Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Vera Cruz

Por: Felipe Holanda

Via Crúcis. Precisando esquecer a eliminação na Copa do Nordeste, o Santa Cruz enfrenta o Vera Cruz em jogo crucial para as pretensões corais no Campeonato Pernambucano. Confronto acontece nesta quarta-feira (7) às 18h, no Arruda, pela quinta rodada do Estadual.

No lado vitoriense, o cenário é ainda mais assustador, amargando a lanterna e ainda sem vencer. Separamos para a torcida tricolor tudo sobre o próximo adversário: principais formações táticas, informações exclusivas de um setorista, jogadores para ficar de olho, e muito mais do Galo das Tabocas.

Após a saída do treinador Rômulo Oliveira, a equipe perdeu um pouco de sua identidade, mas deve manter o modelo de jogo diante da Cobra Coral. A principal aposta do recém-chegado Edson Silva é um 4-3-3 de transições rápidas e compactação defensiva para minimizar espaços entrelinhas.

Provável escalação de Edson contra o Mais Querido (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Explorando uma trinca ofensiva, o Vera Cruz costuma ter profundidade e amplitude para chegar à zona de arremate. Os três atacantes têm mobilidade para confundir a marcação com toques rápidos. A grande novidade diante do Santa deve ser a entrada de Jackson para fazer a referência.

Assim, os velozes Romarinho e Pedro Maycon dão o gás pelas pontas na tentativa de furar o bloqueio rival e segurar a defesa rival lá atrás . Além deles, os laterais costumam ser efetivos no apoio, principalmente Léo Cotia com infiltrações pela direita.

Investida do Vera com Léo Cotia (Imagem: MyCujoo)

“O time tem se demonstrado rápido nas transições, algo traçado pelo antigo treinador Rômulo Oliveira, de modo que o estilo de jogo iniciado no começo da partida se mantivesse por mais tempo. Com as mudanças, porém, o ritmo ofensivo cai”

Márcio Souza, Tabocas FM

No meio, Ramires é o maior encarregado da contensão, tendo Vitinho e Danielzinho com mais liberdade para armar o jogo. Por outro lado, a bola passa pouco pelos dois, já que a estratégia mais utilizada é acionar o tridente de ataque para surpreender.

COMO DEFENDE

Quando atacado, o Vera Cruz costuma formar um 4-1-4-1 com Ramires à frente da primeira linha. Dessa forma, povoa o meio de campo e fecha os corredores pelos lados, forçando o adversário ao erro de passe. Na terceira linha, todos as peças são velozes e capazes de engatar um contra-ataque em velocidade.

O ponto mais baixo é o espaço deixados pelos laterais, que costumam subir bastante. Com a transição lenta, o Galo viu os adversários criarem a maioria de suas chances em jogadas pelos lados. A bola área vitoriense também é algo preocupante.

“Na defesa, o Vera demonstra passar pouco tempo com a bola, priorizando mais transições longas na hora do “abafa”. Assim, opta em saídas pelas laterais quando compactado e sob pouca pressão”

Márcio Souza, Tabocas FM

PARA FICAR DE OLHO

Léo Cotia (LD) – Profundidade. Este é o melhor adjetivo para classificar o jogo de Léo Cotia. O atleta tem uma boa velocidade e sabe carregar bem a bola, sendo uma válvula de escape pelo lado direito do Vera Cruz. Além disso, tem um bom aproveitamento nos cruzamentos e é um dos maiores garçons do elenco.

Romarinho (ATA) – Com velocidade e amplitude, Romarinho tende a ser uma arma importante no esquema de Edson Silva. Já se mostrou decisivo em alguns jogos e aparece bem para pisar na área, mas peca um pouco na precisão dos arremates.

Pedro Maycon (ATA) – Pernambucano e ex-jogador de Várzea, Pedro Maycon é o ícone do Galo das Tabocas. Com passagem, inclusive, pelo próprio Santa. Se posiciona bem próximo à grande área e merece uma atenção especial dos defensores tricolores. Se tiver espaço, costuma balançar as redes.

Créditos da foto principal: Reprodução/Vera Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: