Sport no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Sete de Setembro

Por: Mateus Schuler

Duelo tributário. Em busca de injetar um ânimo extra para a chegada do novo treinador, Umberto Louzer, o Sport encara o Sete de Setembro para seguir bem cotado na briga pelo título do Campeonato Pernambucano. Confronto do Leão com o Lobo-Guará acontecerá neste domingo às 18h, no Lacerdão, em Caruaru, pela sétima rodada do Estadual.

Vindo de triunfo tranquilo sobre o Vitória, o rubro-negro quer manter o ritmo para não se desgarrar da liderança. Separamos tudo sobre o próximo adversário leonino: principais posicionamentos táticos, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais da equipe setembrina.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, o estreante Pedro Manta deve promover mudanças pontuais em quem vai a campo, mas sem alterar o modelo de jogo. Com isso, espera-se a manutenção do 4-3-3, deixando uma peça mais fixa na cabeça de área e outras duas para a saída ao ataque, sem colocar alguma na criação tendo como arma as beiradas.

Lobo deve manter base tática para enfrentar os leoninos ( Feito no TacticalPad)

COMO ATACA

Donos do segundo pior ataque da competição, com quatro gols marcados, os alviverdes buscam reabilitação urgente para tentar vencer pela primeira vez. Os garanhuenses até possuem uma postura que preza pela agilidade de quem atua pelas beiradas, tentando ainda apostar em jogadores pelo meio no intuito de confundir a marcação adversária.

Com amplitude pelas beiradas, o Sete explora a velocidade de Grafite, tendo apoio dos laterais, principalmente Williams Luz no lado oposto. Performado no 4-2-3-1, tem como força as extremidades do campo, usando a esquerda para forçar um jogo apoiado, enquanto que a direita tem mais liberdade no corredor.

Outra possibilidade é Pedro Manta, técnico recém-contratado, usar o 4-1-4-1 para atacar. Com isso, busca povoar mais o meio-campo para infiltrar mais agudo na marcação leonina, colocando Tiago Garça mais recuado, já Kássio e Keyllo seriam os responsáveis pela condução das jogadas centralizadas, tendo como opção abrir pelos lados.

Lobo-Guará deve performar com trinca antes do centroavante valorizando a mobilidade (Imagem: MyCujoo)

COMO DEFENDE

O 4-1-4-1 também é a arma dos setembrinos ao se defenderem. Com maior solidez em comparação a rivais diretos, ganhando para quem ocupa agora o Z-4, o Lobo tem blocos médios, principalmente o central. Dessa maneira, povoa mais o campo adversário e fecha espaços, cubrindo as extremidades e o meio.

Assim como o ataque, tenta dar amplitude por quem atua na beirada para a marcação bloquear a criação rival em velocidade. Ainda assim, costumam dar liberdade quando perdem a bola, sendo surpreendidos em jogadas que o contra-ataque é usado, pois a primeira linha frequentemente é quebrada. É o principal ponto fraco na defesa do Sete.

Alviverdes se fecham em blocos médios para povoar melhor meio-campo (Imagem: MyCujoo)

PARA FICAR DE OLHO

Airon (GOL) – Apesar de não ser o menos vazado da competição, o goleiro setembrino vem sendo um dos destaques. Titular absoluto, faz defesas de suma importância, evitando que a equipe alviverde sofresse menos gols no Estadual.

Kássio (MEI) – Formado na categoria de base leonina, ainda não teve tantas oportunidades ao defender o Lobo-Guará, mas pode ser uma arma no setor ofensivo. Tendo a oportunidade de fazer a estreia como titular justo diante do ex-clube, o meio-campista dos garanhuenses busca usar sua experiência a favor.

Grafite (PD) – Com capacidade para quebrar linhas, Grafite é quem escreve certo as principais chances de ataque do alviverde. Costuma dar amplitude, além de mostrar ainda velocidade e posicionamento, sendo o mais perigoso da equipe de Pedro Manta.

Créditos da foto principal: Renneé Fontenele/Acervo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: