fazer logo o resultado. No primeiro momento, Tréllez recebeu bom passe de Patric e bateu firme, porém Wallef defendeu. Em seguida, logo na primeira participação ao entrar no lugar de Neílton, Toró foi bem servido por Gustavo e finalizou sem dar chances de defesa ao arqueiro alvinegro, fechando o placar.

Leoninos se fecharam no 4-4-2 para segurar ímpetos alvinegros (Imagem: SporTV/Premiere)

Crédito da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: