Matar ou morrer: o que esperar taticamente de Santa Cruz x Sport

Por: Felipe Holanda e Mateus Schuler

Ressíntese. Santa Cruz e Sport fazem clássico decisivo buscando o mesmo objetivo: vencer e voltar a sonhar com o G-4. Ocupando as últimas posições de cada chave, rivais se enfrentam nesta nesta quarta-feira (31) às 21h30, no Arruda, pela sexta rodada da Copa do Nordeste.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha o que esperar dentro das quatro linhas, com principais posicionamentos táticos, números do histórico, destaques individuais em ambos os lados, e muito mais sobre o confronto entre a Cobra Coral e o Leão.

Pelo lado do Tricolor, João Brigatti mantém o esqueleto do time que goleou o Ypiranga-AP pela Copa do Brasil, formando um 4-2-3-1 com dois volantes de marcação. A grande dúvida é quem cobre a extrema direita, com Marcel e João Cardoso brigando pela vaga. Já o zagueiro Danny Morais, recém-aposentado, é certo que não vai a campo.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Já os rubro-negros, porém, chegam com dois desfalques certos para o duelo e uma interrogação. Após fraturar o osso zigomático no jogo com o Central, o goleiro Carlos Eduardo será substituído por Luan Polli, enquanto Marcão entra na vaga do suspenso Ronaldo. A dúvida se dá quanto à postura adotada por Jair Ventura: se for mais ofensivo, vai com Maxwell na ponta esquerda; caso opte pela cautela, Ricardinho ganha a vaga e alterna do 4-2-3-1 ao 4-3-1-2.

Comandante do Leão pode manter sistema do último confronto (Feito no TacticalPad)

COMO ATACA A COBRA

O sistema ofensivo de Brigatti vem em nítida evolução nos últimos jogos, com cinco gols nos últimos quatro. A principal aposta é deixar Chiquinho livre, caindo pela esquerda ou centralizado, com dois – até três – volantes na cobertura, enquanto Pipico se desmarca à procura de espaços na defesa adversária.

Outro ponto positivo do crescimento coral foi a entrada de Madson, que trouxe mais movimentação e aproximações no terço final. Por lá, levou perigo e abriu espaço paras as investidas de Marcel pela direita. Marcel, caso não entre de frente, será utilizado no decorrer do jogo para conter as subidas dos laterais do Sport.

Com Marcel no time, a estratégia é formar uma um tripé perigoso no ataque, ao lado de Pipico e Madson, na tentativa de confundir a marcação rival e criar chances de perigo. Foi assim que os corais chegaram a um dos gols sobre o Ypiranga-AP.

Lance do segundo gol de Pipico contra o Negro-Anil (Imagem: Sportv/Premiere)

COMO ATACA O LEÃO

O Leão tem, como sua principal arma, a mesma trinca utilizada pelo rival. Formada por dois pontas e o centroavante, valoriza as jogadas pelos lados, agora municiados por Thiago Neves para desafogar a criação exclusivamente do armador. Por vezes no 4-2-3-1, em outras no 4-1-4-1, os leoninos ainda contam com a chegada de um dos volantes para ajudar na criação.

As investidas pelos lados do campo ainda contam a presença dos laterais. A transição alterna bastante, ora sendo apoiada pela troca de passes, ora com o arranque veloz de alguma das peças das beiradas. Com o articulador mais à vontade, os extremos entram mais facilmente na área adversária, como foi o gol de Toró na última partida.

Leoninos alternam constantemente o posicionamento da trinca ofensiva (Imagem: Nordeste FC)

COMO DEFENDE A COBRA

Marcando em bloco médio, o Santa forma até uma linha de cinco com Caetano recompondo para segurar as investidas do ataque adversário. Assim, dificulta a troca de passes e tem mais chances de conseguir um desarme. Além disso, postado no 5-4-1, a equipe tem agilidade para sair em contra-ataque caso recupere a bola.

Outra alternativa é utilizar o 4-5-1, tendo o auxílio dos extremos na recomposição, se unindo aos laterais para fechar corredores pelos lados. Foi bem postado e com linhas compactados que o Mais Querido conseguiu sua única vitória na Lampions, quando venceu o Fortaleza por 1 x 0 no Castelão.

Posicionamento defensivo do tricolor (Imagem: Fox Sports)

COMO DEFENDE O LEÃO

Dono da pior defesa da competição, sendo vazado por nove vezes nos cinco jogos disputados, o time da Praça da Bandeira tenta corrigir os erros com a manutenção da postura. Assim, a tendência é de que Jair Ventura vá repetir o 4-4-2, que por vezes poderá ser 4-4-1-1, a depender mais de como Thiago Neves se posicionará.

A performance com duas linhas alterna entre blocos baixos e médios, pois é variada pela intensidade do adversário. Como o Tricolor do Arruda povoa o setor ofensivo com muitas peças, a possibilidade é da marcação ficar média para tentar fazer um contra-golpe em velocidade, tentando fechar todas as brechas.

Rubro-negros deverão performar com duas linhas de quatro ao se defender (Imagem: SporTV/Premiere)

DESTAQUES INDIVIDUAIS DA COBRA

Caetano (VOL) – Apesar da pouca idade, Caetano joga de cabeça erguida e é a principal engrenagem do meio campo coral. O prata da casa coral flutua entrelinhas sem a bola e conta com um bom aproveitamento nos passes, mas tem a marcação como ponto mais forte. Vem sendo titular absoluto de Brigatti.

Pipico (ATA) – Vacilou, levou. Artilheiro do Santa na temporada com três gols marcados, Pipico vem evoluindo a cada jogo e está com o faro de gol apurado. Merece uma atenção especial da marcação rubro-negra, já que costuma deixar sua marca em confrontos com o arquirrival.

DESTQUES INDIVIDUAIS DO LEÃO

Thiago Neves (MEI) – Experiente, o meio-campista reestreou como titular na vitória sobre o Central com um belo gol de falta, recuperando a confiança da torcida. Responsável pela criação de jogadas, pode ser arma importante na distribuição ofensiva, servindo tanto pela beirada como na referência, com o centroavante Mikael ajudando-o.

Neílton (PD) – Contratado para corrigir os erros do ataque leonino, o ponta ainda não mostrou para que veio, porém teve boa atuação no último jogo. Com triangulações junto aos companheiros do setor, mostrou mobilidade para confundir a marcação, além de alguns chutes de fora da área para dar sustos à meta adversária.

Créditos das fotos principais: Rafael Melo/Santa Cruz e Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: