Solução defensiva: o que esperar taticamente de Wagner Leonardo no Náutico

Por: Andinho D’wirvelle

Solução. O Náutico aposta suas fichas em Wagner Leonardo para resolver um problema antigo no setor esquerdo da defesa. Vindo do Santos, onde foi vice-campeão da Libertadores, ele chega aos Aflitos com pompa de titular e deve assumir a posição de Ronaldo Alves. Desde que voltou de lesão, Ronaldo vive altos e baixos, muitas vezes deixando o companheiro de zaga Camutanga sobrecarregado.

Após a chegada de Rafinha, lateral muito ofensivo que carece de um zagueiro que lhe dê cobertura, esse problema ficou ainda mais claro. Para isso, Hélio dos Anjos e diretoria apostaram em Wagner, de 21 anos, que atua como zagueiro e lateral e vem para dar um fim às críticas por este lado do campo.

Nesta análise, o Pernambutático destrincha, com fotos e vídeos, as principais características do novo reforço, com posicionamentos táticos, estilos de jogo, e como Wagner pode se encaixar taticamente no esquema utilizado pelo comandante alvirrubro.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Análise em vídeo de Wagner

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Wagner atuou em 16 partidas na temporada 2020/21, mas na maioria delas como lateral, já que o time santista tinha uma carência maior no setor. Todavia, o jovem já chegou aos Aflitos dizendo que prefere atuar como zagueiro e esta deve mesmo ser a posição em que Hélio vai utilizá-lo, já que Yago ainda não tem previsão para estrear e Ronaldo Alves se recupera de lesão.

Provável time para Hélio com Wagner na zaga (Feito no Tactical Pad)

Atuando como quarto zagueiro, Wagner costuma ser preciso nas interceptações, qualidades que foram vistas quando o Peixe formava uma linha de quatro para conter às investidas do adversário. Une o bom posicionamento a velocidade para conseguir desarmes.

Wagner e a linha de quatro (Imagem: Rede Globo)

Como principais características, Wagner tem boa capacidade defensiva, boa impulsão e tem ótima saída de bola, podendo ajudar numa variação tática que o técnico do Náutico vem utilizando nos jogos. Hélio tem formado uma linha com 3, liberando os dois laterais para dar amplitude, puxando Jean para ser um meia mais recuado e deixando os dois pontas mais próximos a Kieza. Nesta variação, Wagner pode ser o jogador pela esquerda, dando liberdade para Rafinha atuar quase como um ponta.

Saída de três com Wagner (Feito no Tactical Pad)

OUTRA FACETA

Wagner também pode ser útil ao Náutico atuando como lateral. Jogador com conceitos modernos, ele consegue dar mobilidade à primeira linha e tem profundidade para furar bloqueios, seja com um passe ou ultrapassagens. Também se aproxima aos zagueiros para iniciar a construção ofensiva.

Wagner caindo pela esquerda (Imagem: Rede Globo)

Na lateral, ele também tem essa desenvoltura. Atua de forma mais defensiva e compõe bem a linha de quatro, fazendo mais o lado esquerdo. Essa outra variação poderia beneficiar Bryan na ponta, já que o jogador não tem uma boa transição defensiva, mas é efetivo no terço final do campo.

Mais uma alternativa para Hélio usar Wagner como titular (Feito no Tactical Pad)

Capitão na base, Wagner deixou muitos torcedores do Santos sem entender o empréstimo, já que muitos deles esperavam mais minutos para o jogador neste ano. Surgiu como uma boa promessa e, com apenas 21 anos, tem tudo para crescer tática e tecnicamente na carreira.

Ao todo, o defensor disputou 18 jogos como profissional no Peixe. Ele atuou bem na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, às vezes começando como titular. Em 2021, vinha jogando regularmente no atual Campeonato Paulista.

Arte: João Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: