Santa Cruz no Campeonato Pernambucano: como joga taticamente o Salgueiro

Por: Felipe Holanda

A revanche. O Santa Cruz reencontra o Salgueiro na reedição da final de 2020 precisando dar o troco para retomar o caminho das vitórias na estreia de Alexandre Gallo no Arruda. Reencontro entre a Cobra Coral e o Carcará está marcado para esta quarta-feira (21) às 18h45, no Recife, pela sétima rodada do Campeonato Pernambucano.

Vindo de derrota para o Náutico, o Mais Querido quer fazer o que não fez há sete meses para não se desgarrar das primeiras posições na tabela. Separamos tudo sobre o próximo adversário tricolor: principais movimentações táticas, números, jogadores para ficar de olho, e muito mais da equipe sertaneja.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Comandando por Daniel Neri, o Salgueiro tem alguns problemas na escalação. O principal deles fica por conta da saída de Ciel ex-titular e artilheiro do time na temporada. Apesar da ausência, Neri deve manter a tática base, explorando um 4-3-3 com a bola e se guarnecendo no 4-1-4-1, deixando poucos espaços entrelinhas.

Provável formação inicial do Carcará (Feito no Tactical Pad)

COMO ATACA

Compactação é a palavra chave do ataque salgueirense. Utilizando um jogo apoiado pelos lados, com a participação dos laterais, meias e volantes, o Carcará consegue envolver o adversário com sua troca de passes, seja formando um 4-2-3-1 ou 4-3-3, além das chegadas de Alan, pela esquerda, e Dadinha, pela direita.

Posicionamento ofensivo dos sertanejos (Imagem: MyCujoo)

No Pernambucano até aqui, foram seis gols em cinco jogos. A estratégia mais utilizada pelos comandados de Neri é um tripé ofensivo para dar amplitude e velocidade, com duas linhas de três. Dessa forma, costuma ser rápido na transição ofensiva, na construção ou em saídas para o contra-ataque.

Trinca ofensiva do Salgueiro (Imagem: Nordeste FC)

Quando precisa iniciar o jogo de trás, o Salgueiro conta com o bom senso de jogo de sua dupla de zaga, formada por Leozão e Ranieri. Para fazer uma saída de três, Bruno Sena recua entrelinhas fazendo a função de líbero e dando qualidade ao passe. O ponto fraco é a falta de criação, já que não tem um camisa 10 de ofício entre os titulares.

COMO DEFENDE

Neri preza por uma marcação com duas linhas de quatro. A alternativa mais utilizada pelo Salgueiro é se fechar no 4-1-4-1, preenchendo o meio de campo e deixando um cabeça de área e o centroavante mais à frente; outra possibilidade é se postar no 4-4-2, com Héricles ou Tarcísio indo ao ataque.

Carcará se defendendo no 4-1-4-1 (Imagem: Nordeste FC)

A depender da situação do jogo, os sertanejos sobem a marcação para pressionar a posse adversária no campo de ataque. Postada no 4-3-3, a equipe de Neri marca bem as possíveis opções de passe, forçando o rival a recuar para o goleiro e recomeçar tudo de novo.

Salgueiro subindo a marcação (Imagem: MyCujoo)

O ponto fraco é quando os zagueiros sobem para tentar aproveitar o escanteio, deixando brechas nas linhas salgueirenses. Foi esse um dos motivos que geraram os seis gols sofridos no Estadual, com média de mais de um por jogo, sendo três, 50%, na derrota para o Náutico.

PARA FICAR DE OLHO

César Tanaka (GOL): Recuperado de lesão, Tanaka reassumiu a titularidade que estava com Lucas por mérito próprio. Remanescente do título de 2020, o goleiro é um dos líderes do elenco, sabe trabalhar bem com os pés e não compromete debaixo das traves.

Leozão (ZAG): Artilheiro do time no Estadual com dois gols marcados, Leozão vive grande fase. Forma dupla de zaga consistente com Ranieri, mais pela direita, e costuma ser efetivo pelo alto e também pelo chão, apesar da boa estatura, 1,87m. É perigoso em bolas paradas, com uma boa impulsão para aproveitar cruzamentos.

Tarcísio (MEIA/ATA): Mesmo sem estar na melhor forma, Tarcísio passa a ser o mais perigoso do time com a saída de Ciel. Tem um gol no Pernambucano e já mostrou ser profundo pelas beiradas, seja buscando a linha de fundo ou cortando para dentro em busca do arremate.

Créditos da foto principal: Rodrigo Avelar/Salgueiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: