Chocolate na Páscoa: análise Central 1×4 Retrô

Por: Mateus Schuler

Soberana do primeiro ao último minuto, a Fênix continua voando alto no Campeonato Pernambucano. Na tarde deste domingo (4), visitou o Central no Lacerdão, em Caruaru, e deu um chocolate na Páscoa com goleada por 4×1, seguindo vivendo bom momento neste início de temporada; confronto foi válido pela quinta rodada.

Com o resultado positivo, os retroenses chegam à vice-liderança, à frente do Sport por ter um gol a mais de saldo, enquanto que a Patativa ainda não venceu e está na vice-lanterna. Os times voltam a campo, pelo Estadual, no dia 18 de abril: o de Camaragibe encara o Vera Cruz, na Arena de Pernambuco, às 15h, já o de Caruaru recebe o Afogados, às 16h, novamente no Luiz Lacerda.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, Pedro Manta veio com duas novidades em relação à derrota para o Sport: os recém-contratados Diego Ceará e Diego Palhinha entraram nas vagas de João Felipe e Jean Moser. Já Nilson, por outro lado, não teve Jean, suspenso após a expulsão contra o Afogados, e Neilson, que sentiu lesão muscular; assim, Erivelton e Mathaus ganharam os espaços.

Times mantiveram postura tática dos últimos jogos mesmo modificados (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

Enquanto o Central entrou em campo pela primeira vitória, o Retrô buscou manter o bom momento na temporada. Apesar de jogar em casa, a Patativa viu a Fênix ser mais presente ao ataque, tendo inclusive um gol corretamente anulado antes dos cinco minutos. Com o 4-1-4-1 bem definido e as peças do meio dando suporte ao ataque, os retroenses pressionaram mais intensamente e se aproximaram muito de balançar a rede.

Um dos lances mais perigosos veio em chute de Mayco Félix de longe após passe de Gelson, mas a bola acertou o travessão. No minuto seguinte, a persistência teve uma recompensa: Mayco Félix fez boa jogada pela esquerda e cruzou na pequena área, porém Lucão afastou mal e Wallef não conseguiu cortar por completo; a bola cai no pé de Braga, que só teve o trabalho de completar.

Se defender com duas linhas de 4 não deu tão certo à equipe centralina, já que os auriazulinos se mantiveram intensos ao atacar. O bom posicionamento gerou novo lance e o placar foi ampliado. Guilherme arrancou veloz pela esquerda e deu passe a Janderson, que fez bom pivô para Gelson soltar o pé da intermediária no ângulo e sem dar chances de defesa.

Ataque da Fênix sempre bem povoado no campo adversário (Imagem: MyCujoo)

Para tentar corrigir os erros, Pedro Manta promoveu as entradas de João Felipe e Jonatan nos lugares de João Victor e Nininho ainda durante o primeiro tempo. No intervalo, voltou com Jean Moser na vaga de Erivan, alterando a postura. De início, até conseguiu mostrar mais presença ofensiva, contudo ainda faltou ser eficaz nas finalizações.

Já Nilson, por outro lado, sentindo a melhora dos alvinegros, colocou Thiaguinho e Gugu nos espaços de Braga e Janderson, mantendo o modelo proposto. Mesmo assim, quem fez a festa foi o time caruaruense: Diego Palhinha bateu falta precisa e diminuiu a desvantagem. A alegria, no entanto, durou pouco, pois em sequência Mathaus fez jogada em velocidade e levantou na área; a defesa afastou mal, mas Thiaguinho completou.

Sem criatividade com a bola no pé, o Central sentiu o terceiro gol e pouco agrediu, enquanto o Retrô se manteve presente intenso no ataque apesar de estar em boa vantagem. Assim, chegou ao quarto tento e sacramentou a goleada, quando Erikys recebeu lançamento perfeito de Anderson Paraíba e completou de cavadinha por cima de Wallef.

Bloco defensivo centralino cedeu espaços para infiltrações do auriazulino (Imagem: MyCujoo)

Crédito da foto principal: Joedson Moura/Retrô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: