Uma vez Cobra, sempre Cobra: o que esperar taticamente de Derley no Santa Cruz

Por: Felipe Holanda

O sangue preto, branco e vermelho não saiu das veias de Derley. Em sua terceira passagem pelo Santa Cruz, o novo contratado chega com a missão de ser o guardião do sistema defensivo coral. Por outro lado, caiu de rendimento nas últimas temporadas e não foi utilizado com frequência no Fortaleza, sua última equipe.

Independente da fase, Derley pode solucionar algunas lacunas no meio de campo do Mais Querido. Nesta análise, o Pernambutático destrincha suas principais características, com movimentações táticas, estilo de jogo, pontos fortes e fracos, números na carreira, e como o meio-campista pode ser útil ao esquema utilizado por João Brigatti no Arruda.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Em sua carreira, o meia já mostrou que faz bem as funções de primeiro e segundo volante, com boa proteção à primeira linha. Costuma “morder” o portador da bola à procura de um desarme. Dessa forma, se destacou na maioria dos times onde passou, sempre deixando suas principais marcas: raça e perseverança.

No Santa Cruz, agora aos 34 anos, a expectativa é que Derley não repita as movimentações de outrora. Tende a brigar por posição com Karl, que chegou recentemente e vem atuando entre os titulares de João Brigatti. Assim, formaria dupla de volantes com o prata da casa Caetano. Em contrapartida à idade, pode usar a experiência a seu favor.

Possível formação do Santa com o contratado (Feito no Tactical Pad)

Outra opção é atuar atuar ao lado dos dois como terceiro homem de meio de campo e às costas de Chiquinho. Dessa forma, o time se postaria no 4-3-1-2 com variações frequentes para o 4-3-3, tendo Madson e Chiquinho abertos e Pipico na referência.

Mais uma alternativa para Brigatti (Feito no Tactical Pad)

Apesar de um 2020 fraco, Derley teve atuações dignas de um ídolo no Fortaleza, principalmente em 2018. À época, foi muito importante na recomposição e apoio ao lateral-direito, voltando várias vezes à linha de fundo para fazer o corte; o próprio atleta já atuou na lateral direita, tendo características de profundidade, seja defendendo ou atacando.

Derley acompanha a jogada para desarmar (Imagem: SporTV/Premiere)

Com o time formando um 4-1-4-1, Derley sabe proteger bem a zaga, geralmente flutuando entras as duas linhas de quatro. Na cabeça de área, tende a encurtar os espaços com sua mobilidade e consegue dificultar o controle de posse dos meias, forçando passes errados.

Bote certeiro de Derley (Imagem: SporTV/Premiere)

Um ponto fraco em sua passagem pelo Leão do Pici foi a evidente falta de eficiência no ataque, priorizando muito mais a defesa. Foram 69 partidas disputadas e nenhuma bola nas redes adversárias.

DERLEY NO ARRUDA

Em junho de 2016 – entre este ano e 2017 teve rápida passagem pelos Emirados Árabes –, Derley chegou ao Santa para escrever o primeiro capítulo de sua história com o Mais Querido. Na Cobra Coral, fez boa dupla de volantes com um velho conhecido: Elicarlos. Os dois formaram parceria no Náutico e se reencontram mais uma vez em 2021.

Com Eli à frente da defesa, Derley atuava com mais liberade e já foi às redes, como na vitória por 3 x 0 sobre o Brasil de Pelotas, pela Série B de 2017. No lance, tinha três opções de passe, mas preferiu o arremate e foi feliz para abrir o placar na Arena de Pernambuco; o tento, no entanto, foi o primeiro e único pelo Santa em 45 jogos disputados.

Lance do gol de Derley (Imagem: SporTV/Premiere)

Líder nato, o meio-campista não costumava se esconder de jogos decisivos. Pelo contrário, já que incorporava como poucos o espírito de luta. Tanto que voltava bastante para cobrir as brechas deixadas pelos laterais, como no clássico contra o Sport pelo Brasileirão, quando acompanhou e desarmou Everton Felipe.

Desarme em Everton Felipe na Ilha (Imagem: Premiere)

Derley também foi fundamental em cobranças de escanteios a favor dos corais. Quando os zagueiros avançavam para tentar o cabeceio, ele ficava atrás do meio de campo por ter um bom potencial nos desarmes, quesito que geralmente conseguia adicionar às suas estatísticas.

Apesar dos bons momentos, Derley não foi titular absoluto no Arruda. Teve papel importante em alguns jogos, mas não conseguiu se firmar entre os mais utilizados. Em 2021, o projeto é mudar isso e virar um dos ícones, de fato, do elenco coral.

PASSAGEM PELO NÁUTICO

A primeira aparição de destaque de Derley no futebol pernambucano foi no Náutico. Chegou aos Aflitos em 2008, mas se consagrou em 2011 para se tornar ídolo na Rosa e Silva por atuar com garra, entregando tudo dentro de campo. Atuou como volante e até como meia, mas se destacou mais na proteção à defesa.

Como tinha velocidade e passadas largas, passou a ser aproveitado na lateral direita alvirrubra, mostrando uma faceta que ainda não era conhecida pela maioria dos torcedores. Inicialmente, pecava um pouco no apoio, mas com o tempo foi evoluindo e se reencontrou numa nova posição.

Curiosamente, um dos gols mais bonitos da carreira de Derley foi atuando improvisado. E justamente num clássico contra o Santa. O Timbu saiu perdendo, mas virou o jogo com o volante, que atuou como lateral-direito, fazendo o 2 x 1 após boa jogada e uma finalização digna de cinema, no ângulo direito de André Zuba – Tiago Cardoso saiu de campo lesionado.

O golaço do meio-campista atuando como ala direito (Imagem: Rede Globo)

Além de Santa Cruz, Náutico e Fortaleza, Derley já passou por outros sete clubes, a começar pelo Internacional, onde iniciou sua carreira. Também defendeu o Athletico – à época, Atlético – Parananense, Léon, Juárez e Mineros de Zacatecas, do México, além de Emirates Club e Al-Fujairah dos Emirados Árabes.

Créditos da foto principal: Rodrigo Baltar/Santa Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: