Chocolate alvinegro: análise Sport 0x4 Ceará

Por: Mateus Schuler

Metade branco, metade preto. Foi este o sabor do chocolate antecipado que o Sport recebeu do Ceará após derrota vexatória por 4×0 neste sábado (3), na Ilha do Retiro, pela sétima rodada da Copa do Nordeste. Com o novo revés, o Leão praticamente deu adeus às chances de classificação às quartas de final, ficando perto da eliminação pela primeira vez na fase de grupos.

Com o resultado negativo, os rubro-negros estacionam na vice-lanterna do Grupo B, seguindo nos mesmos cinco pontos. O próximo e último jogo pelo Nordestão é no sábado (10), ante o Treze, às 16h no Presidente Vargas, em Campina Grande. Antes, visita o Afogados no Vianão, pela quinta rodada do Campeonato Pernambucano, às 20h na quarta-feira (7).

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, Jair Ventura entrou com três novidades entre os titulares e resolveu realizar, dessas, duas mudanças. Enquanto Maidana, recuperado de lesão, volta a figurar ao lado de Adryelson, Toró e Tréllez foram acionados nas vagas de Maxwell e Mikael, respectivamente; mesmo assim, o 4-2-3-1 dos últimos confrontos seguiu como sistema-base.

Time entrou com três mudanças entre os 11 em relação ao clássico (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

O confronto começou bastante equilibrado, com as duas equipes se estudando, mas quem teve a primeira chance mais clara de abrir foi o Sport. Após bate-rebate na entrada da área, a bola caiu no pé de Toró, que chutou forte e obrigou Richard a faz boa defesa. Logo depois, em bom passe de Neílton, Patric recebeu pela direita e limpou para a esquerda, mas demorou a chutar e perdeu a oportunidade.

Apesar de conseguirem jogadas em velocidade, apostando menos na bola aérea, os rubro-negros não demonstraram eficiência para concluir. Usando as beiradas e desafogando Thiago Neves, o Leão até foi veloz, porém não mostrou criatividade e pecou bastante na pontaria, ficando ansioso mesmo no 4-2-3-1 habitual quando ataca.

Como quem não faz, leva, o Vozão foi para cima e explorou o primeiro descuido na marcação leonina para sair em vantagem no placar. Gabriel Dias pegou o rebote do escanteio de Vina no meio da pequena área e mandou para o gol. Em seguida, o camisa 29 alvinegro bateu um tiro esquinado mais fechado, Charles encostou e Cléber emendou um voleio para ampliar.

Leoninos alternaram entre 4-3-2-1 e 4-1-4-1 com blocos médios (Imagem: TV Jornal)

Mesmo precisando do resultado, Jair Ventura voltou sem mudanças – inicialmente – para a etapa final. A postura continuou a mesma, com a inoperência ofensiva e a defesa cedendo espaços aos cearenses para se infiltrarem com muita liberdade. O único grande momento veio de um escanteio cobrado por Patric e que Marcão deu o cabeceio para milagre de Richard.

Para tentar corrigir os erros e melhorar a produtividade, Toró e Tréllez saíram para as entradas de Dalberto e Mikael, respectivamente. As substituição não surtiram o efeito esperado, pois os contra-golpes foram uma arma utilizada frequentemente pelos visitantes; ainda assim, Neílton foi servido por Patric na entrada da pequena área e bateu para defesa do goleiro adversário.

A marcação seguiu falha e dando brechas, principalmente com a saída de Marcão por Ricardinho. Logo no primeiro lance, em contra-ataque fatal, Lima recebeu pela direita e inverteu para Mendoza que, aproveitando superioridade numérica da sua equipe, mandou ao fundo do gol. Nos minutos finais, Pedro Naressi recebeu passe de Felipe Vizeu e completou com a barra aberta, fechando o placar.

Sistema defensivo ficou mais exposto na etapa final (Imagem: Nordeste FC)

Crédito da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: