Por: Mateus Schuler
A estreia de Umberto Louzer no comando do Sport foi com o pé direito. Mostrando boa leitura de jogo e dando atuação mais consistente à equipe, o técnico do Leão começou vencendo o Retrô, por 1×0, neste sábado (24) pela abertura da 8ª rodada do Campeonato Pernambucano; partida foi disputada na Arena de Pernambuco.
Com o resultado positivo, os leoninos chegam a 17 pontos e ficam próximos de garantir classificação direta às semifinais do Estadual, seguindo na vice-liderança. O próximo e último adversário da primeira fase será o arquirrival – e líder – Náutico, no domingo (2), às 16h na Ilha do Retiro, em duelo para dar a confirmação da vaga.
Apoie o Pernambutático e receba conteúdos exclusivos do seu time de coração
Para o confronto, Louzer não pôde contar com a presença do zagueiro Rafael Thyere, bem como os meias Thiago Neves e Thiago Lopes, todos vetados pelo departamento médico. Outra ausência foi o atacante Tréllez, expulso contra o Sete de Setembro; com isso, Betinho, Gustavo e Mikael ganharam a chance entre os 11.

COMO FOI
Precisando da vitória por motivos distintos, as equipes iniciaram o duelo com o ritmo um pouco mais lento do habitual. Enquanto o Sport buscou conseguir adaptação à proposta do novo técnico, o Retrô teve maior posse de bola, no entanto não foi criativo e esbarrou nas próprias limitações ao levar perigo à meta de Maílson durante os 15 primeiros minutos.
Por ter maior domínio das ações ofensivas, o time de Camaragibe se soltou e tentou assustar, porém faltava efetividade. A melhor oportunidade veio com um cabeceio de Janderson, que recebeu cruzamento de Mayco Félix e parou no goleiro leonino, além de uma beliscada na trave; postado no 4-4-2 sem a bola, tendo blocos médios, o Leão segurou bem os ímpetos auriazulinos.
Vendo a necessidade de crescer dentro de campo, os rubro-negros foram ao ataque mais incisivos, contudo também não demonstraram eficiência com a bola no pé. Performado no 4-1-4-1, teve a única chance ao usar a velocidade como arma, entretanto o chute de Neílton subiu demais e Rodrigo Carvalho só observou.

Para a etapa final, Louzer realizou uma mudança tentando corrigir erros de posicionamento e pegar o adversário de surpresa. Betinho deixou o campo e Júnior Tavares foi acionado na sua vaga, fazendo uma variação defensiva ao 4-2-3-1 em alguns momentos. Mantendo as linhas médio-altas, fez o placar sair do zero: em contra-ataque criado por Gustavo, Júnior Tavares pegou a sobra e serviu Neílton, que puxou para a direita e chutou; a bola desviou em Del’Amore e morreu no fundo do gol.
A vantagem parcial deixou os rubro-negros mais tranquilos, trabalhando um pouco mais as jogadas e explorando os erros do time de Nilson. Assim, teve a mesma dinâmica de jogo tanto ao atacar como defendendo, tendo variação no tridente ao performar o 4-2-3-1 com a bola, inclusive com as entradas de Dalberto e Maxwell nas vagas de Mikael e Gustavo, respectivamente.
Nos minutos finais, o ritmo do confronto voltou a ficar semelhante ao do que foi visto no primeiro tempo, com os dois lados focando no erro rival. Apesar de não ter a posse, o Leão mostrou boa postura e bom posicionamento ao se defender, chegando ao quinto jogo consecutivo sem perder no Estadual, que o consolidou na parte superior da tabela.

Créditos da foto principal: Anderson Stevens/Sport
O homem que tem o “melhor empresário ” do Brasil (Neilton), fez uma gracinha.
CurtirCurtir