O pulo do Galo: análise Vera Cruz 2 x 1 Retrô

Por: Mateus Schuler

O Vera Cruz demonstrou que está vivo para conseguir uma vaga na segunda fase do Campeonato Pernambucano. Superior durante boa parte do jogo, o Galo bateu o Retrô por 2×1 nesta quarta-feira (21), na Arena de Pernambuco, e pulou para a sétima colocação, se igualando em pontos com a própria Fênix, agora com sete.

Com o resultado positivo, os veracruzenses visam manter a reação para não se distanciarem do G-6, enquanto os retroenses fecham o grupo que avança à fase final. Os times voltam a campo neste fim de semana, ambos de novo na Arena, com o de Vitória de Santo Antão duelando com o Central às 15h, no domingo (25), já o de Camaragibe recebe o Sport, no sábado (24), às 17h45.

Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração

Para a partida, as equipes entraram em campo com a mesma base tática: 4-3-3. O Tricolor do Povo não teve a presença de Léo Cotia, Ruan e Matheus Serra, por motivos contratuais, e Ramires, suspenso pelo terceiro amarelo. O auriazulino, por outro lado, foi desfalcado de Mayco Félix, expulso no último duelo, e dos lesionados Janderson e Braga.

Times entraram em campo espelhados taticamente (Feito no TacticalPad)

COMO FOI

A partida começou bastante equilibrada, apesar das equipes estarem com a situação diferente na tabela. Ainda assim, quem se atirou mais ao ataque no início foi o Retrô, por estar melhor posicionado e buscando a consolidação na parte superior da classificação, obrigando o goleiro Igor Leonardo a defender duas vezes.

Isso não impediu, no entanto, que o Vera Cruz conseguisse segurar melhor o ritmo e pudesse levar perigo em alguns momentos. Postado no 4-3-3 ao sair para o setor ofensivo, o Galo conseguiu se infiltrar no 4-1-4-1 da Fênix e teve o melhor lance quando Everton Bala cobrou um escanteio fechado na primeira trave, mas Wendel cabeceou para fora.

Formando um 4-1-2-3 ao atacar, com muita amplitude e povoando o meio, o auriazulino explorou bem a falha no posicionamento da defesa adversária. O atacante Erikys recebeu lateral na entrada da pequena área e emendou, de primeira, chute próximo à trave direita do goleiro, que apenas a observou sair pela linha de fundo.

Fênix buscou ser incisiva no ataque ao formar um 4-1-2-3 com amplitude (Imagem: MyCujoo)

Para a etapa final, Nilson visou corrigir os erros cometidos no primeiro tempo ao promover três substituições: saíram Lucas Gonçalves, Thallyson e Kauê, e entraram Romarinho, Gelson e Fabiano. Com as mudanças, o time passou a ser mais presente ao ataque, porém quem saiu à frente foi o Vera Cruz: André Baumer se atrapalhou na saída de bola e Romarinho mandou para o gol.

Buscando a reação ao ficar em desvantagem, a Fênix voltou a pressionar e a defesa do Galo do Maués continuou cautelosa. Explorando falha defensiva do Retrô, o Vera ampliou a vantagem no placar: Brendo ganhou de Baumer e viu a chegada de Romarinho na área, que dominou e tocou voltando para Pedro Maycon; o camisa 11 invadiu a pequena área e chutou forte sem dar chances a Rodrigo Carvalho.

A necessidade de tentar ao menos um empate fez a equipe de Camaragibe a ir para cima e, mesmo com criatividade, faltava pontaria nas finalizações, o que fez o comandante mexer outras duas vezes. No contra-ataque, contudo, os retroenses balançaram a rede: Thiaguinho arrancou rápido pela esquerda e deu o passe para Ruan Costa – que acabara de entrar – deixar a marcação para trás, batendo para o fundo do barbante; resposta, no entanto, foi tardia e insuficiente para evitar o revés.

Alternando entre 4-4-2 e 4-2-3-1, Galo do Maués segurou bem o adversário (Imagem: MyCujoo)

Créditos da foto principal: Reprodução/Vera Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: