Passando o bastão: análise Sport 3×0 Vitória

Por: Mateus Schuler

Bastão passado. Prestes a anunciar novo treinador, o Sport voltou a ter boa atuação e ganhou um ânimo extra para a chegada de Umberto Louzer. Comandado pelo interino César Lucena, o Leão venceu o Vitória sem dificuldades por 3×0 nesta quarta-feira (14), na Ilha do Retiro, e agora assume provisoriamente a vice-liderança no Campeonato Pernambucano.

Com o resultado positivo, o Leão chega aos 11 pontos na classificação e vai à 2ª colocação, ficando atrás somente do arquirrival Náutico, já o Tricolor das Tabocas ocupa a 8ª posição, somando quatro pontos ganhos. No próximo domingo (18), os rubro-negros visitam o Sete de Setembro no Lacerdão, em Caruaru, às 18h, enquanto o Taboquito recebe o Central, às 15h, na Arena de Pernambuco.

Apoie nosso site e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, ainda comandados pelo interino César Lucena, os leoninos foram a campo com novidades. No gol, Maílson assumiu a vaga do suspenso Luan Polli, enquanto Thiago Lopes foi acionado no lugar de Thiago Neves, fora por um problema muscular. Ainda assim, o time foi postado no 4-2-3-1 já de praxe, mas tendo Neílton centralizado na trinca ofensiva.

Disposição tática da possível despedida de César no comando interino (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

O confronto começou com muita intensidade pelo lado rubro-negro, pois foi à zona ofensiva e levou perigo antes mesmo do primeiro minuto. Após troca de passes na direita, Thiago Lopes levantou precisamente na pequena área e Tréllez subiu mais que a marcação para cabecear, mas parou em milagre de Preto.

Apesar da evidente superioridade técnica, o Leão não conseguiu ser agudo e viu ritmo do ataque cair bruscamente. Sem criatividade, procurou opções de dar sustos à defesa adversária, porém esbarrou nas suas próprias limitações. Postado no 4-2-3-1, alternou frequentemente as peças da trinca na tentativa de confundir a marcação vitoriense e voltou a encontrar espaços ao atacar.

Do meio para o fim da etapa inicial, o Sport teve de buscar novas alternativas na intenção de sair à frente do placar. E foi na bola parada que obteve êxito. Patric cobrou falta na pequena área com perfeição, Adryelson se infiltrou no sistema defensivo do Tricolor das Tabocas e mandou o cabeceio para o gol. Nos últimos minutos, o atacante colombiano ainda tentou com um chute na entrada da pequena área, contudo o arqueiro adversário afastou.

Leão segue apostando na formação de uma trinca para atacar (Imagem: Premiere)

Para o segundo tempo, César optou por não realizar mudanças no time, com a postura seguindo pouco criativa ao chegar no setor ofensivo. Se girando a bola pelo chão não conseguiu sucesso, o Leão voltou a balançar as redes em cruzamento. Patric mandou para Toró pela direita, recebeu de volta e cruzou para Thiago Lopes, livre de marcação, cabecear ao gol.

Mais tranquilo pela vantagem, os leoninos definiram melhor as linhas e ficou postado no 4-4-2 com blocos médio-altos, diminuindo ainda mais o espaço para saídas do Taboquito. Para seguir intenso atacando, Gustavo entrou no lugar de Toró e, logo no primeiro lance, chutou próximo à trave esquerda. Os anfitriões seguiram no ataque e, com as entradas de Mikael e Maxwell, foram às redes mais uma vez. Maxwell bateu firme e Preto colocou para escanteio; após a cobrança, Maidana foi servido por Betinho e tocou para o camisa 99 completar.

O placar seguro promoveu novas substituições nos rubro-negros, mas sem modificar a estrutura tática. Adryelson, com desconforto muscular, e Betinho deixaram o campo para os lugares de Chico e Ronaldo, respectivamente. A equipe da Praça da Bandeira valorizou o que construiu durante todo o jogo e esperou apenas o apito final para somar mais uma vitória.

Sport passou a defender no 4-4-2 para segurar os ímpetos do Taboquito (Imagem: Premiere)

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: