Sport no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Central

Por: Mateus Schuler

A Patativa quer mostrar suas garras. Em busca da primeira vitória no Campeonato Pernambucano, o Central encara o Sport com a missão de fazer jogo duro e não ser presa fácil para o Leão. Conflito acontece neste domingo (28) às 16h, na “selva rubro-negra”, a Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Estadual.

Em momento conturbado, pois venceu apenas uma vez na temporada, a equipe da Praça da Bandeira busca se reconciliar com os torcedores. Separamos para a torcida leonina tudo sobre o próximo adversário: prováveis formações táticas, números, pontos fortes e fracos, jogadores para ficar de olho, informações exclusivas de um setorista e muito mais do alvinegro.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, o técnico Pedro Manta sinaliza que vai mudar tanto o sistema tático, quanto nas peças. Recém-contratado, Erivan deve ganhar um espaço ao lado de Jean Moser no ataque centralino, assim como João Victor ganha a vaga de Madson e João Felipe entra no lugar do David, apostando em postura menos exposta, o que gera dúvida entre Mateus Issa e Fabinho.

Patativa com mudanças no time para enfrentar o Leão (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Dono do pior ataque da competição, com somente um gol marcado, o time caruaruense busca melhorar de produtividade embalado pela chegada de Pedro Manta. Diante do Sete de Setembro, na última partida, houve variação entre 4-4-1-1 e 4-1-4-1 ao atacar, o que neutralizou o meio adversário e deu mais dinâmica pelos lados.

A alternância foi até bem sucedida na criação, pois a Patativa conseguiu dar sustos à meta alviverde, porém ainda não obteve êxito. Com Júnior Lemos se alternando entre criação e beirada, a dinâmica é muito constante, podendo confundir a marcação do Leão. Apesar de não ser tão veloz, o setor ofensivo alvinegro valoriza mais a cadência para tentar surpreender.

“Júnior Lemos não criou muito, mas o Central teve mais oportunidades de gol do que nos jogos anteriores. O entrosamento dos atletas é o principal fator que dificulta a Patativa não ter vencido ainda”

Artur Lucena, repórter na Rádio Metropolitana FM
Centralinos visam alternar posicionamento no meio para confundir leoninos (Imagem: MyCujoo)

COMO DEFENDE

Velho incômodo alvinegro, o setor defensivo começou 2021 mostrando velhos problemas. Se defendendo no 4-1-4-1, fazendo algo semelhante como ataca, o Central ainda encontra dificuldades para sincronizar a movimentação das linhas, concedendo espaços valiosos para o adversário atacar. As brechas são principalmente com passes em profundidade ou abrindo pelos flancos do campo.

Outro percalço demonstrado no começo da temporada foi a dificuldade em lidar com bolas aéreas. Allan Miguel, um dos destaques do clube durante boa parte do ano passado, ainda busca entrosamento com Lucão para sanar as dificuldades, já que a defesa é a terceira mais vazada do Estadual dentre os dez participantes.

“O sistema defensivo da Patativa ficou mais sólido com a mudança da dupla de zaga, mesmo com o entrosamento não estando 100%. O Central conseguiu não tomar gols, algo que aconteceu nos dois primeiros jogos”

Artur Lucena, repórter na Rádio Metropolitana FM
Caruaruenses podem ainda alternar ao 4-4-2 quando defendem (Imagem: MyCujoo)

PARA FICAR DE OLHO:

Júnior Lemos (MEIA/ATA) – O principal jogador do elenco centralino. No clube desde 2018, quando a Patativa conquistou o vice-campeonato, Júnior Lemos continua sendo importante para o time. É o principal encarregado das bolas paradas e também tem potencial para armar o jogo, geralmente deixando os companheiros em boa posição para o arremate.

Jean Moser (ATA) – Com passagens por clubes, inclusive, de fora do país, Jean Moser traz a experiência que a equipe de Pedro Manta precisa em momentos complicados. Se tiver espaços, costuma perder poucas chances de gol e merece uma atenção especial dos comandos de Jair Ventura.

Crédito da foto principal: Wilson FIlho/ECF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: